Como realizar uma venda

Como realizar uma venda

Para acessar o vídeo referente a como realizar uma venda clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre como realizar uma venda, siga as orientações abaixo: 


Para realizar uma venda, acesse Comercial > Nova Venda Simples.


No topo da tela de comercialização, é possível visualizar as seguintes informações referente a venda:


1 - Orçamento: Neste campo é apresentado a informação “Automático”, assim que a venda for salva e/ou fechada o sistema irá adicionar um número sequencial a esse pedido/orçamento.


2 - Status: Neste campo é apresentado o status da venda, onde é possível alterar. Existem as seguintes opções (no sistema pode-se alterar o nome desses status, para saber mais clique aqui):


  • : Aberto

  • : Prorrogado

  • : Em Negociação

  • : Fechamento


3 - Data e Horário da comercialização


4 - Usuário: Neste campo é apresentado o nome do usuário responsável pela venda. É possível alterar o usuário (vendedor) ao clicar em cima do nome do usuário atual.




Para alterar o usuário responsável pela venda, clique em cima do nome do usuário, será aberto uma modal onde será necessário selecionar o nome do novo usuário (vendedor) e inserir a senha do usuário atual. Feito isso, clique em Confirmar.




No item Dados do Cliente, é possível realizar uma pesquisa e inserir clientes já cadastrados no sistema, ou inserir dados de um cliente temporário.




Ao selecionar cliente “Cadastrado”, é possível realizar as seguintes opções:


1 - Cliente: Neste campo é possível realizar a pesquisa de clientes já cadastrados no sistema através do CNPJ/CPF, Nome, Razão Social ou Nome Fantasia.


2 - : Ao clicar nesse ícone, é possível realizar a pesquisa de todos os clientes cadastrados no sistema.


3 - : Ao clicar nesse ícone, é possível realizar um cadastro de pessoa (cliente).




Ao selecionar cliente “Temporário”, é possível realizar as seguintes opções:


1 - Cliente, E-mail e Telefone: Nestes campos é possível inserir informações de um cliente como, nome, e-mail e telefone. Ao inserir informações de um cliente ‘temporário’, os dados não ficaram salvos no sistema, e por este motivo não será possível fechar uma venda para esse cliente, somente após cadastrá-lo no sistema. A função de “Cliente Temporário” é utilizada quando você quer realizar um orçamento a um cliente, mas a princípio não quer cadastrá-lo no sistema.


2 - : Ao clicar nesse ícone, é possível limpar dados do cliente.


3 - : Ao clicar nesse ícone, é possível realizar a pesquisa de todos os clientes cadastrados no sistema.


4 - : Ao clicar nesse ícone, é possível realizar um cadastro de pessoa (cliente). 




No item Pesquisar e Inserir Produtos/Serviços, é possível realizar uma pesquisa e inserir produtos/serviços já cadastrados no sistema, ou cadastrar um novo produto.


1 - Neste campo é possível realizar a pesquisa de produtos e/ou serviços já cadastrados no sistema. A pesquisa de produtos é através do Código, EAN (Código de barras), NCM ou Descrição, e a pesquisa dos serviços é através do Código ou Descrição.


2 - : Ao clicar nesse ícone, é possível realizar a pesquisa de todos os produtos e serviços cadastrados no sistema.


3 - : Ao clicar nesse ícone, é possível realizar um cadastro rápido de produto. 




Ao inserir itens (produtos e/ou serviços) na comercialização podemos visualizar e modificar alguns campos.

Caso sua empresa esteja configurada para realizar entrega futura, é possível marcar os produtos que você deseja que sejam operados dessa forma de entrega clicando no quadrado correspondente ao produto na coluna E.F. 


Na coluna Ações, é possível ajustar valores do item, excluir item da comercialização, reservar produtos no estoque ou solicitar transferência de produtos de uma matriz ou filial (para empresas que possuem o estoque compartilhado).


Ao clicar no ícone , será aberto uma modal, onde será possível ajustar o valor do produto ou serviço, temos as seguintes opções:


1 - Nestes campos é apresentado a descrição e código do produto/serviço e ao lado a quantidade daquele produto em estoque.


2 - Neste campo é possível selecionar uma tabela comercial para ser aplicada a este produto/serviço.


