Planilha e orientações para importação de impostos
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de várias tributações específicas para produtos com ST (substituição tributária) por exemplo.
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários produtos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema.
- Na planilha em anexo os campos em verde são de preenchimento obrigatório.
- Não utilize vírgulas em nenhum campo, caso necessário informar valores com vírgulas, coloque ponto ao invés de vírgula (Exemplo: Não colocar 1,50. Colocar 1.50).
- Nos campos de numeração se atentar para números que começam com zero para não serem “abreviados”, como por exemplo, o código 001 pode ser alterado automaticamente para 1 por uma configuração da planilha. Para resolver essa questão, é possível transformar células de formato número em formato texto, no Google planilhas essa opção pode ser aplicada selecionando a célula onde está preenchido o número, clicando no menu superior em Formatar e na opção Número selecionar Texto Simples. Em outros editores está na opção Formatar Células.
- O arquivo deve ser salvo em formato CSV (separado por ponto e vírgulas) - Orientamos nesse caso a salvar neste formato.
Abaixo estão detalhadas algumas informações sobre o preenchimento dos campos obrigatórios da planilha em negrito:
- PADRÃO (Coluna A): Na primeira linha desta coluna (3A) preencha a configuração padrão, que será aplicada aos produtos, e nessa primeira coluna informe SIM. Nas demais linhas não precisa preencher essa coluna, porém torna-se obrigatório o preenchimento da coluna NCM
- NCM (Coluna B): A partir da 4 linha desta planilha, é obrigatório preencher os NCMs que terão a tributação diferente da padrão, no caso de substituição tributária.
- CFOP (Coluna C): Código Fiscal de Operações e Prestações, com 4 dígitos. É obrigatório em todas as configurações de impostos.
- ORIGEM (Coluna D): Escolher e informar somente o número correspondente a origem: 0 – Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3, 4, 5 e 8; 1 – Estrangeira - Importação direta, exceto a indicada no código 6; 2 – Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7; 3 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% e inferior ou igual a 70%; 4 – Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam as legislações citadas nos Ajustes; 5 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40%; 6 – Estrangeira - Importação direta, sem similar nacional, constante em lista da CAMEX e gás natural; 7 – Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante lista CAMEX e gás natural. 8 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 70%;
- TIPO TRIBUTAÇÃO ICMS (Coluna E): Escolher e informar somente o número correspondente: 1 – Tributação Normal; 2 – Tributação Normal com Partilha de ICMS; 3 – Tributação Normal com ICMS ST devido para UF de destino; 4 – Simples Nacional.
- CST/CSOSN (Coluna F): Selecione o CST nos casos em que a tributação for normal e o CSOSN nos casos em que a tributação for simples nacional.
- MODALIDADE BC (Coluna G): Escolher e informar somente o número correspondente: 0 – Margem Valor Agregado (%); 1 – Pauta (Valor); 2 – Preço Tabelado Máx. (valor); 3 – Valor da operação. Campo é obrigatório nos seguintes CST : 00 – Tributada Integralmente; 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 20 – Com redução de base de cálculo; 51 – Diferimento; 70 – Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por ST; 90 – Outras. Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN: 900 – Outros.
- ALÍQUOTA ICMS (Coluna H): Para inserir a alíquota do ICMS pelo importador, é necessário cadastrar antes no sistema, seguindo o tutorial é possível visualizar o procedimento para realizar o cadastro. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5) Campo é obrigatório nos seguintes CST: 00 – Tributada Integralmente; 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 20 – Com redução de base de cálculo; 51 – Diferimento; 60 – ICMS cobrado anteriormente por ST; 70 – Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por ST; 90 – Outras. Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN: 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança de ICMS por ST; 400 – Não Tributada pelo Simples Nacional; 900 – Outros
- FRETE NA BC (Coluna I): É possível incluir ou não o valor do frete na base de cálculo, escolher e informar somente a primeira letra: SIM – Sim, incluir o valor do frete na base de cálculo; NAO – Não, não incluir o valor do frete na base de cálculo.
- SEGURO NA BC (Coluna J): É possível incluir ou não o valor do seguro na base de cálculo, escolher e informar somente a primeira letra: SIM – Sim, incluir o valor do seguro na base de cálculo; NAO – Não, não incluir o valor do seguro na base de cálculo.
- DESCONTO NA BC (Coluna K): É possível incluir ou não o valor do desconto na base de cálculo, escolher e informar somente a primeira letra: SIM – Sim, incluir o valor do desconto na base de cálculo; NAO – Não, não incluir o valor do desconto na base de cálculo.
- OUTRAS DESPESAS ACESSÓRIAS NA BC (Coluna L): É possível incluir ou não o valor do outras despesas acessórias na base de cálculo, escolher e informar somente a primeira letra: SIM – Sim, incluir o valor de outras despesas acessórias na base de cálculo; NAO – Não, não incluir o valor de outras despesas acessórias na base de cálculo.
