Gerenciamento de MDF-e

Gerenciamento de MDF-e

Para acessar o vídeo explicativo sobre emissão de MDF-e clique no botão abaixo:

Caso queira saber especificamente sobre o gerenciamento de MDF-e veja o artigo abaixo:

Para realizar o gerenciamento dos MDF-es emitidos no sistema Totalerp, acesso MDF-e > Gerenciar MDF-e, conforme os passos abaixo:


Ao seguir os passos acima, você irá chegar em uma tela de cadastro como essa:



Através do Gerenciar MDF-e, é possível utilizar alguns filtros para realizar buscas mais assertivas no sistema, abaixo será explicado cada filtro disponível.

Série: Utilize esse campo para filtrar de acordo com a série do MDF-e emitido no sistema.
Número: Nesse campo é possível realizar uma busca por um número específico do MDF-e ou de uma faixa de números, por exemplo, do MDF-e número 100 a 200.
Data emissão: É possível pesquisar nesse campo por um determinado período de emissão, utilize esse filtro para filtrar os MDF-es emitidos em um determinado mês para enviar para a contabilidade.
Status: Nesse filtro é possível pesquisar de acordo com o status (situação) atual do MDF-e no SEFAZ, estão disponíveis os seguintes status:

  • Em digitação
  • Em processamento SEFAZ
  • Autorizada
  • Cancelada
  • Encerrada
  • Rejeitada
  • Em processo de envio
  • Em processamento

Chave manifesto: É possível realizar a busca do MDF-e de acordo com a sua chave de acesso, esse filtro é útil para a busca de MDF-e que não foi encerrado a mais de 30 dias, pois por exemplo, a rejeição “686 – Existe MDF-e não encerrado há mais de 30 dias para o emitente” retorna a chave de acesso do MDF-e não encerrado.
Chave NF-e: É possível realizar a busca do MDF-e com uma chave de acesso de uma NF-e incluída no MDF-e.
Chave CT-e: É possível realizar a busca do MDF-e com uma chave de acesso de um CT-e que foi incluído no MDF-e.
UF Inicio: Utilize esse filtro para realizar a busca de MDF-es emitidos em um único estado de inicio.
UF Fim: Utilize esse filtro para realizar a busca de MDF-es emitidos em um único estado de fim.
Placa do veículo: Filtre de acordo com a placa de veículo, esse filtro é muito útil para realizar a busca de MDF-e não encerrado (que deveria estar encerrado) que está com a placa de um veículo que irá fazer outra viagem.

O botão Declarar é apresentado somente nas empresas que possuem o módulo de Averbação contratado.

Na tela de gerenciamento é possível Emitir um novo MDF-e e pesquisar por outros MDF-es, ao clicar no botão Pesquisar o sistema apresenta o resultado da pesquisa conforme a imagem abaixo:



Nesse resultado da pesquisa é apresentado a relação de todos os MDF-es emitidos de acordo com o filtro realizado.

No resultado da pesquisa é possível realizar algumas ações como:

Editar um MDF-e clicando nesse ícone , esse botão estará disponível somente para os MDF-es que não estão autorizados, denegados, cancelados ou encerrados.
Visualizar um MDF-e clicando nesse ícone , esse botão estará disponível somente para os MDF-es que estão autorizados, denegados, cancelados ou encerrados.
Imprimir da DAMDFE clicando nesse ícone .
Realizar o download do XML ou enviar por e-mail a DAMDFE e XML clicando nesse ícone .
Existem algumas ações adicionais para realizar no MDF-e, para acessar passe o mouse sobre esse ícone  e nele será apresentado as seguinte ações:

  1. Cancelar
  2. Encerrar
  3. Incluir condutor
  4. Incluir documentos

Clique sobre as ações para ter maiores informações.

Na coluna Prazo Canc. é possível visualizar o prazo que é possível realizar o cancelamento o MDF-e via sistema, atualmente o SEFAZ da um prazo de 24 horas.
Na coluna Declarado é a coluna que identifica quais MDF-es que foram declarados, essa coluna só é apresentada para as empresas que tem contratado o módulo averbação.
Na coluna Série é a coluna que apresenta a série do MDF-e emitido no sistema.
Na coluna Número é a coluna que apresenta o número do MDF-e emitido no sistema.
Na coluna Chave MDF-e é a coluna que apresenta a chave de acesso do MDF-e.
Nas coluna UF inicio e fim são apresentadas os estados de inicio e fim para cada MDF-e.
Na coluna Data/Hora Trans. é possível visualizar a data e hora que o MDF-e foi transmitido para o SEFAZ.

Na coluna Status é apresentado a situação do MDF-e, ou seja, se ele está autorizado, rejeitado, em processamento ou em digitação.

    • Related Articles

    • Gerenciamento de lista de compra

      Para realizar o gerenciamento de listas de compra, acesse Compras > Cadastro > Gerenciar Listas. No Gerenciar Listas é possível visualizar, editar ou excluir uma lista de compra. No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de listas de compra ...
    • Gerenciamento de ordem de compra

      Para realizar o gerenciamento de ordens de compra, acesse Compras > Gerenciar Compras. No Gerenciar Compras é possível visualizar, editar, excluir, copiar, acompanhar o andamento das ordens de compra, realizar uma nova ordem de compra, gerar ...
    • Como baixar o XML de NFS-e

      Para acessar o vídeo explicativo sobre emissão de NFS-e clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciar NFS-e Caso queira um passo a passo específico sobre gerenciamento de NFS-e veja o artigo abaixo: No Gerenciar NFS-e, em NFS-e > Gerenciar NFS-e é ...
    • 05 - Relatório Agrupado por Centro de Custo

      O TotalERP possui um modulo focado no gerenciamento do processo de compra de produtos para sua empresa desde o momento da criação da ordem de compra até a entrada em seu estoque. Ao criar uma ordem de compra, é possível obter uma série de relatórios ...
    • Como realizar o envio da ordem de compra por e-mail ao seu fornecedor

      Para realizar o envio da ordem de compra por e-mail para o seu fornecedor, acesse Compras > Gerenciar Compras. Após aprovar a sua ordem de compra será necessário encaminhar essa ordem de compra ao seu fornecedor, esse envio é realizado por e-mail. ...