Planilha e orientações para importação de produtos
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários produtos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema.
Em anexo está a planilha para importação dos produtos no sistema Total ERP.
Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar em Massa.
Orientamos realizar o preenchimento da planilha através do Planilhas do Google clique aqui, o arquivo deve ser salvo em formato CSV (separado por vírgulas). - Na planilha em anexo os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório.
- Não utilize vírgulas em nenhum campo, caso necessário informar valores com vírgulas, coloque ponto ao invés de vírgula (Exemplo: Não colocar 1,50. Colocar 1.50).
- Nos campos de numeração se atentar para números que começam com zero para não serem “abreviados”, como por exemplo, o código 001 pode ser alterado automaticamente para 1 por uma configuração da planilha. Para resolver essa questão, é possível transformar células de formato número em formato texto, no Google planilhas essa opção pode ser aplicada selecionando a célula onde está preenchido o número, clicando no menu superior em Formatar e na opção Número selecionar Texto Simples. Em outros editores está na opção Formatar Células.
- O arquivo deve ser salvo em formato CSV (separado por vírgulas) - Orientamos nesse caso a realizar o preenchimento da planilha através do Planilhas do Google para salvar neste formato.
- Encode usado para importação no sistema deve ser ANSI Europa ocidental (ISO-8859-15/EURO). Como corrigir caracteres especiais na importação de dados
Abaixo estão detalhadas algumas informações sobre o preenchimento dos campos obrigatórios da planilha em negrito:
- TIPO (Coluna A): Preencher sempre com o número 20 (para todos os produtos);
- CÓDIGO PRODUTO (Coluna B): Preencher com um código para cada produto, esse código pode ser definido pela empresa, e poderá conter letras, números, etc.
Importante: Este código não poderá ser alterado posteriormente. - COD EAN/GTIN (Coluna C): Caso tenha EAN/GTIN. Preencher GTIN códigos de barras, sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos;
- SKU (Coluna D): Caso tenha SKU (Stock Keeping Unit) Preencher com código de identificação;
- DESCRIÇÃO PRODUTO (Coluna E): Preencher com a descrição (nome) do produto;
- DESCRIÇÃO COMPLETA (para e-commerce em HTML) (Coluna F): Caso tenha descrição do produto para venda online. Preencher com a descrição do produto em HTML;
- NCM (Coluna G): Preencher com o NCM relacionado ao produto e inserir somente números (sem ponto, vírgula, barra ou hífen). Essa informação está na nota de compra do produto ou poderá ser consultado com a contabilidade;
- EXTIPI (Coluna H): Caso o produto tenha cadastro com exceção a tabela TIPI. Preencher com código Ex-TIPI SEguindo o formato de 3 dígitos numéricos (Exemplo: Ex-TIPI 01, preencher o campo com 001);
- GÊNERO (Coluna I): Campo em desuso;
- COD EAN TRIB (Coluna J): Preencher caso o produto tenha GTIN /EAN Tributável. Preencher GTIN códigos de barras, sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos;
- VALOR CUSTO (Coluna K): Preencher com o preço de custo do produto, caso deseje pode ser informado 0;
- MARGEM (Coluna L): Preencher com a margem sobre o custo do produto, caso deseje pode ser informado 0;
- VALOR EMBALAGEM (Coluna M): Preencher caso tenha valor da embalagem do produto;
- VALOR VENDA (Coluna N): Preencher com o preço de venda do produto, caso deseje pode ser informado 0;
- PESO BRUTO (Coluna O): Preencher com o peso bruto do produto em Quilos (KG) caso tenha;
- PESO LÍQUIDO (Coluna P): Preencher com o peso líquido do produto em Quilos (KG) caso tenha;
- VALOR FRETE (Coluna Q): Preencher com o valor de frete do produto caso tenha;
- VALOR SEGURO (Coluna R): Preencher com o valor do seguro do produto caso tenha;
- VALOR DESCONTO (Coluna S): Preencher com o valor do desconto do produto caso tenha;
- UNIDADE (Coluna T): Preencher a unidade de venda do produto (Exemplo: UNIDADE, LITRO, METRO, etc);
- Coluna U em desuso.
- CATEGORIA (Coluna V): Preencher com a Categoria do produto no sistema.
- Colunas W a AT em desuso.