3 - Valor Unitário (R$): Neste campo é possível realizar a alteração do valor do produto/serviço para esta comercialização.


4 - Quantidade: Neste campo é possível alterar a quantidade do produto/serviço.


5 - Ajuste de Valor: Neste campo é possível selecionar as seguintes opções:


  • Desconto: Utilize esta opção para aplicar um desconto no valor do produto/serviço, onde será calculado um novo valor para o item considerando o desconto. Nesta opção o desconto não é informado no orçamento/pedido.

  • Desconto Destacado: Utilize esta opção para aplicar um desconto no valor do produto/serviço, onde o valor do item será mantido, e o desconto será informado no orçamento/pedido para compor o valor final.

  • Acréscimo: Utilize esta opção para aplicar um acréscimo no valor do produto/serviço.


6 - Opção e Desconto (R$): No campo opção selecione se o desconto ou acréscimo será aplicado em R$ ou %. No campo ao lado a descrição é informada conforme o que foi selecionado nos campos 5 e 6, e é onde é possível inserir os valores em R$ ou % para ser aplicado no produto/serviço.


7 - Subtotal: Neste campo é apresentado o valor total do produto/serviço conforme as alterações realizadas nos campos anteriores.



Após realizar o preenchimento desejado, clique em “Salvar” para aplicar as alterações e retornar a tela de comercialização.



Ainda na coluna Ações, ao clicar no ícone é possível excluir o item da comercialização.


Ao clicar no ícone , será aberto uma modal, onde será possível realizar a reserva de produtos no estoque ao preencher a informação “Reserva até o dia:”.



Após realizar o preenchimento desejado, clique em “Salvar” para aplicar a informação e retornar a tela de comercialização.



Para as empresas que possuem estoque compartilhado, será apresentado o ícone . Ao clicar neste ícone, será aberto uma modal, onde será possível solicitar transferência de produtos de uma matriz ou filial.


1 - RE: Neste campo deve-se deixar selecionado a checkbox caso queira que o sistema crie uma requisição de entrada, ou seja, de entrada do produto no estoque. Caso a opção não esteja marcada, o sistema não irá criar a requisição de entrada e fazer a movimentação do estoque. 


2 - CNPJ: Neste campo é apresentado o CNPJ da empresa para onde será solicitado o pedido de transferência do produto.


3 - Razão Social: Neste campo é apresentado a Razão Social da empresa para onde será solicitado o pedido de transferência do produto.


4 - Disponível: Neste campo é apresentado a quantidade daquele produto disponível na filial/matriz.


5 - Código: Neste campo é apresentado o código do produto que será solicitado.


6 - Descrição: Neste campo é apresentado a descrição do produto que será solicitado.


7 - EAN / SKU: Neste campo é apresentado o EAN (código de barras) e o SKU (código utilizado para referência, localizar, identificar um produto) do produto.


8 - Pedido: Neste campo deve-se informar a quantidade deste produto a ser solicitado para a filial/matriz.


9 - Limite da Reserva: Neste campo deve-se informar a data limite da reserva do produto na filial/matriz.


10 - Observação: Neste campo é possível inserir alguma observação sobre o pedido de transferência, produto, etc.



Na coluna Imagem podemos visualizar a imagem inserida nesse produto e também sua descrição.

Na coluna Tipo e Código, é possível identificar um produto ou serviço através das letras P (produto) e S (serviço), e visualizar os códigos dos produtos/serviços.



Ao passar o mouse por cima do código do produto/serviço, é possível visualizar informações do cadastro do produto/serviço.



Na coluna Descrição, é possível visualizar a descrição dos produtos e/ou serviços incluídos na comercialização.



Na coluna Quantidade, é possível visualizar e alterar a quantidade de itens.



Na coluna Valor Unitário (R$), é possível visualizar o valor unitário de cada produto/serviço.



Na coluna Desconto (R$), é possível inserir um desconto no valor unitário daquele produto/serviço.



Na coluna Total (R$), é possível visualizar o cálculo do valor total daquele produto/serviço.



Ao passar o mouse por cima do valor total do produto/serviço, é possível visualizar informações de desconto, acréscimo, tabela comercial, etc. (alterações feitas através do ícone ).



No item Pagamento, existem as seguintes opções:


1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de pagamento, se será À vista ou A prazo.


