Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre realização de uma venda com entraga futura, siga as orientações abaixo:
Antes de fazermos uma venda com entrega futura é necessário validar se a opção de entrega futura está habilitada para a sua empresa. Para acessar essa configuração acesse Administrativo > Minha Empresa > Configurações > Comercial
Para habilitar a opção de entrega futura em sua empresa, basta marcar a caixa de seleção "Utiliza emissão de NFe para entrega futura". Com a opção habilitada, o campo de entrega futura estará disponível durante a criação de uma nova venda no comercial.
Para realizar uma venda com entrega futura acesse Comercial > Nova Venda.
Observação: Abaixo será apresentado o artigo de como realizar a venda apenas com as informações obrigatórias, para verificar como realizar a venda completa, clique aqui.
No topo da tela do Nova Venda, é necessário inserir o cliente ao qual será realizado a venda, podendo realizar a pesquisa do cliente através do CNPJ/CPF, Nome, Razão Social ou Nome Fantasia.
No item Pesquisar e Inserir Produtos/Serviços, é possível realizar uma pesquisa e inserir produtos/serviços já cadastrados no sistema ou realizar um cadastro rápido de produtos. A pesquisa pode ser realizada através do Código, EAN (Código de barras), NCM ou Descrição.
Ao inserir itens na comercialização, na coluna E. F. é necessário marcar os produtos que se deseja realizar a entrega futura. Esta seleção é fundamental para identificar os produtos que serão enviados para a nota de faturamento e, posteriormente, de remessa. Ao selecionar esse campo, quando a venda for fechada, não haverá movimentação de estoque para os itens marcados.
No item Pagamento, existem as seguintes opções:
1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de pagamento, se será À vista ou A prazo.
2 - Faturar?: Caso você tenha o módulo Financeiro, neste campo será possível selecionar se haverá integração com o módulo financeiro. Existem as seguintes opções:
Sim: Ao selecionar esta opção, será feita a integração com o módulo Financeiro, ou seja, será gerado uma conta a receber no Gerenciar recebimentos.
Não: Ao selecionar esta opção, não será feita a integração com o módulo financeiro.
Faturar depois: Ao selecionar esta opção, o registro da venda realizada ficará salvo em Comercial > Movimentação > Faturamento, podendo ser feita a integração com o módulo Financeiro posteriormente.
Para informar um tipo de pagamento à vista, selecione o Tipo Pagamento À Vista, e em seguida clique no botão Novo Pagamento.
Para informar um tipo de pagamento parcelado, selecione o Tipo Pagamento A Prazo, em seguida será necessário preencher as seguintes informações:
1 - Forma de Pagamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de pagamento, como por exemplo, boleto, cartão de crédito, duplicata, etc.
2 - Forma de Parcelamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de parcelamento, como por exemplo, 2x, 6x sem juros, Entrada + 4x, etc.
3 - : Ao clicar nesse ícone será possível realizar o cadastro de uma nova forma de parcelamento. Para verificar como realizar o cadastro de formas de parcelamento, clique aqui.
Após realizar o preenchimento necessário, clique no botão Gerar Pagamentos para que o sistema realize o cálculo das parcelas e inclua o pagamento na comercialização.
Caso tenha selecionado a opção de Faturar Sim, no item Parcelamento, será apresentado a(s) parcela(s) referentes a comercialização para geração de conta no módulo financeiro.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar e em seguida em Fechar Venda, para que a comercialização seja finalizada e fechada. Após clicar no botão Fechar Venda, a venda não pode mais ser alterada. Vale ressaltar que a emissão de NF-e para venda com entrega futura funciona de uma forma diferente, para saber mais clique aqui.