- TIPO CADASTRO (Coluna AU): Preencher sempre com o número 1 (para todos os produtos);
- DATA/HORA SALDO INICIAL (Coluna AV): Preencher data e hora do saldo inicial produto caso tenha, utilizar formato americano de data/hora (Exemplo: Dia 23 de agosto de 2022 às 14h06, formato preenchido deve ser 2022-08-23 14:06:00.0);
- SALDO INICIAL (Coluna AW): Preencher com o saldo atual em estoque do produto caso esteja cadastrando os produtos pela primeira vez no sistema;
- SALDO ATUAL (Coluna AX): Preencher com o saldo atual em estoque do produto caso produto já esteja cadastrado no sistema;
- INF ADICIONAIS PROD PARA NF-E (Coluna AY): Informações inseridas neste campo, serão enviadas para a NF-e, no campo "Informações Adicionais do Produto";
- TIPO PRODUTO (lista apresentada na aba NF-e do cadastro de produto) (Coluna AZ): Informe o número conforme o tipo produto:
- 00 - Mercadoria para Revenda
- 01 - Matéria-Prima
- 02 - Embalagem
- 03 - Produto em Processo
- 04 - Produto Acabado
- 05 - Subproduto
- 06 - Produto Intermediário
- 07 - Material de Uso e Consumo
- 08 - Ativo Imobilizado
- 09 - Serviços
- 10 - Outros insumos
- 99 – Outras
- SIGLA UNIDADE PRODUTO (Coluna BA): Preencher com a sigla da unidade do produto (Exemplo: UN, KG, CX, etc);
- ESTOQUE CONTROLADO (Coluna BB): Preencher com S caso você queira que ao realizar a entrada ou saída do produto o sistema atualize o saldo de estoque, ou preencher com N, caso você não queira que ao realizar a entrada ou saída do produto o sistema atualize o saldo de estoque;
- MARCA (Coluna BC): Preencher com a Marca do produto caso queira;
- REFERÊNCIA (Coluna BD): Preencher com a Referência do produto caso queira;
- CEST (Coluna BE): Preencher com Código especificador de substituição tributária (formato do campo de 7 dígitos numéricos);
- GRUPO (Coluna BF): Preencher com o grupo do produto caso queira;
- SUBGRUPO (Coluna BG): Preencher com o subgrupo do produto caso queira;
- ATIVO OU INATIVO (Coluna BH): Preencher com S se o produto ficará como ativo no sistema (sendo possível realizar vendas deste produto, inseri-lo na NF-e, etc.) ou preencher com N se ele ficará como inativo no sistema (nesse caso o produto não ficará disponível para realizar vendas, inserir em NF-e, por exemplo, somente após ativá-lo novamente). Observação: Geralmente neste campo é preenchido a opção S;
- PRODUTO ID (estoque compartilhado) (Coluna BI):
- ALTURA (Coluna BJ): Nesse campo deve ser informado a medida em Centímetros (Cm).
- LARGURA (Coluna BK): Nesse campo deve ser informado a medida em Centímetros (Cm).
- COMPRIMENTO (Coluna BL): Nesse campo deve ser informado a medida em Centímetros (Cm).
- ESTOQUE MÍNIMO (Coluna BM):
- INF ADICIONAIS DO PRODUTO PARA COMERCIAL (Coluna BN):
- ATUALIZAR PREÇO (Coluna BO): Preencher com 1, 2 ou 3 conforme a opção desejada:
- 1 - Não atualizar preço: após entrada não haverá alteração no valor de custo e venda
- 2 - Atualização Padrão de Valores: após entrada de mercadoria, haverá alteração no valor de custo e venda do produto, com base no Markup estabelecido (Observação: o custo de entrada será igual da última nota que entrou)
- 3 - Atualização de Valores com Média Ponderada: após entrada de mercadoria haverá alteração no valor de custo e venda do produto, com base na média ponderada do valor atual de custo do produto, o novo valor de custo da nova nota fiscal de entrada, e a multiplicação do Markup estabelecido (Observação: o custo de entrada será a média dos produtos atuais e produtos novos)
- PERMITE ALTERAR PREÇO DE VENDA (Coluna BP): Preencher com S ou N
- S: Permite que o produto possa ser vendido por outro valor durante uma venda ao qual não seja o preço de venda dele, sendo possível assim alterar o preço unitário do produto na venda;
- N: Não permite que seja alterado o preço unitário do produto na venda. Lembrando que mesmo marcando N o valor unitário do produto ainda poderá ser alterado na venda conforme as regras da tabela comercial (percentual de desconto permitido)
- VALOR MÍNIMO (Coluna BQ): Preencher com o valor mínimo permitido para venda do produto. Esse campo será de preenchimento obrigatório somente caso seja informado S no item anterior (Coluna BP).