2 - Faturar?: Caso você tenha o módulo Financeiro, neste campo será possível selecionar se haverá integração com o módulo financeiro. Existem as seguintes opções:


  • Sim: Ao selecionar esta opção, será feita a integração com o módulo Financeiro, ou seja, será gerado uma conta a receber no Gerenciar recebimentos.

  • Não: Ao selecionar esta opção, não será feita a integração com o módulo financeiro.

  • Faturar depois: Ao selecionar esta opção, o registro da venda realizada ficará salvo em Financeiro > Faturamento, podendo ser feita a geração da conta no financeiro posteriormente. 



Para informar um tipo de pagamento à vista, selecione o Tipo Pagamento À Vista, e em seguida clique no botão Novo Pagamento.



Ao clicar no botão Novo Pagamento, será necessário preencher as seguintes informações:


1 - Forma de Pagamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de pagamento, como por exemplo, dinheiro, cartão de débito, depósito bancário, transferência online, etc.


2 - Data de Pagamento: Neste campo será apresentado a data que está ocorrendo o pagamento, podendo ser alterado conforme a data que será realizado o pagamento.


3 - Valor Pago: Neste campo será apresentado o valor total da venda, podendo ser alterado conforme o valor pago.



Para remover o pagamento informado, clique no ícone ou no botão Limpar Pagamentos.



Para informar um tipo de pagamento parcelado, selecione o Tipo Pagamento A Prazo.



Ao selecionar a opção Tipo Pagamento A Prazo, será necessário preencher as seguintes informações:


1 - Forma de Pagamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de pagamento, como por exemplo, boleto, cartão de crédito, duplicata, etc.


2 - Forma de Parcelamento: Neste campo é necessário selecionar qual será a forma de parcelamento, como por exemplo, 2x, 6x sem juros, Entrada + 4x, etc.


3 - : Ao clicar nesse ícone será possível realizar o cadastro de uma nova forma de parcelamento.



Para realizar simulações de parcelamento conforme as formas de parcelamento cadastradas no sistema clique no botão Simular Parcelamentos.



Ao clicar no botão Simular Parcelamentos, será aberto uma modal onde será possível realizar as seguintes opções:


1 - Possui Juros? e Possui Entrada?: Nestes campos é possível selecionar para visualização, as formas de parcelamento com ou sem juros e/ou entrada.


2 - Selecionar: Ao clicar no ícone será selecionado a forma de parcelamento correspondente.


3 - Parcelamento: Neste campo é apresentado conforme a forma de parcelamento, uma simulação de como ficaria a distribuição das parcelas.


4 - Detalhamento: Ao passar o mouse por cima do ícone será possível visualizar mais informações do cadastro da forma de parcelamento, como por exemplo, data do primeiro vencimento, período do vencimento, % de juros, etc.



Após realizar o preenchimento necessário ou selecionar a opção de simulação desejada, clique no botão Gerar Pagamentos para que o sistema realize o cálculo das parcelas e inclua o pagamento na comercialização.



Ao clicar no botão Gerar Pagamentos, abaixo será apresentado o pagamento selecionado, podendo ainda realizar a alteração da Data de Pagamento, Forma de Pagamento e Valor Pago.



Para remover o pagamento informado, clique no ícone ou no botão Limpar Pagamentos.



No item Totalizadores, é apresentado as seguintes informações:


  • Valor Parcelável: Neste campo é apresentado o valor dos produtos/serviços que podem ser parcelados, conforme o que está selecionado no cadastro do produto/serviço.

  • Valor Não Parcelável: Neste campo é apresentado o valor dos produtos/serviços que não podem ser parcelados, conforme o que está selecionado no cadastro do produto/serviço.

  • Total A Pagar - Total Pago: Neste campo é apresentado o valor pendente de pagamento (total a pagar menos o total pago).



Caso tenha sido selecionado a opção de integração com o módulo financeiro SIM (no item Pagamento > Faturar: Sim), serão apresentados mais alguns campos para preenchimento.



No item Opções de preenchimento de campos do contas a receber, existem as seguintes opções:


  • Usar Perfil Financeiro: Ao selecionar esta opção, é possível selecionar um perfil financeiro. O perfil financeiro é uma configuração pré definida para facilitar o preenchimento de certas informações, como por exemplo, histórico, plano de contas, tipo de conta, centro de custo, lembretes por e-mail, etc.



