FUNÇÕES NA TELA DE VENDAS NO PDV (DESCONTO, CONSULTAR VENDAS, CANCELAR ITENS, CANCELAR VENDA, ETC)

Funções na tela de vendas no PDV (desconto, consultar vendas, cancelar itens, cancelar venda, etc)

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de NFC-e clique no botão abaixo:

Caso deseje saber mais sobre as funções da tela de venda do PDV veja o artigo abaixo:

  • Para verificar todas as funções disponíveis para vendas feitas no PDV, acesse o TotalPDV e em seguida acesse o ícone PDV.

Dentre as funções disponíveis temos as opções de aplicar desconto, cancelar itens incluídos no carrinho, cancelar vendas, consultar vendas realizadas, etc.
Abaixo será listado as funções disponíveis e a explicação sobre cada uma delas:


  • Inserir quantidade (INSERT): Essa função é utilizada quando a opção de utilizar leitor de código de barras estiver selecionada nas configurações. Ao clicar nessa opção ou apertar o botão INSERT no teclado será possível alterar a quantidade do item a ser inserido no carrinho antes de ler o código do produto com a leitora de código de barras. Caso essa função não seja habilitada, ao ler o código do produto, ele será inserido no carrinho com somente 1 unidade.




  • Venda ao Consumidor (F1): Essa função é utilizada quando foi informado algum CPF/CNPJ para a venda, e seja necessário apagar essa informação, para retornar a uma venda sem CPF/CNPJ informado. Ao clicar nessa opção ou apertar o botão F1 no teclado, o sistema irá limpar o CPF/CNPJ informado e inserir o nome do cliente ‘Ao Consumidor’ e o documento ‘00000000000’.




  • Nova Venda (F2): Essa função é utilizada quando caso tenha uma venda sendo efetuada por outro operador. A venda anterior será salva como ela estava em tela, e pode-se dar início a uma nova venda, sem perder ou ter que refazer a venda anterior. Para utilizar essa função clique na opção Nova Venda ou aperte o botão F2 no teclado.




  • Gerenciar Vendas (F3): Essa função é utilizada para consultar vendas realizadas (vendas em aberto, fechadas ou canceladas). A pesquisa pode ser realizada através de filtros como por exemplo, período, número da venda ou da NFC-e, nome do vendedor, número do documento do cliente ou status. Para utilizar essa função clique na opção Gerenciar Vendas ou aperte o botão F3 no teclado.

            Observação: Ao realizar a pesquisa por uma venda em aberto, ao apertar o botão Enter sobre essa venda ou dê um clique duplo, será possível dar continuidade e fechar a venda.




  • Pagamento (F4): Essa função é utilizada para inserir a forma de pagamento, fechar a venda e emitir o cupom fiscal (NFC-e). Para utilizar essa função clique na opção Pagamento ou aperte o botão F4 no teclado, em seguida selecione a forma de pagamento, aperte Enter no teclado, informe o valor pago pelo cliente (em caso de pagamento em dinheiro) e aperte Enter novamente para que a venda seja fechada. Feito isso, o cupom fiscal será gerado. Através da tela de pagamento será possível imprimir o PDF da nota, inserir o CPF/CNPJ da nota antes do fechamento da venda, enviar a nota por e-mail, cancelar vendas já fechadas, etc.




  • Cancelar item (F5): Essa função é utilizada para remover produtos inseridos no carrinho. Para utilizar essa função clique na opção Cancelar Item ou aperte o botão F5 no teclado, em seguida será aberto uma modal sendo necessário inserir o código de acesso e a senha do usuário que tiver permissão para cancelar itens. Após inserir o código e senha, será necessário informar o número do item que será removido do carrinho e em seguida clicar em Ok ou apertar o Enter no teclado.




  • Cancelar Venda (F6): Essa função é utilizada para cancelar a venda que está sendo realizada, ou seja, limpar todos os itens inseridos no carrinho. Para utilizar essa função clique na opção Cancelar Venda ou aperte o botão F6 no teclado, em seguida será aberto uma modal sendo necessário inserir o código de acesso e a senha do usuário que tiver permissão para cancelar a venda. Após inserir o código e senha, será aberto uma nova modal, sendo necessário confirmar o cancelamento da venda.




