Para realizar o cadastro de formas de pagamento, acesse Administrativo > Cadastros > Forma de Pagamento.
No módulo crediário será necessário realizar o cadastro de forma de pagamento para poder utilizar o recurso. Existem 2 formas de pagamento: CREDIÁRIO À VISTA e CREDIÁRIO À PRAZO.
A forma de pagamento CREDIÁRIO À VISTA será utilizada, por exemplo, quando o cliente realiza o pagamento adiantado ou realiza uma devolução de pedido e fica com algum valor disponível para realizar compras posteriormente.
A forma de pagamento CREDIÁRIO À PRAZO será utilizada, por exemplo, quando o cliente realiza uma compra e posteriormente irá realizar o pagamento.
CADASTRO DE FORMA DE PAGAMENTO À VISTA
No item Filtros, clique no botão “Nova Forma de Pagamento/Recebimento”.
No item Informações Principais, é possível inserir informações como tipo e forma de pagamento, descrição, etc.
1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar a opção Crédito Loja.
2 - Descrição: Neste campo é necessário informar a descrição, como por exemplo: CREDIÁRIO À VISTA.
3 - Forma: Neste campo é necessário selecionar a opção À vista.
4 - Utilizar em Contas: Neste campo é necessário selecionar se esta forma de pagamento será utilizada em contas a pagar, contas a receber ou ambos. Neste caso, selecione pelo menos a opção A Receber.
No item Informações de Conta Bancária/Caixa, é possível selecionar uma conta bancária ou um caixa na qual a movimentação financeira será realizada.
No item Informações que serão habilitadas em lançamento financeiro, é possível selecionar se a forma de pagamento será habilitada em lançamentos financeiros, como por exemplo em duplicatas.
No item Configuração Adicional, é possível habilitar configurações de abertura de caixa e entrada.
1 - Verifica Gestão de Crédito: Essa opção deve ser selecionada.
2 - Verifica Abertura de Caixa: Para habilitar essa opção é necessário selecionar a opção de ‘caixa’ em Informações de Conta Bancária/Caixa.
3 - Adiantamento/Entrada: Ao selecionar esta opção, só será possível incluir duplicatas com data retroativa na fatura da DANFE.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial de “Cadastro de Forma de Pagamento”.
CADASTRO DE FORMA DE PAGAMENTO À PRAZO
No item Filtros, clique no botão “Nova Forma de Pagamento/Recebimento”.
No item Informações Principais, é possível inserir informações como tipo e forma de pagamento, descrição, etc.
1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar a opção Crédito Loja.
2 - Descrição: Neste campo é necessário informar a descrição, como por exemplo: CREDIÁRIO À PRAZO.
3 - Forma: Neste campo é necessário selecionar a opção À prazo.
4 - Utilizar em Contas: Neste campo é necessário selecionar se esta forma de pagamento será utilizada em contas a pagar, contas a receber ou ambos. Neste caso, selecione pelo menos a opção A Receber.
No item Informações de Conta Bancária/Caixa, é possível selecionar uma conta bancária ou um caixa na qual a movimentação financeira será realizada.
No item Informações que serão habilitadas em lançamento financeiro, é possível selecionar se a forma de pagamento será habilitada em lançamentos financeiros, como por exemplo em duplicatas.
No item Configuração Adicional, é possível habilitar configurações de abertura de caixa e entrada.
1 - Verifica Gestão de Crédito: Essa opção deve ser selecionada.
2 - Verifica Abertura de Caixa: Para habilitar essa opção é necessário selecionar a opção de ‘caixa’ em Informações de Conta Bancária/Caixa.
3 - Adiantamento/Entrada: Ao selecionar esta opção, só será possível incluir duplicatas com data retroativa na fatura da DANFE.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial de “Cadastro de Forma de Pagamento”.
Após cadastrar as formas de pagamento, será necessário realizar uma das seguintes ações a seguir:
Realizar a liberação de crédito ao cliente, ou seja, liberar um limite de crédito ao cliente para que o pagamento possa ser realizado posteriormente.
Para verificar como realizar a liberação de crédito a prazo para o cliente, clique aqui.
Registrar o crédito à vista (pagamento adiantado), ou seja, quando o cliente possui algum valor disponível para realizar compras posteriormente, ou no caso por exemplo de uma devolução, onde o cliente devolveu o produto e ficou com o valor em crédito para realizar uma compra posteriormente.
Para verificar como realizar o lançamento do valor que o cliente adiantou, clique aqui.