  • Preencher Manualmente: Ao selecionar esta opção, será necessário preencher as informações manualmente. Selecione a conta bancária ou o caixa correspondente para geração da conta no financeiro.



Caso você tenha o módulo Boleto, e selecione a opção de forma de pagamento boleto, será apresentado o campo Contrato Boleto. Ao selecionar uma conta bancária e um contrato boleto correspondente, o boleto registrado referente a essa comercialização será gerado automaticamente.



No item Parcelamento, será apresentado as parcelas referentes a comercialização para geração de conta no módulo financeiro.



Na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar informações da parcela financeira através do ícone

  • Excluir a parcela através do ícone

  • Visualizar informações da conta que será gerada através do ícone



Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações das contas geradas:


  • Parcela

  • Status

  • Forma de Pagamento

  • Conta Bancária / Caixa

  • Vencimento

  • Valor



Ainda no item Parcelamento, abaixo é apresentado a quantidade de parcelas geradas, o valor total das parcelas e se há alguma diferença pendente de valor a ser pago.



No item Parametrização de Contas A Receber, na aba Dados Gerenciais e Contábeis, é possível inserir as seguintes informações para a geração da conta no financeiro:


1 - Plano de Contas: Neste campo é possível realizar a pesquisa por planos de contas cadastrados e inseri-lo na conta que está sendo gerada. A pesquisa é feita através do ícone . Para remover plano de contas selecionado, clique no ícone .


2 - Histórico: Neste campo é possível selecionar um histórico para a conta que está sendo gerada, como por exemplo, Vendas, Serviços.


3 - Tipo Conta: Neste campo é possível selecionar o tipo de conta que está sendo gerada, como por exemplo, Receita.



Para adicionar um Centro de Custo a conta que está sendo gerada, clique no botão Adicionar Centro de Custos (Rateio).



Ao clicar no botão Adicionar Centro de Custos (Rateio), será possível realizar as seguintes opções:


1 - Remover: Ao clicar no ícone , é possível remover o centro de custo.


2 - Centro de Custo: Neste campo é possível selecionar a qual centro de custo irá pertencer essa conta que está sendo gerada, como por exemplo, Comercial.


3 - Percentual: Neste campo é possível informar qual o percentual que esta conta que está sendo gerada significará para aquele centro de custo. Por exemplo, pode ser incluído 2 centros de custos, 50% Comercial e 50% Estoque ou 70% Comercial e 30% Estoque, 100% Comercial, e assim por diante. A porcentagem é definida conforme a sua preferência.


4 - Valor: Neste campo é apresentado o valor da venda, conforme a porcentagem informada no campo 3.



Na aba Dados Adicionais, é possível inserir observações e enviá-las para o módulo financeiro.



Na aba Lembretes/E-mail, é possível deixar pré-configurado o envio de e-mails para você e seu cliente. Existem as seguintes opções:


  • Lembrar-me: Ao selecionar esta opção, é possível informar a quantidade de dias antes do vencimento, e para qual e-mail o sistema irá enviar um lembrete referente a essa conta que está sendo gerada, informando que ela está para vencer (caso o pagamento não tenha sido à vista).

  • Lembrar cliente: Ao selecionar esta opção, é possível informar a quantidade de dias antes do vencimento, e para qual e-mail do cliente o sistema irá enviar um lembrete referente a essa conta que está sendo gerada, informando que ela está para vencer (caso o pagamento não tenha sido à vista).

  • Permitir envio de boleto ao cliente para o e-mail: Ao selecionar esta opção, é possível informar um e-mail para que o sistema realize o envio de boleto ao cliente.

  • Permitir envio de duplicata ao cliente para o e-mail: Ao selecionar esta opção, é possível informar um e-mail para que o sistema realize o envio da duplicata ao cliente.

  • Permitir envio de recibo ao cliente para o e-mail: Ao selecionar esta opção, é possível informar um e-mail para que o sistema realize o envio de recibo ao cliente.



No item Totais, é apresentado as seguintes informações da comercialização:


  • Itens: Neste campo é informado a quantidade de itens (produtos/serviços) contidos na comercialização.

  • Frete: Neste campo é informado o valor do frete dos produtos.