- MODALIDADE DETERMINAÇÃO BC ICMS ST (Coluna M): Escolher e informar somente o número correspondente: 0 – Preço Tabelado ou Máximo Sugerido; 1 – Lista Negativa (Valor); 2 – Lista Positiva (Valor); 3 – Lista Neutra (Valor); 4 – Margem Valor Agregado (%); 5 – Pauta (Valor). Campo é obrigatório nos seguintes CST : 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por ST; 30 – Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por ST; 70 – Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por ST; 90 – Outras; Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN 201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por ST; 900 – Outros;
- PERC. MARGEM VALOR ADICIONAL ICMS ST (Coluna N): Inserir a porcentagem diretamente pelo arquivo a ser importado. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5) Campo é obrigatório nos seguintes CST : 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 30 – Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 70 – Com redução da BC e cobrança do ICMS por substituição tributária 90 – Outras Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN: 201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por ST; 900 – Outros;
- PERC. REDUÇÃO DA BC ICMS ST (Coluna O): Inserir a porcentagem diretamente pelo arquivo a ser importado. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5) Campo é obrigatório nos seguintes CST: 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 30 – Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 70 – Com redução da BC e cobrança do ICMS por substituição tributária; 90 – Outras. Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN: 201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por ST; 900 – Outros;
- ALÍQUOTA ICMS ST (Coluna P): Inserir a alíquota do ICMS ST diretamente pelo arquivo a ser importador. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5) Campo é obrigatório nos seguintes CST: 10 – Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 30 – Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 70 – Com redução da BC e cobrança do ICMS por substituição tributária; 90 – Outras. Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN: 201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST; 203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por ST; 900 – Outros.
- PERC. REDUÇÃO DA BC ICMS (Coluna Q): Inserir a porcentagem diretamente pelo arquivo a ser importado. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5) Campo é obrigatório nos seguintes CST: 20 – Com redução da BC; 51 – Diferimento; 70 – Com redução da BC e cobrança do ICMS por substituição tributária; 90 – Outras; Campo é obrigatório nos seguintes CSOSN: 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 900 – Outros.
- MOTIVO DE DESONERAÇÃO DE ICMS (Coluna R): Escolher e informar somente o número correspondente, de acordo com o CST:
- PIS CST (Coluna S): Escolher e informar somente o número correspondente.
- ALÍQUOTA PIS (Coluna T): Inserir a alíquota do PIS diretamente pelo arquivo a ser importado. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5)".
- COFINS CST (Coluna U): Escolher e informar somente o número correspondente.
- ALÍQUOTA COFINS (Coluna V): Inserir a alíquota do COFINS diretamente pelo arquivo a ser importado.*É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5)".
- IPI CST (Coluna W): Escolher e informar somente o número correspondente
- ALÍQUOTA IPI (Coluna X): Campo torna-se obrigatório com a seleção de um dos CSTs listados abaixo. Inserir a alíquota do PIS diretamente pelo arquivo a ser importado. *É necessário utilizar ponto ao invés de vírgula (ex.: 12.5) Campo é obrigatório nos seguintes CST: 00 – Entrada com Recuperação de Crédito; 49 – Outras Entradas; 50 – Saída Tributada; 99 – Outras Saídas;
- CLASSE ENQUADRAMENTO (Coluna Y): Classe de enquadramento do IPI para Cigarros e Bebidas
- CNPJ PRODUTOR (Coluna Z): CNPJ do produtor da mercadoria, quando diferente do emitente. Somente para os casos de exportação direta ou indireta
- CÓDIGO SELO CONTROLE (Coluna AA): Código de Enquadramento Legal do IPI
- QTD. DO SELO CONTROLE (Coluna AB): Quantidade de selo de controle
- CÓDIGO DE BENEFÍCIO FISCAL (Coluna AC): Código de Benefício Fiscal na UF aplicado ao item. Obs: Deve ser utilizado o mesmo código adotado na EFD e outras declarações, nas UFs que o exigem.
Em anexo está a planilha para importação dos impostos no sistema Total ERP.
Related Articles
Planilha e orientações para importação de produtos
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários produtos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Em anexo está a planilha para importação dos produtos no sistema Total ERP. ...
04 -Exportar Planilha (Impostos)
Para obter essa planilha com a listagem dos seus produtos/serviços acesse Estoque > Gerenciar Produtos, em seguida preencha os filtros de pesquisa como desejar e clique em Pesquisar. (clique na imagem abaixo para visualizar mais detalhes) Em seguida, ...
Planilha e orientações para importação de plano de contas
Plano de contas é uma forma de organizar e classificar contas através de grupos, códigos, natureza e tipo da conta. Neste Artigo consta instruções de como importar o plano de contas para o TotalERP Em anexo (final desta página) está a planilha para ...
Planilha e orientações para importação de veículos
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de vários veículos no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar ...
Planilha e orientações para importação de pessoas
A planilha de importação é utilizada para realizar o cadastro de várias pessoas no sistema TotalERP, não sendo necessário assim realizar esses cadastros um a um no sistema. Para realizar a importação acesse: Administrativo > Ferramentas > Importar em ...