  • Consultar produto (F7): Essa função é utilizada para realizar a consulta de produtos cadastrados e será possível inseri-los no carrinho. Geralmente é utilizado quando não se sabe o código do produto, pois através desta tela será possível consultar o produto pela descrição, ou realizar a consulta de todos os produtos cadastrados. Ao encontrar o produto desejado, clique sobre o produto e em seguida aperte o Enter no teclado para que o produto seja inserido na comercialização.



  • Desconto / Acréscimo (F8): Essa função é utilizada para aplicar desconto ou acréscimo em itens ou no total da venda. Para utilizar essa função clique na opção Desc./Acrés. ou aperte o botão F8 no teclado, em seguida será aberto uma modal sendo necessário inserir o número do item no carrinho ao qual deseja aplicar o desconto ou o acréscimo, ou caso deseje aplicar o desconto no total da venda (para todos os itens), não informe o número do item, apenas selecione a opção de desconto ou acréscimo e em seguida insira a porcentagem de desconto a ser aplicada (observação: o desconto ou acréscimo para todos os itens só é permitido ser aplicado em porcentagem, em reais é somente de item a item).




  • Inserir CPF/CNPJ (F9): Essa função é utilizada para inserir o CPF/CNPJ do cliente na nota, e/ou inserir o nome do cliente/empresa, e/ou inserir o e-mail do cliente para envio do documento fiscal. Essa função também fica disponível ao abrir a tela do PDV para iniciar uma nova venda, ou também na tela de fechamento (pagamento). Para utilizar essa função caso tenha fechado a modal no início da venda, clique na opção Inf. CPF/CNPJ ou aperte o botão F9 no teclado.




  • Sair (ESC): Essa função é utilizada para fechar/sair da tela de venda (PDV) e voltar à tela inicial do TotalPDV. Para utilizar essa função clique na opção Sair ou aperte o botão ESC no teclado, em seguida confirme a ação.




  • Importar Venda TotalERP: Essa função é utilizada para importar a venda realizada pelo módulo Comercial no TotalERP para o TotalPDV, e assim poder realizar a impressão do cupom fiscal. Para verificar como realizar o processo completo da venda pelo TotalERP e emissão do cupom fiscal pelo TotalPDV, clique aqui.



    • Related Articles

    • Consultando a análise de Vendas

      Para consultar a análise de vendas, acesse Indicadores > Vendas. A análise de Vendas é um histórico detalhado de compras de cada cliente onde será possível visualizar o geral de compras com cálculo da participação de cada cliente em relação ao todo, ...
    • Funções na tela de fechamento/pagamento no PDV (envio por e-mail, transmitir NFC-e, etc)

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de NFC-e clique no botão abaixo: Vídeo: Tela de Fechamento Caso deseje saber mais sobre as funções na tela de fechamento/pagamento do PDV veja o artigo abaixo: Para verificar todas as funções ...
    • Como realizar o cadastro de nova forma de pagamento dentro do PDV

      Para cadastrar uma nova forma de pagamento no PDV devemos acessar na tela inicial: Cadastros > Formas de Pagamento Após deve clicar em Nova Forma de Pagamento. Será aberto a janela de cadastro onde deverá ser preenchido: 1. Descrição: Esse é o nome ...
    • Os usos da nova tabela comercial na venda

      No TotalERP é possível realizar o controle de comissionamento, desconto e regras comerciais através da nossa tabela comercial, nesse artigo falaremos um pouco sobre como ela aparece na venda. Caso queira saber mais sobre como cadastrar uma tabela ...
    • 04 - Relatório Pedidos x Itens

      Para obter esse relatório acesse Comercial > Gerenciar Vendas, em seguida preencha os filtros de pesquisa como desejar e clique no botão pesquisar. Em seguida você pode obter um relatório relacionando produtos e pedidos onde eles se encontram ...