Consultando a análise de Vendas

Consultando a análise de Vendas

Para consultar a análise de vendas, acesse Indicadores > Vendas.


A análise de Vendas é um histórico detalhado de compras de cada cliente onde será possível visualizar o geral de compras com cálculo da participação de cada cliente em relação ao todo, ou seja, essa análise é realizada para visualizar a quantidade de pedidos em relação a cada cliente, saber qual cliente realiza mais compras, o valor total e a média das compras feitas por cada cliente, etc.


No item Filtros, é possível utilizar os filtros de pesquisa Básico ou Avançado.



No item Filtros Básico, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:


  • Opções de Análise das Vendas:

    • Histórico Consumo Agrupado

    • Histórico Consumo x Cliente

    • Cliente x Pedidos

    • Venda Diária Agrupada

    • Venda Mensal Agrupada

    • Diário Agrupado x Clientes x Pedidos

    • Pedidos Agrupados x Cliente

    • Origem Cliente

    • Segmento de Mercado

    • Setor Econômico

    • Porte Empresarial

    • Geral Consolidado

    • Lucro por Período

    • Margem de Venda por Período

    • Margem de Produto por Período

    • Margem de Vendedor por Produto

 

Observação: Os exemplos apresentados a seguir estão relacionados a pesquisa por Histórico Consumo Agrupado, porém ao final do artigo será apresentado um exemplo com as outras opções de análises de vendas.

 


 

O cliente poderá também, nos filtros básicos, filtrar pelo período e selecionar se quer considerar a data de fechamento ou a data de comercialização das vendas fechadas. Além de vendedor, cliente, produto e configurar sua margem de rentabilidade.

No item Filtros Avançado, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:

 

  • Origem Cliente

  • Porte Empresarial

  • Setor Econômico

  • Segmento de Mercado

  • Região

  • UF

  • Município

 

 


É necessário o preenchimento do filtro de período de análise para realizar a pesquisa, caso não seja preenchida mais nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as vendas por cliente conforme o preenchimento dos filtros. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.

 

 



Ao realizar uma pesquisa, no item Totalizadores são apresentadas informações relevantes para a análise feita, no caso da primeira são:


  • Quantidade de vendas

  • Valor Produtos

  • Valor Serviços

  • Valor Total

  • Devoluções

  • Ticket Médio (valor médio das vendas realizadas)

  • Campeão (Cliente que mais consumiu em sua empresa)




Ao realizar uma pesquisa, em Resultado da pesquisa, são apresentadas as seguintes informações das vendas/clientes no caso dessa primeira análise, alguns desses campos serão replicados em outras análises: 


  • Cliente (Razão Social, CNPJ, Nome Fantasia)

  • Compras Período (Primeira compra do cliente e Última compra do cliente no período)

  • Quantidade de Vendas

  • Número de Itens

  • Total Produtos

  • Total Serviços

  • Total de Venda

  • Total de Devoluções

  • Valor Médio

  • % V.T. (Porcentagem do valor total das vendas)

  • % RT (Porcentagem de Rentabilidade)




Abaixo será apresentado alguns exemplos de mais algumas opções de análise de vendas, no exemplo a seguir, na análise de vendas foi selecionado a opção Histórico Consumo x Cliente.

Observação: Para realizar a análise com essa opção, será necessário informar o cliente.

Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas realizadas para o cliente pesquisado.




Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Cliente X Pedidos.



Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Venda Diária Agrupada.

Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas separadas por dia.




Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Diário Agrupado x Clientes x Pedidos.

Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas agrupadas por dia, separando por clientes e pedidos.




Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Pedidos Agrupados x Clientes.

Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas agrupadas por clientes, separando pelo dia em que os pedidos foram realizados.




Das análises 8 à 11 temos um padrão, sendo alterado apenas a fonte de dados de acordo com dados do cadastro de produto.



Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Lucro por Período.



Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Margem de Venda por Período.



Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Margem de Produto por Produto.



Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Margem de Vendedor por Produto.


    • Related Articles

    • Como cadastrar um modelo de análise/relatório

      Os modelos de análise são utilizados no módulo Total Analytics, eles são responsáveis por configurar os dados que serão dispostos no seu relatório. Para cadastrar um modelo de análise acesse Analytics: Com isso é aberto a página do TotalAnalytics, ...
    • 01 - Relatório da análise 01. Histórico Consumo Agrupado

      Em nosso módulo de indicadores podemos obter diversas análises de dados de sua empresa para te ajudar a tomar decisões importantes para seu negócio. No indicadores de vendas podemos obter todas as informações de consumo de seus clientes e dados ...
    • Consultando a análise de Clientes

      Para consultar a análise de Clientes, acesse Indicadores > Clientes. A análise de Clientes é utilizada para saber, por exemplo, em qual região do país a empresa tem mais clientes, de onde originaram a maioria dos clientes (através de indicações, ...
    • Dashboard - Indicadores de Produção

      Para acessar o dashboard acesse Indicadores de Produção > Dashboard. ​ No Dashboard é apresentado apenas para análise em forma de gráfico os status das ordens de produção, as ordens de produção e o andamento delas (se estão em atraso, se ainda não ...
    • Consultando a análise do Giro de Produtos

      Para consultar a análise do Giro de Produtos, acesse Indicadores > Giro de Produtos. A análise de Giro de Produtos é utilizada para visualizar as seguintes informações: Quantidade de produtos que entraram e saíram do estoque em um determinado ...