Como cadastrar um modelo de análise/relatório

Como cadastrar um modelo de análise/relatório

Os modelos de análise são utilizados no módulo Total Analytics, eles são responsáveis por configurar os dados que serão dispostos no seu relatório

Para cadastrar um modelo de análise acesse Analytics:



Com isso é aberto a página do TotalAnalytics, para criar um novo modelo acesse TotalAnalytics > Modelo de Análise. Em seguida clique no botão Novo Modelo para criar uma nova configuração de relatório.



Com isso é apresentada a tela de cadastro de modelo de análise. Os primeiros campos que temos para preencher são referentes à identificação do seu modelo.



  1. Nome do relatório: Aqui informamos o nome de seu modelo para identificá-lo na seleção de modelo durante a geração de análise.

  2. Descrição do Relatório: Aqui informamos do que se trata o modelo com mais detalhes.

  3. Fonte de Dados: Aqui podemos selecionar de qual módulo de seu sistema serão extraídas as informações. Atualmente é possível selecionar Comercial, Financeiro ou Estoque.


Em seguida preenchemos os filtros do nosso relatório. Os Filtros do Modelo são elementos-chave que você pode usar para refinar os resultados ao gerar análises. 



Exemplo: Ao criar um relatório de Vendas por Vendedor, você pode adicionar o filtro de Data de Comercialização. Isso permitirá que você obtenha resultados específicos apenas por um mês, como Abril.

Para adicionar um filtro clique em Novo Filtro, com isso você poderá selecionar um dos filtros disponíveis, note que também a opção padrão do filtro que virá selecionada quando for gerado o relatório.



Em seguida, dizemos as informações que irão agrupar as tabelas de seu relatório. Os Campos de Agrupamento se referem aos campos que você pode escolher para consolidar informações e calcular totais em seus relatórios.



Exemplo: Ao criar um relatório de Vendas por Vendedor, você pode adicionar os campos de agrupamento Vendedor e Valor Total da Venda. Isso fará com que o relatório seja agrupado por vendedores e mostre a soma total das vendas para cada um deles. Para adicionar uma informação agrupadora ao seu modelo de análise clique em Novo Agrupador. Em seguida, pode-se selecionar o agrupador e designar um nome com que ele irá aparecer em seu relatório.



Os últimos campos referentes à estrutura do relatório são os campos de análise, eles nada mais são do que as colunas de seu relatório, portanto podemos clicar em Novo Campo de Análise



Com isso selecionamos o campo do sistema que será coletada a informação e o nome que será apresentado na coluna do relatório.



O último item que temos que preencher serão as empresas que poderão utilizar esse modelo de análise para os casos onde se tem mais de uma empresa contratada conosco.





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