Para consultar a análise de vendas, acesse Indicadores > Vendas.
A análise de Vendas é um histórico detalhado de compras de cada cliente onde será possível visualizar o geral de compras com cálculo da participação de cada cliente em relação ao todo, ou seja, essa análise é realizada para visualizar a quantidade de pedidos em relação a cada cliente, saber qual cliente realiza mais compras, o valor total e a média das compras feitas por cada cliente, etc.
No item Filtros, é possível utilizar os filtros de pesquisa Básico ou Avançado.
No item Filtros Básico, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:
Opções de Análise das Vendas:
Histórico Consumo Agrupado
Histórico Consumo x Cliente
Cliente x Pedidos
Venda Diária Agrupada
Venda Mensal Agrupada
Diário Agrupado x Clientes x Pedidos
Pedidos Agrupados x Cliente
Origem Cliente
Segmento de Mercado
Setor Econômico
Porte Empresarial
Geral Consolidado
Lucro por Período
Margem de Venda por Período
Margem de Produto por Período
Margem de Vendedor por Produto
Observação: Os exemplos apresentados a seguir estão relacionados a pesquisa por Histórico Consumo Agrupado, porém ao final do artigo será apresentado um exemplo com as outras opções de análises de vendas.
No item Filtros Avançado, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:
Origem Cliente
Porte Empresarial
Setor Econômico
Segmento de Mercado
Região
UF
Município
É necessário o preenchimento do filtro de período de análise para realizar a pesquisa, caso não seja preenchida mais nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as vendas por cliente conforme o preenchimento dos filtros. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao realizar uma pesquisa, no item Totalizadores são apresentadas informações relevantes para a análise feita, no caso da primeira são:
Quantidade de vendas
Valor Produtos
Valor Serviços
Valor Total
Devoluções
Ticket Médio (valor médio das vendas realizadas)
Campeão (Cliente que mais consumiu em sua empresa)
Ao realizar uma pesquisa, em Resultado da pesquisa, são apresentadas as seguintes informações das vendas/clientes no caso dessa primeira análise, alguns desses campos serão replicados em outras análises:
Cliente (Razão Social, CNPJ, Nome Fantasia)
Compras Período (Primeira compra do cliente e Última compra do cliente no período)
Quantidade de Vendas
Número de Itens
Total Produtos
Total Serviços
Total de Venda
Total de Devoluções
Valor Médio
% V.T. (Porcentagem do valor total das vendas)
% RT (Porcentagem de Rentabilidade)
Abaixo será apresentado alguns exemplos de mais algumas opções de análise de vendas, no exemplo a seguir, na análise de vendas foi selecionado a opção Histórico Consumo x Cliente.
Observação: Para realizar a análise com essa opção, será necessário informar o cliente.
Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas realizadas para o cliente pesquisado.
Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Venda Diária Agrupada.
Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas separadas por dia.
Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Diário Agrupado x Clientes x Pedidos.
Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas agrupadas por dia, separando por clientes e pedidos.
Abaixo temos um exemplo de análise de vendas, selecionando a opção Pedidos Agrupados x Clientes.
Nesta opção serão apresentadas as informações das vendas agrupadas por clientes, separando pelo dia em que os pedidos foram realizados.