Como realizar o cadastro e gerenciamento de formas de pagamento

Como realizar o cadastro e gerenciamento de formas de pagamento

Para acessar o vídeo completo referente ao módulo financeiro clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de formas de pagamento, siga as orientações abaixo:


Para realizar o cadastro de formas de pagamento, acesse Financeiro > Cadastros > Forma de Pagamento.


Formas de pagamento referem-se a métodos utilizados para o fechamento da venda, pagamento de contas, ou seja, é o recurso usado para a efetivação da troca financeira. Pode ser, por exemplo, cartão de crédito ou débito, cheque, dinheiro, boleto bancário, entre outros.


No item Filtros, clique no botão Nova Forma de Pagamento/Recebimento.

Observação: Algumas formas de pagamento já vem cadastradas por padrão no sistema. 



No item Informações Principais, é possível inserir informações como tipo e forma de pagamento, descrição, etc.


1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar um tipo de pagamento, conforme lista disponibilizada pelo Sefaz que envia a informação de pagamento na NF-e, também é utilizado para controle dos campos adicionais que aparecerão conforme a necessidade da forma de pagamento.


2 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para a forma de pagamento.


3 - Forma: Neste campo é necessário selecionar uma forma de pagamento. Exemplo: À vista, a prazo, outros.


4 - Utilizar em Contas: Neste campo é necessário selecionar se esta forma de pagamento será utilizada em contas a pagar, contas a receber ou ambos.



No item Informações de Conta Bancária/Caixa, é possível selecionar uma conta bancária ou um caixa na qual a movimentação financeira será realizada.



No item Informações que serão habilitadas em lançamento financeiro, é possível selecionar se a forma de pagamento será habilitada em lançamentos financeiros, como por exemplo em duplicatas.

Observação: As opções apresentadas neste item são alteradas conforme o tipo de pagamento selecionado.



No item Configuração Adicional, é possível habilitar configurações de abertura de caixa, gestão de crédito e adiantamento/entrada.


1 - Verifica Gestão de Crédito: Ao selecionar esta opção, a forma de pagamento poderá ser utilizada na gestão de crédito (utilizado para quem possui o módulo Crediário).


2 - Verifica Abertura de Caixa: Para habilitar essa opção é necessário selecionar a opção de ‘caixa’ em Informações de Conta Bancária/Caixa.


3 - Adiantamento/Entrada: Ao selecionar esta opção, só será possível incluir duplicatas com data retroativa na fatura da DANFE.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Formas de Pagamento.




GERENCIAMENTO DE FORMAS DE PAGAMENTO


Para realizar o gerenciamento de formas de pagamento, acesse Financeiro > Cadastros > Forma de Pagamento.


No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de formas de pagamento através de cadastros ativos, inativos ou ambos, de formas de pagamento utilizados em contas a pagar, a receber ou outros e/ou através da descrição da forma de pagamento.



Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as formas de pagamento cadastradas. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.



Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.



Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar o cadastro da forma de pagamento através do ícone

  • Excluir o cadastro da forma de pagamento através do ícone

  • Verificar informações habilitadas na forma de pagamento através do ícone



Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro da forma de pagamento, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:


  • : Cadastro Ativo

  • : Cadastro Inativo



Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro da forma de pagamento:


  • Descrição

  • Tipo

  • Usar em Conta a Pagar

  • Usar em Conta a Receber




Para acessar o vídeo explicativo completo sobre o módulo Financeiro clique aqui!


    • Related Articles

    • Como realizar o cadastro de nova forma de pagamento dentro do PDV

      Para cadastrar uma nova forma de pagamento no PDV devemos acessar na tela inicial: Cadastros > Formas de Pagamento Após deve clicar em Nova Forma de Pagamento. Será aberto a janela de cadastro onde deverá ser preenchido: 1. Descrição: Esse é o nome ...
    • Como realizar o cadastro e gerenciamento de formas de pagamento

      Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo: Vídeo: Módulo Comercial Caso deseje um passo a passo descritivo sobre criação e gerenciamento de formas de pagamento, siga as orientações abaixo: Para realizar o ...
    • Gerenciamento de produtos e serviços

      Para acessar o vídeo referente ao gerenciamento de produtos e serviços clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciando produtos e serviços Caso deseje um passo a passo descritivo sobre gerenciamento de produtos e serviços, siga as orientações abaixo: Para ...
    • Como realizar o cadastro e gerenciar formas de pagamento

      Para acessar o vídeo completo referente ao módulo administrativo clique no botão abaixo: Vídeo: Módulo administrativo Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de formas de pagamento, siga as orientações abaixo: Como ...
    • Como realizar o cadastro de formas de pagamento

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de NF-e Caso queira saber como realizar o cadastro de uma forma de pagamento veja o artigo abaixo.Para realizar o cadastro de formas de ...