Gerenciamento de MDF-e

Gerenciamento de MDF-e

Para realizar o gerenciamento dos MDF-es emitidos no sistema Totalerp, acesso MDF-e > Gerenciar MDF-e, conforme os passos abaixo:


Ao seguir os passos acima, você irá chegar em uma tela de cadastro como essa:



Através do Gerenciar MDF-e, é possível utilizar alguns filtros para realizar buscas mais assertivas no sistema, abaixo será explicado cada filtro disponível.

Série: Utilize esse campo para filtrar de acordo com a série do MDF-e emitido no sistema.
Número: Nesse campo é possível realizar uma busca por um número específico do MDF-e ou de uma faixa de números, por exemplo, do MDF-e número 100 a 200.
Data emissão: É possível pesquisar nesse campo por um determinado período de emissão, utilize esse filtro para filtrar os MDF-es emitidos em um determinado mês para enviar para a contabilidade.
Status: Nesse filtro é possível pesquisar de acordo com o status (situação) atual do MDF-e no SEFAZ, estão disponíveis os seguintes status:

  • Em digitação
  • Em processamento SEFAZ
  • Autorizada
  • Cancelada
  • Encerrada
  • Rejeitada
  • Em processo de envio
  • Em processamento

Chave manifesto: É possível realizar a busca do MDF-e de acordo com a sua chave de acesso, esse filtro é útil para a busca de MDF-e que não foi encerrado a mais de 30 dias, pois por exemplo, a rejeição “686 – Existe MDF-e não encerrado há mais de 30 dias para o emitente” retorna a chave de acesso do MDF-e não encerrado.
Chave NF-e: É possível realizar a busca do MDF-e com uma chave de acesso de uma NF-e incluída no MDF-e.
Chave CT-e: É possível realizar a busca do MDF-e com uma chave de acesso de um CT-e que foi incluído no MDF-e.
UF Inicio: Utilize esse filtro para realizar a busca de MDF-es emitidos em um único estado de inicio.
UF Fim: Utilize esse filtro para realizar a busca de MDF-es emitidos em um único estado de fim.
Placa do veículo: Filtre de acordo com a placa de veículo, esse filtro é muito útil para realizar a busca de MDF-e não encerrado (que deveria estar encerrado) que está com a placa de um veículo que irá fazer outra viagem.

O botão Declarar é apresentado somente nas empresas que possuem o módulo de Averbação contratado.

Na tela de gerenciamento é possível Emitir um novo MDF-e e pesquisar por outros MDF-es, ao clicar no botão Pesquisar o sistema apresenta o resultado da pesquisa conforme a imagem abaixo:



Nesse resultado da pesquisa é apresentado a relação de todos os MDF-es emitidos de acordo com o filtro realizado.

No resultado da pesquisa é possível realizar algumas ações como:

Editar um MDF-e clicando nesse ícone , esse botão estará disponível somente para os MDF-es que não estão autorizados, denegados, cancelados ou encerrados.
Visualizar um MDF-e clicando nesse ícone , esse botão estará disponível somente para os MDF-es que estão autorizados, denegados, cancelados ou encerrados.
Imprimir da DAMDFE clicando nesse ícone .
Realizar o download do XML ou enviar por e-mail a DAMDFE e XML clicando nesse ícone .
Existem algumas ações adicionais para realizar no MDF-e, para acessar passe o mouse sobre esse ícone  e nele será apresentado as seguinte ações:

  1. Cancelar
  2. Encerrar
  3. Incluir condutor
  4. Incluir documentos

Clique sobre as ações para ter maiores informações.

Na coluna Prazo Canc. é possível visualizar o prazo que é possível realizar o cancelamento o MDF-e via sistema, atualmente o SEFAZ da um prazo de 24 horas.
Na coluna Declarado é a coluna que identifica quais MDF-es que foram declarados, essa coluna só é apresentada para as empresas que tem contratado o módulo averbação.
Na coluna Série é a coluna que apresenta a série do MDF-e emitido no sistema.
Na coluna Número é a coluna que apresenta o número do MDF-e emitido no sistema.
Na coluna Chave MDF-e é a coluna que apresenta a chave de acesso do MDF-e.
Nas coluna UF inicio e fim são apresentadas os estados de inicio e fim para cada MDF-e.
Na coluna Data/Hora Trans. é possível visualizar a data e hora que o MDF-e foi transmitido para o SEFAZ.

Na coluna Status é apresentado a situação do MDF-e, ou seja, se ele está autorizado, rejeitado, em processamento ou em digitação.

    • Related Articles

    • Emitindo um MDF-e

      Acesse o Totalerp para realizar a emissão do MDF-e, após isso clique no módulo MDF-e > Novo MDF-e. Ao clicar no Novo MDF-e, siga os passos abaixo para realizar o preenchimento. No item Informações ANTT, preencha os seguintes campos: 1 – ...
    • Gerenciamento de produtos e serviços

      Para realizar o gerenciamento de produtos/serviços, acesse Estoque > Gerenciar Produtos. No Gerenciar Produtos, é apresentado todos os produtos e serviços cadastrados no sistema, é possível realizar cadastros novos de produtos e serviços, é ...
    • Gerenciamento de NF-e

      No Gerenciar NF-e em NF-e > Gerenciar NF-e é apresentado a relação de todas as NF-es emitidas no sistema. É possível realizar pesquisas utilizando filtros, realizar download da DANFE e entre outras ações que serão descritas abaixo. Primeiro, será ...
    • Gerenciamento de vendas

      Para realizar o gerenciamento de vendas, acesse Comercial > Gerenciar Vendas. No Gerenciar Vendas é apresentado todos os orçamentos e pedidos, é possível realizar novas vendas, realizar devoluções de pedidos, cancelamentos, gerar relatórios, emitir ...
    • Emitindo uma NF-e de entrada

      Para emitir uma nota fiscal eletrônica de entrada, é necessário acessar o sistema Totalerp. Após isso, clique em NF-e > Nova NF-e. O preenchimento da NF-e de entrada é muito parecido com o preenchimento da emissão da NF-e normal. Abaixo, ...