No sistema TotalERP, é possível realizar o cadastro da natureza da operação e colocar regras de tributação para cada tipo de operação de sua empresa, facilitando assim o preenchimento de seus documentos fiscais.
Para cadastrar uma nova natureza de operação acessamos NF-e > Cadastros > Natureza de Operação.
Após isso clique em Nova Natureza de Operação.
Com isso você será levado para a tela de cadastro de natureza de operação.
Os primeiros campos que temos que preencher são sobre identificação e usos da sua Natureza de Operação:
- Descrição Documento/Configuração Fiscal: Nesses campos informamos o nome de nossa natureza de operação, o que for preenchido em Descrição do Documento Fiscal irá aparecer em seu documento fiscal no campo natureza de operação, já o que estiver em Descrição Configuração Fiscal será usada para gerenciamento do sistema.
- Regra de Comportamento: Neste campo podemos selecionar a regra de comportamento que irá reger essa Natureza de Operação, permitindo criar configurações tributárias diferentes seguindo um padrão. Atualmente possuímos 5 regras de comportamento:
- Regra por NCM
- Regra por Produto
- Regra por UF de destino
- Regra por Inscrição Estadual
- Regra por produto e UF de destino
- Situação: Aqui informaremos se a tabela estará ativa ou inativa para seleção e uso.
- Tipo: Podemos informar aqui se a natureza será de entrada ou saída. Caso você selecione entrada, a natureza de operação poderá ser usada na NF-e de entrada e também na entrada de produtos do módulo estoque, da mesma forma, caso você selecione Saída a natureza poderá ser usada na NF-e de Saída, CT-e e NFC-e de acordo com os módulos que você possui.
- Módulo: De acordo com o Tipo da sua natureza e os módulos que sua empresa possui, você poderá selecionar em que parte do sistema você deseja utilizar essa natureza de operação. De acordo com a seleção do módulo que a natureza será utilizada, é permitido a inserção de outras configurações.
Nesse artigo iremos usar a natureza de operação de Saída para o módulo NF-e, então são disponibilizadas todas as configurações que você pode encontrar durante o cadastro de natureza. Em seguida iremos destacar o preenchimento de cada uma.
Configurações NF-e
As configurações NF-e ficam habilitadas caso o módulo selecionado seja NF-e e elas terão influência sobre o preenchimento de sua NF-e. As configurações são:
- Utilizar o preço de custo geral do produto na NF-e: Ao habilitar essa opção, o sistema irá utilizar o preço de custo geral do produto ao invés do preço de venda.
- Habilitar outros valores para compor a base de cálculo: Ao marcar essa opção, o sistema irá habilitar a possibilidade de incluir outros valores na base de cálculo do ICMS que devem ser selecionados a direita como na imagem acima. Para visualizar essas novas opções, clique em Adicionar na configuração de impostos.
- Utilizar a unidade tributável do produto: Ao habilitar essa opção, o sistema irá utilizar a unidade tributável informada no produto na emissão da NF-e.
- Não realizar a movimentação dos produtos: Ao habilitar esse recurso, o sistema irá desabilitar a opção de movimentar o estoque, ou seja, ao emitir uma NF-e com essa opção marcada, não será registrada a saída desses produtos no balanço de estoque.
- Natureza para entrega futura: Ao marcar essa opção, essa natureza de operação será utilizada exclusivamente para emissão das notas fiscais de simples faturamento. Uma ou mais naturezas poderão ser cadastradas, porém apenas essas ficarão disponíveis na emissão da nota fiscal.
Configurações Venda
As configurações de venda ficam habilitadas caso a sua natureza de operação seja especificamente de NF-e de Saída, pois assim essa natureza poderá ser utilizada no módulo comercial além do de NF-e. Logo, essas configurações terão influência sobre precificação de produtos da venda e informações do orçamento da venda.
- Inserir tributações no valor do produto: Ao marcar qualquer uma dessas opções podemos selecionar tributações que desejamos que componham o valor dos produtos de sua venda, de acordo com a configuração de imposto aplicada pela natureza.
- Inserir tributações no orçamento: Aqui podemos selecionar que tributos gostaríamos que fossem enviados para o PDF de seus orçamento feito pelo TotalERP.
Configurações de Imposto
Agora iremos preencher as configurações de imposto dessa natureza de operação. Para fazer isso clique em Adicionar:
Com isso é aberto um modal para preenchermos a configuração padrão de imposto.
Você pode preencher e transitar entre os valores que compõem sua tributação através das abas destacadas. Vale ressaltar que a tributação é de responsabilidade integral do usuário e deve ser preenchida com atenção e, se possível, com auxílio do contador.
Com tudo preenchido clique em salvar e então essa configuração será adicionada como configuração padrão. Ela será selecionada automaticamente caso nenhuma configuração específica seja atendida. Mas como configurar um imposto para situações específicas? É aí que entram as regras de comportamento.
Regras de comportamento
Após preencher a configuração padrão, clicando em adicionar você poderá preencher novamente uma configuração de imposto e adicionar uma condição a mais para que essa configuração seja aplicada.
Regra por NCM
Clicando em adicionar com a Regra por NCM selecionada na configuração haverá o campo NCM a mais para preenchermos, sendo assim, se seu produto tiver o NCM específico informado, será aplicado essa tributação.
Regra por Produto
Com essa regra de comportamento selecionada, após preencher a configuração deve ser clicado e Próximo Estágio, sendo assim podemos selecionar quais produtos da sua NF-e serão afetados por essa configuração.
Em seguida, avançamos para o próximo estágio onde confirmamos os dados de nossos produtos e incluímos a configuração clicando em incluir.
Regra por UF de Destino
Com essa regra de comportamento selecionada, após preencher a configuração deve ser clicado e Próximo Estágio, sendo assim podemos selecionar para quais estados será aplicada essa configuração. Após selecionar podemos ir para o próximo estágio confirmar os estados selecionados e incluir essa configuração de imposto.
Regra por Inscrição Estadual
Clicando em adicionar com a Regra por Inscrição Estadual selecionada na configuração haverá o campo Identificador IE a mais para preenchermos, sendo assim, se seu cliente tiver o identificador IE específico informado, será aplicado essa tributação.
Regra por produto e UF de destino
Com essa regra de comportamento selecionada, após preencher a configuração deve ser clicado e Próximo Estágio, sendo assim podemos selecionar quais produtos da sua NF-e serão afetados por essa configuração. Clicando novamente em Próximo Estágio podemos selecionar para quais estados será aplicada essa configuração. Após selecionar podemos ir para o próximo estágio confirmar os dados selecionados e incluir essa configuração de imposto.
Você poderá inserir quantas configurações você quiser, porém sem alterar a regra de comportamento.
Após todas as informações informadas de forma correta, pode-se clicar em salvar e sua tabela estará disponível para seleção.