- CÁLCULO DA MARGEM SOBRE A VENDA 1 - BAIXO PARA CIMA OU 2 - CIMA PARA BAIXO (Coluna BR)
- 1 - Cálculo da margem sobre a venda de "Baixo para Cima" ou "Por fora": A Margem de Venda representa a diferença percentual entre o preço de venda e o preço de custo de um produto ou serviço. No cálculo de "Baixo para Cima" o Preço de Venda é formado a partir da aplicação da margem de venda no Preço de Custo por multiplicação, conforme a fórmula: Preço de Venda = Preço de Custo x (100 + % Margem de Venda) / 100.
- 2 - Cálculo da margem sobre a venda de "Cima para Baixo" ou "Por dentro": A Margem de Venda representa a diferença percentual entre o preço de venda e o preço de custo de um produto ou serviço. No cálculo de "Cima para Baixo", o Preço de Venda é formado a partir da aplicação da margem de venda no Preço de Custo por divisão, conforme a fórmula: Preço de Venda = (Preço de Custo x 100) / (100 - % Margem de Venda).
- CÓDIGO DE BARRAS (Coluna BS)
- Essa coluna pode ser preenchida caso o produto tenha código de barra diferente do EAN/GTIN, no padrão de 8, 12, 13 ou 14 dígitos.
- CÓDIGO DE BARRAS TRIBUTÁVEL (Coluna BT)
- Essa coluna pode ser preenchida caso o produto tenha código de barra tributável diferente do EAN/GTIN, no padrão de 8, 12, 13 ou 14 dígitos.
- ID ECOMMERCE CLIMBA (Coluna BU): Preencher com o ID do produto cadastrado no CLIMBA.
- ID ECOMMERCE WOOCOMMERCE (Coluna BV): Preencher com o ID do produto cadastrado no WOOCOMMERCE .
- ID ECOMMERCE LOJA INTEGRADA (Coluna BW): Preencher com o ID do produto cadastrado no LOJA INTEGRADA.
- ID ECOMMERCE TRAY (Coluna BX): Preencher com o ID do produto cadastrado no INTEGRADA.
- ID ECOMMERCE APPMERCADOS (Coluna BY): Preencher com o ID do produto cadastrado no TRAY.
- ID ECOMMERCE ANYMARKET (Coluna BZ): Preencher com o ID do produto cadastrado no ANYMARKET.
- ID ECOMMERCE MERCOS (Coluna CA): Preencher com o ID do produto cadastrado no MERCOS.
- APAGAR MOVIMENTAÇÃO DE ESTOQUE (Coluna CB): Preencher com S ou N
- S: Irá preencher os campos saldo inicial, saldo atual e horário de saldo inicial conforme informados na planilha, e se, for uma edição de produto, irá alterar o saldo inicial e com isso apagar as movimentações do produto.
- N: Serão ignorados os campos saldo inicial, saldo atual e horário de saldo inicial informados na planilha.
- SIGLA DEPARTAMENTO (Coluna CC): Preencher com sigla do departamento com no máximo 5 caracteres (caso seja preenchido essa coluna será obrigatório preencher a coluna CD NOME DEPARTAMENTO).
- NOME DEPARTAMENTO (Coluna CD): Preencher com nome do departamento com no máximo 60 caracteres (caso seja preenchido essa coluna será obrigatório preencher a coluna CC SIGLA DEPARTAMENTO).
Lembrando que em horário comercial (8:00 as 18:00) é possível importar até 500 registros por arquivo, e após esse horário e aos finais de semana, será possível importar até 2000 registros por arquivo. Caso necessário crie mais de um arquivo para importação.
Related Articles
Gerenciamento de produtos e serviços
Para acessar o vídeo referente ao gerenciamento de produtos e serviços clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciando produtos e serviços Caso deseje um passo a passo descritivo sobre gerenciamento de produtos e serviços, siga as orientações abaixo: Para ...
Planilha e orientações para importação de pessoas
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de várias pessoas no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar em ...
Planilha e orientações para importação de veículos
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários veículos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar ...
Planilha e orientações para importação de impostos
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de várias tributações específicas para produtos com ST (substituição tributária) por exemplo. A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários produtos no sistema ...
01 - Exportar Planilha de Produtos
Para obter essa planilha com a listagem dos seus produtos/serviços acesse Estoque > Gerenciar Produtos, em seguida preencha os filtros de pesquisa como desejar e clique em Pesquisar. (clique na imagem abaixo para visualizar mais detalhes) Em seguida, ...