Planilha e orientações para importação de produtos

Planilha e orientações para importação de produtos

A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários produtos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema.

Em anexo está a planilha para importação dos produtos no sistema Total ERP.

Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar em Massa.
Orientamos realizar o preenchimento da planilha através do Planilhas do Google clique aqui, o arquivo deve ser salvo em formato CSV (separado por vírgulas).
  1. Na planilha em anexo os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório.
  2. Não utilize vírgulas em nenhum campo, caso necessário informar valores com vírgulas, coloque ponto ao invés de vírgula (Exemplo: Não colocar 1,50. Colocar 1.50).
  3. Nos campos de numeração se atentar para números que começam com zero para não serem “abreviados”, como por exemplo, o código 001 pode ser alterado automaticamente para 1 por uma configuração da planilha. Para resolver essa questão, é possível transformar células de formato número em formato texto, no Google planilhas essa opção pode ser aplicada selecionando a célula onde está preenchido o número, clicando no menu superior em Formatar e na opção Número selecionar Texto Simples. Em outros editores está na opção Formatar Células.
  4. O arquivo deve ser salvo em formato CSV (separado por vírgulas) - Orientamos nesse caso a realizar o preenchimento da planilha através do Planilhas do Google para salvar neste formato.
  5. Encode usado para importação no sistema deve ser ANSI Europa ocidental (ISO-8859-15/EURO). Como corrigir caracteres especiais na importação de dados

Abaixo estão detalhadas algumas informações sobre o preenchimento dos campos obrigatórios da planilha em negrito:

  1. TIPO (Coluna A): Preencher sempre com o número 20 (para todos os produtos);
  2. CÓDIGO PRODUTO (Coluna B): Preencher com um código para cada produto, esse código pode ser definido pela empresa, e poderá conter letras, números, etc.
Importante: Este código não poderá ser alterado posteriormente.
  1. COD EAN/GTIN (Coluna C): Caso tenha EAN/GTIN. Preencher GTIN códigos de barras, sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos;
  2. SKU (Coluna D): Caso tenha SKU (Stock Keeping Unit) Preencher com código de identificação;
  3. DESCRIÇÃO PRODUTO (Coluna E): Preencher com a descrição (nome) do produto;
  4. DESCRIÇÃO COMPLETA (para e-commerce em HTML) (Coluna F): Caso tenha descrição do produto para venda online. Preencher com a descrição do produto em HTML;
  5. NCM (Coluna G): Preencher com o NCM relacionado ao produto e inserir somente números (sem ponto, vírgula, barra ou hífen). Essa informação está na nota de compra do produto ou poderá ser consultado com a contabilidade;
  6. EXTIPI (Coluna H): Caso o produto tenha cadastro com exceção a tabela TIPI. Preencher com código Ex-TIPI SEguindo o formato de 3 dígitos numéricos (Exemplo: Ex-TIPI 01, preencher o campo com 001);
  7. GÊNERO (Coluna I): Campo em desuso;
  8. COD EAN TRIB (Coluna J): Preencher caso o produto tenha GTIN /EAN Tributável. Preencher GTIN códigos de barras, sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos;
  9. VALOR CUSTO (Coluna K): Preencher com o preço de custo do produto, caso deseje pode ser informado 0;
  10. MARGEM (Coluna L): Preencher com a margem sobre o custo do produto, caso deseje pode ser informado 0;
  11. VALOR EMBALAGEM (Coluna M): Preencher caso tenha valor da embalagem do produto;
  12. VALOR VENDA (Coluna N): Preencher com o preço de venda do produto, caso deseje pode ser informado 0;
  13. PESO BRUTO (Coluna O): Preencher com o peso bruto do produto em Quilos (KG) caso tenha;
  14. PESO LÍQUIDO (Coluna P): Preencher com o peso líquido do produto em Quilos (KG) caso tenha;
  15. VALOR FRETE (Coluna Q): Preencher com o valor de frete do produto caso tenha;
  16. VALOR SEGURO (Coluna R): Preencher com o valor do seguro do produto caso tenha;
  17. VALOR DESCONTO (Coluna S): Preencher com o valor do desconto do produto caso tenha;
  18. UNIDADE (Coluna T): Preencher a unidade de venda do produto (Exemplo: UNIDADE, LITRO, METRO, etc);
  19. Coluna U em desuso.
  20. CATEGORIA (Coluna V): Preencher com a Categoria do produto no sistema.
  21. Colunas W a AT em desuso.
  22. TIPO CADASTRO (Coluna AU): Preencher sempre com o número 1 (para todos os produtos);
  23. DATA/HORA SALDO INICIAL (Coluna AV): Preencher data e hora do saldo inicial produto caso tenha, utilizar formato americano de data/hora (Exemplo: Dia 23 de agosto de 2022 às 14h06, formato preenchido deve ser 2022-08-23 14:06:00.0);
  24. SALDO INICIAL (Coluna AW): Preencher com o saldo atual em estoque do produto caso esteja cadastrando os produtos pela primeira vez no sistema;
  25. SALDO ATUAL (Coluna AX): Preencher com o saldo atual em estoque do produto caso produto já esteja cadastrado no sistema;
  26. INF ADICIONAIS PROD PARA NF-E (Coluna AY): Informações inseridas neste campo, serão enviadas para a NF-e, no campo "Informações Adicionais do Produto";
  27. TIPO PRODUTO (lista apresentada na aba NF-e do cadastro de produto) (Coluna AZ): Informe o número conforme o tipo produto:
    1. 00 - Mercadoria para Revenda
    2. 01 - Matéria-Prima 
    3. 02 - Embalagem
    4. 03 - Produto em Processo
    5. 04 - Produto Acabado
    6. 05 - Subproduto
    7. 06 - Produto Intermediário
    8. 07 - Material de Uso e Consumo
    9. 08 - Ativo Imobilizado
    10. 09 - Serviços
    11. 10 - Outros insumos
    12. 99 – Outras
  28. SIGLA UNIDADE PRODUTO (Coluna BA): Preencher com a sigla da unidade do produto (Exemplo: UN, KG, CX, etc);
  29. ESTOQUE CONTROLADO (Coluna BB): Preencher com S caso você queira que ao realizar a entrada ou saída do produto o sistema atualize o saldo de estoque, ou preencher com N, caso você não queira que ao realizar a entrada ou saída do produto o sistema atualize o saldo de estoque;
  30. MARCA (Coluna BC): Preencher com a Marca do produto caso queira;
  31. REFERÊNCIA (Coluna BD): Preencher com a Referência do produto caso queira;
  32. CEST (Coluna BE): Preencher com Código especificador de substituição tributária (formato do campo de 7 dígitos numéricos);
  33. GRUPO (Coluna BF): Preencher com o grupo do produto caso queira;
  34. SUBGRUPO (Coluna BG): Preencher com o subgrupo do produto caso queira;
  35. ATIVO OU INATIVO (Coluna BH): Preencher com S se o produto ficará como ativo no sistema (sendo possível realizar vendas deste produto, inseri-lo na NF-e, etc.) ou preencher com N se ele ficará como inativo no sistema (nesse caso o produto não ficará disponível para realizar vendas, inserir em NF-e, por exemplo, somente após ativá-lo novamente). Observação: Geralmente neste campo é preenchido a opção S;
  36. PRODUTO ID (estoque compartilhado) (Coluna BI):
  37. ALTURA (Coluna BJ): Nesse campo deve ser informado a medida em Centímetros (Cm).
  38. LARGURA (Coluna BK): Nesse campo deve ser informado a medida em Centímetros (Cm).
  39. COMPRIMENTO (Coluna BL): Nesse campo deve ser informado a medida em Centímetros (Cm).
  40. ESTOQUE MÍNIMO (Coluna BM): 
  41. INF ADICIONAIS DO PRODUTO PARA COMERCIAL (Coluna BN):
  42. ATUALIZAR PREÇO (Coluna BO): Preencher com 1, 2 ou 3 conforme a opção desejada:
    1. 1 - Não atualizar preço: após entrada não haverá alteração no valor de custo e venda
