Como realizar o cadastro de formas de pagamento

Como realizar o cadastro de formas de pagamento

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Caso queira saber como realizar o cadastro de uma forma de pagamento veja o artigo abaixo.
Para realizar o cadastro de formas de pagamento, acesse NF-e > Cadastros > Forma de Pagamento.


Formas de pagamento referem-se a métodos utilizados para o fechamento da venda, pagamento de contas, ou seja, é o recurso usado para a efetivação da troca financeira. Pode ser, por exemplo, cartão de crédito ou débito, cheque, dinheiro, boleto bancário, entre outros.


No item Filtros, clique no botão Nova Forma de Pagamento/Recebimento.

Observação: Algumas formas de pagamento já vem cadastradas por padrão no sistema. 



No item Informações Principais, é possível inserir informações como tipo e forma de pagamento, descrição, etc.


1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar um tipo de pagamento, conforme lista disponibilizada pelo Sefaz que envia a informação de pagamento na NF-e, também é utilizado para controle dos campos adicionais que aparecerão conforme a necessidade da forma de pagamento.


2 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para a forma de pagamento.


3 - Forma: Neste campo é necessário selecionar uma forma de pagamento. Exemplo: À vista, a prazo, outros.


4 - Utilizar em Contas: Neste campo é necessário selecionar se esta forma de pagamento será utilizada em contas a pagar, contas a receber ou ambos.



No item Informações de Conta Bancária/Caixa, é possível selecionar uma conta bancária ou um caixa na qual a movimentação financeira será realizada.



No item Informações que serão habilitadas em lançamento financeiro, é possível selecionar se a forma de pagamento será habilitada em lançamentos financeiros, como por exemplo em duplicatas.

Observação: As opções apresentadas neste item são alteradas conforme o tipo de pagamento selecionado.



No item Configuração Adicional, é possível habilitar configurações de abertura de caixa, gestão de crédito e adiantamento/entrada.


1 - Verifica Gestão de Crédito: Ao selecionar esta opção, a forma de pagamento poderá ser utilizada na gestão de crédito (utilizado para quem possui o módulo Crediário).


2 - Verifica Abertura de Caixa: Para habilitar essa opção é necessário selecionar a opção de ‘caixa’ em Informações de Conta Bancária/Caixa.


3 - Adiantamento/Entrada: Ao selecionar esta opção, só será possível incluir duplicatas com data retroativa na fatura da DANFE.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Formas de Pagamento.