  • Produtos: Neste campo é apresentado o valor total de produtos contidos na comercialização.

  • Serviços: Neste campo é apresentado o valor total de serviços contidos na comercialização.

  • Acréscimos: Neste campo é informado o valor de acréscimos.

  • Descontos: Neste campo é informado o valor de descontos (desconto e desconto destacado).

  • A Pagar: Neste campo é apresentado o valor total a pagar.

  • Troco: Neste campo é apresentado o valor de troco que deve ser devolvido ao cliente.



Ao clicar em Salvar, a venda será salva, porém não será fechada, e será possível realizar download do orçamento.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Fechar Venda, para que a comercialização seja finalizada e fechada. Ao clicar nesse botão, a venda não pode mais ser alterada.



Ao clicar no botão “Salvar”, é habilitado o botão Ações.



Ao passar o mouse por cima do botão Ações, teremos as seguintes opções:


  • Ajuste de Valores de Produtos: É utilizado para realizar o ajuste de Tabela Comercial e de valores de todos os produtos incluídos na comercialização.

  • Ajuste de Valores de Serviço: É utilizado para realizar o ajuste de Tabela Comercial e de valores de todos os serviços incluídos na comercialização.

  • Atualizar Frete: É utilizado para aplicar um valor de frete ao total do pedido.

  • Observações: É utilizado para incluir observações no pedido (Gerais ou de Garantia) ou observações para serem enviadas a NF-e.

  • Enviar E-mail: É utilizado para enviar orçamento ao e-mail cadastrado do cliente.


Observação: As opções que contém o ícone só estarão disponíveis assim que a venda estiver fechada.



Ao clicar no botão “Fechar Venda”, o status é alterado para “Fechado” e é habilitado o botão Ações.



Ao passar o mouse por cima do botão Ações, teremos as seguintes opções:


  • Emitir NF-e: É utilizado como atalho para emissão de uma nova NF-e.

  • Emitir NFS-e: É utilizado como atalho para emissão de uma nova NFS-e.

  • Observações: É utilizado para incluir observações no pedido (Gerais ou de Garantia) ou observações para serem enviadas a NF-e.

  • Enviar E-mail: É utilizado para enviar pedido ao e-mail cadastrado do cliente.


Observação: As opções que contém o ícone só estarão disponíveis antes do fechamento da venda (ao clicar apenas em Salvar).



Ao clicar no botão “Salvar” ou “Fechar Venda” é habilitado o botão Imprimir.



Ao passar o mouse por cima do botão Imprimir, é possível realizar o download dos seguintes documentos:


  • Orçamento / Pedido

  • Orçamento / Pedido - Paisagem

  • Cupom de Conferência

  • Separação (Utilizado para separação de pedido no estoque)



Ao finalizar todo o pedido, caso deseje realizar uma nova comercialização, clique no botão “Nova Venda”.




    • Related Articles

    • Como realizar uma venda (Crediário à vista)

      Para realizar uma venda, acesse Comercial > Nova Venda. Essa opção de venda com forma de pagamento CREDIÁRIO À VISTA é utilizada quando o cliente realiza o pagamento adiantado para posteriormente realizar uma compra ou quando o cliente faz a ...
    • Como realizar uma venda (Crediário à prazo)

      Para realizar uma venda, acesse Comercial > Nova Venda. Essa opção de venda com forma de pagamento CREDIÁRIO À PRAZO é utilizada quando o cliente realiza uma compra e posteriormente irá realizar o pagamento. Observação: Abaixo será apresentado o ...
    • Como realizar uma venda com entrega futura

      Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo: Vídeo: Módulo Comercial Caso deseje um passo a passo descritivo sobre realização de uma venda com entraga futura, siga as orientações abaixo: Em muitos casos, surge a ...
    • Como realizar uma venda no TotalPDV

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de NFC-e clique no botão abaixo: Vídeo: Vendendo no PDV Se deseja um passo a passo sopbre como realizar uma venda no PDV veja o artigo abaixo: Para realizar uma venda, acesse o TotalPDV e em ...
    • Como realizar uma venda com produtos compartilhados entre filiais

      Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo: Vídeo: Módulo Comercial Caso deseje um passo a passo descritivo sobre como realizar uma venda entre filiais, siga as orientações abaixo: Em certos casos é necessário ...