Os usos da nova tabela comercial na venda

Os usos da nova tabela comercial na venda

No TotalERP é possível realizar o controle de comissionamento, desconto e regras comerciais através da nossa tabela comercial, nesse artigo falaremos um pouco sobre como ela aparece na venda. Caso queira saber mais sobre como cadastrar uma tabela comercial clique aqui.


Primeiramente temos que abrir uma nova venda para conseguirmos visualizar a nossa tabela comercial em uso. Para fazer isso basta acessar Comercial > Nova Venda.


Com isso somos levados para a tela de criação de uma nova venda, nela primeiramente devemos selecionar um cliente e um produto para podermos ver as regras comerciais agindo.


Pode-se pesquisar o nome dele, usar a lupa para abrir os filtros de pesquisa ou ainda clicar no botão de mais para cadastrar seu cliente rapidamente.


Em seguida podemos adicionar um produto à nossa venda. Para fazer isso pesquise ele ou faça um cadastro rápido nos seguintes campos:



Com cliente e produtos adicionados temos que a nossa parte superior da venda que iremos analisar ficou mais ou menos assim:



Estão destacados alguns pontos interessantes para examinarmos durante o uso das tabelas comerciais.

  1. Tabela Comercial: O primeiro e mais importante ponto a ser examinado nesse artigo é a própria tabela comercial que iremos utilizar, no caso da imagem a tabela presente não conta com nenhuma regra comercial sobre os produtos com base em algum fator. Vale ressaltar que um produto pode utilizar de uma tabela comercial diferente da informada na venda, basta editar o produto para consultá-la.

  2. Informações do Cliente: Para conferirmos futuramente podemos visualizar as informações do cliente envolvido na venda passando a mão sobre a interrogação.

  3. Quantidade: Nesse campo informamos a quantidade do produto que está sendo comercializada.

  4. Valor Unitário: Aqui é onde veremos as mudanças de acréscimos e descontos padronizados das regras comerciais acontecendo, para todos os exemplos desse artigos teremos como base que o preço do produto era 10 reais inicialmente.

  5. Desconto: Aqui é onde informamos caso tenha algum desconto fora do padrão respeitando o limite imposto pela tabela.

  6. Total: Aqui é onde vemos o total referente ao preço de venda desse produto vezes a quantidade vendida.

Bom, agora que estamos de olho nesses campos, podemos passar pelas regras comerciais e ver seu funcionamento. Atualmente possuímos 4 regras comerciais:

      -Ajuste de preço por produto

      -Ajuste de preço por quantidade de produto

      -Ajuste de limite de desconto por cliente

      -Ajuste de limite de desconto por região(UF)

Em seguida vamos falar sobre a alteração de cada uma das regras.


      AJUSTE DE PREÇO POR PRODUTO



No cadastro dessa tabela está informado na regra comercial que para o produto P1 é aplicado um acréscimo de 10% por padrão, logo, o sistema identifica que o produto está na regra comercial e aplica o que está descrito nela.


      AJUSTE DE PREÇO POR QUANTIDADE DE PRODUTO



Na regra comercial dessa tabela está cadastrado que para um intervalo de 1 à 5 itens desse produto é aplicado um desconto de 20% de desconto sobre o valor unitário do produto, perceba que o próprio valor do desconto aparece destacado para nós.


      AJUSTE DE LIMITE DE DESCONTO POR CLIENTE



Ao selecionar essa tabela com essa regra comercial o sistema identifica se o cliente para qual está sendo feita a comercialização está cadastrado na tabela e aplica o desconto ou acréscimo de acordo. No exemplo da imagem está cadastrado que para o CLIENTE EX será aplicado um desconto de 30% aos produtos. Vale lembrar que caso essa configuração do cliente não deva ser aplicada a algum produto específico pode-se mudar a tabela dele editando o produto.


      AJUSTE DE LIMITE DE DESCONTO POR REGIÃO (UF)


Nessa regra comercial está cadastrado que caso o cliente seja residente do Paraná será aplicado um acréscimo de 50% ao preço do produto, algo que vale a pena dizer é que essa regra comercial permite cálculo de frete com base no valor total dos produtos.



Nesse caso está cadastrado que o valor do frete é 50% do valor dos produtos.


Com isso, você consegue realizar o cadastro de regras comerciais de diferentes tipos para usar da forma mais conveniente com o trabalho de sua empresa.


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