    2. 2 - Atualização Padrão de Valores: após entrada de mercadoria, haverá alteração no valor de custo e venda do produto, com base no Markup estabelecido (Observação: o custo de entrada será igual da última nota que entrou)
    3. 3 - Atualização de Valores com Média Ponderada: após entrada de mercadoria haverá alteração no valor de custo e venda do produto, com base na média ponderada do valor atual de custo do produto, o novo valor de custo da nova nota fiscal de entrada, e a multiplicação do Markup estabelecido (Observação: o custo de entrada será a média dos produtos atuais e produtos novos)
  43. PERMITE ALTERAR PREÇO DE VENDA (Coluna BP): Preencher com S ou N
  44. S: Permite que o produto possa ser vendido por outro valor durante uma venda ao qual não seja o preço de venda dele, sendo possível assim alterar o preço unitário do produto na venda;
  45. N: Não permite que seja alterado o preço unitário do produto na venda. Lembrando que mesmo marcando N o valor unitário do produto ainda poderá ser alterado na venda conforme as regras da tabela comercial (percentual de desconto permitido)
  46. VALOR MÍNIMO (Coluna BQ): Preencher com o valor mínimo permitido para venda do produto. Esse campo será de preenchimento obrigatório somente caso seja informado S no item anterior (Coluna BP).
  47. CÁLCULO DA MARGEM SOBRE A VENDA 1 - BAIXO PARA CIMA OU 2 - CIMA PARA BAIXO (Coluna BR)
    1. 1 - Cálculo da margem sobre a venda de "Baixo para Cima" ou "Por fora": A Margem de Venda representa a diferença percentual entre o preço de venda e o preço de custo de um produto ou serviço. No cálculo de "Baixo para Cima" o Preço de Venda é formado a partir da aplicação da margem de venda no Preço de Custo por multiplicação, conforme a fórmula: Preço de Venda = Preço de Custo x (100 + % Margem de Venda) / 100.
    2. 2 - Cálculo da margem sobre a venda de "Cima para Baixo" ou "Por dentro": A Margem de Venda representa a diferença percentual entre o preço de venda e o preço de custo de um produto ou serviço. No cálculo de "Cima para Baixo", o Preço de Venda é formado a partir da aplicação da margem de venda no Preço de Custo por divisão, conforme a fórmula: Preço de Venda = (Preço de Custo x 100) / (100 - % Margem de Venda).
    3. CÓDIGO DE BARRAS (Coluna BS)
    4. Essa coluna pode ser preenchida caso o produto tenha código de barra diferente do EAN/GTIN, no padrão de 8, 12, 13 ou 14 dígitos.
  48. CÓDIGO DE BARRAS TRIBUTÁVEL (Coluna BT)
    1. Essa coluna pode ser preenchida caso o produto tenha código de barra tributável diferente do EAN/GTIN, no padrão de 8, 12, 13 ou 14 dígitos.
  49. ID ECOMMERCE CLIMBA (Coluna BU): Preencher com o ID do produto cadastrado no CLIMBA.
  50. ID ECOMMERCE WOOCOMMERCE (Coluna BV): Preencher com o ID do produto cadastrado no WOOCOMMERCE .
  51. ID ECOMMERCE LOJA INTEGRADA (Coluna BW): Preencher com o ID do produto cadastrado no LOJA INTEGRADA.
  52. ID ECOMMERCE TRAY (Coluna BX): Preencher com o ID do produto cadastrado no INTEGRADA.
  53. ID ECOMMERCE APPMERCADOS (Coluna BY): Preencher com o ID do produto cadastrado no TRAY.
  54. ID ECOMMERCE ANYMARKET (Coluna BZ): Preencher com o ID do produto cadastrado no ANYMARKET.
  55. ID ECOMMERCE MERCOS (Coluna CA): Preencher com o ID do produto cadastrado no MERCOS.
  56. APAGAR MOVIMENTAÇÃO DE ESTOQUE (Coluna CB): Preencher com S ou N
    1. S: Irá preencher os campos saldo inicial, saldo atual e horário de saldo inicial conforme informados na planilha, e se, for uma edição de produto, irá alterar o saldo inicial e com isso apagar as movimentações do produto.
    2. N: Serão ignorados os campos saldo inicial, saldo atual e horário de saldo inicial informados na planilha.
  57. SIGLA DEPARTAMENTO (Coluna CC): Preencher com sigla do departamento com no máximo 5 caracteres (caso seja preenchido essa coluna será obrigatório preencher a coluna CD NOME DEPARTAMENTO).
  58. NOME DEPARTAMENTO (Coluna CD): Preencher com nome do departamento com no máximo 60 caracteres (caso seja preenchido essa coluna será obrigatório preencher a coluna CC SIGLA DEPARTAMENTO).
Lembrando que em horário comercial (8:00 as 18:00) é possível importar até 500 registros por arquivo, e após esse horário e aos finais de semana, será possível importar até 2000 registros por arquivo. Caso necessário crie mais de um arquivo para importação.

    • Related Articles

    • Gerenciamento de produtos e serviços

      Para acessar o vídeo referente ao gerenciamento de produtos e serviços clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciando produtos e serviços Caso deseje um passo a passo descritivo sobre gerenciamento de produtos e serviços, siga as orientações abaixo: Para ...
    • Planilha e orientações para importação de pessoas

      A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de várias pessoas no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar em ...
    • Planilha e orientações para importação de veículos

      A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários veículos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar ...
    • Planilha e orientações para importação de impostos

      A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de várias tributações específicas para produtos com ST (substituição tributária) por exemplo. A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários produtos no sistema ...
    • 01 - Exportar Planilha de Produtos

      Para obter essa planilha com a listagem dos seus produtos/serviços acesse Estoque > Gerenciar Produtos, em seguida preencha os filtros de pesquisa como desejar e clique em Pesquisar. (clique na imagem abaixo para visualizar mais detalhes) Em seguida, ...