1 – RNTRC: Informe nesse campo o número do RNTRC da sua empresa, caso você não saiba o número do RNTRC da sua empresa, clique aqui para ver o tutorial.
2 – Adicionar contratante manifesto (Tomador): Ao clicar nesse botão o sistema irá apresentar campos para informar o tomador do serviço que foi informado no CT-e que será incluído no MDF-e.
Nos itens referente aos municípios, preencha os seguintes campos:
1 – Municípios carregamento: Selecione qual(is) município(s) que será realizado o carregamento da carga transportada. Ao selecionar, clique no botão Adicionar.
2 – Município descarregamento: Selecione qual(is) município(s) que será realizado a entrega da carga transportada. Ao selecionar, clique no botão Adicionar.
3 – UFs Percurso: Informe em quais UFs o veículo irá passar para entregar a carga, por exemplo, se o município de carregamento é Curitiba – PR e o município de descarregamento é Rio de Janeiro – RJ, a UF de percurso que deverá ser informada é SP, pois ela é a UF que fica entre os estados do municípios de carregamento e descarregamento. O sistema faz uma sugestão de percurso, caso a sugestão é igual ao percurso que o veículo irá passar, então é só clicar em Adicionar.
Ao realizar o preenchimento dos campos na aba Dados, clique na aba Rodoviário.
1 – Veículo de tração: Caso tenha realizado o cadastro do veículo antes da emissão do MDF-e, é só realizar a pesquisa digitando a placa do veículo. Porém, caso não tenha feito o cadastro, é possível realizar a inclusão manualmente do veículo logo abaixo.
2 – Proprietário: Se o veículo informado for de propriedade da empresa que está emitindo o MDF-e, deixe a opção Sim marcada, porém, se for de propriedade de terceiro, selecione a opção Não e preencha os campos solicitados.
3 – Reboque: Para informar o reboque no MDF-e é necessário ter realizado o cadastro prévio.
Se o condutor já estiver cadastrado no sistema, é só realizar a busca pelo nome ou CPF, lembrando que o cadastro deve ser feito em Administrativo > Gerenciar Pessoa > Nova Pessoa. Porém, se ainda não foi feito, é só clicar no botão Adicionar motorista não cadastrado e informar o nome e CPF do mesmo.
Após preencher a informação do condutor, siga para os passos abaixo:
1 – Pedágio: É possível detalhar no MDF-e as informações do pedágio.
2 – Informações do pagamento do frete: É possível detalhar como será realizado o pagamento do frete.
3 – CIOT: Caso a operação de transporte inclua a emissão do CIOT, será necessário realizar a emissão do mesmo e informar no MDF-e, se o CIOT foi emitido no Totalerp, é só clicar no botão Pesquisar CIOT e selecionar o CIOT.
Após preencher todos os campos necessários, clique na aba Informações dos documentos.
1 – Tipo da carga: Selecione o tipo da carga de acordo com que está sendo transportado.
2 – Produto predominante: Informe qual é o produto predominante da carga transportada.
3 – CEP: Informe o CEP de carregamento.
4 – CEP: Informe o CEP de descarregamento.
5 – Conhecimento de transporte: Insira o CT-e referente ao transporte, se o CT-e foi emitido no Totalerp é só clicar no botão Pesquisar CT-e e selecionar.
6 – Totalizadores: O sistema irá pegar as informações do CT-e e apresentar as informações dos totalizadores.
7 – Lacre: É possível inserir a numeração do lacre da carga no MDF-e.
Após preencher todos os campos necessários, clique na aba Informações seguradora.
As informações da seguradora são obrigatórias para a emissão do MDF-e, caso você possua o módulo de integração com a seguradora no seu sistema, será possível averbar os CT-es emitidos e ao selecioná-los no MDF-e, o sistema irá carregar automaticamente os dados da seguradora. Porém, caso não tenha o módulo, será necessário preencher manualmente essa informação.
Após preencher todos os campos necessários, clique na aba Informações adicionais.
Nessa aba é possível inserir observações que irão aparecer na DAMDFE, além disso, é possível informar um CPF ou CNPJ para autorizar o download do XML no portal do SEFAZ, para realizar esse procedimento é só clicar no botão Adicionar no item Autorizados para download do XML do DF-e.
Após preencher todos os campos obrigatórios é só clicar no botão Salvar e o sistema irá habilitar a opção de Pré-visualizar DAMDF-e, após validar que todas as informações foram inseridas corretamente, é só clicar no botão Transmitir e aguardar a validação do SEFAZ.