Para acessar o vídeo completo referente ao módulo administrativo clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de formas de pagamento, siga as orientações abaixo:
Formas de pagamento referem-se a métodos utilizados para o fechamento da venda, pagamento de contas, ou seja, é o recurso usado para a efetivação da troca financeira. Pode ser, por exemplo, cartão de crédito ou débito, cheque, dinheiro, boleto bancário, entre outros.
No item Filtros, clique no botão Nova Forma de Pagamento/Recebimento.
Observação: Algumas formas de pagamento já vem cadastradas por padrão no sistema.
No item Informações Principais, é possível inserir informações como tipo e forma de pagamento, descrição, etc.
1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar um tipo de pagamento, conforme lista disponibilizada pelo Sefaz que envia a informação de pagamento na NF-e, também é utilizado para controle dos campos adicionais que aparecerão conforme a necessidade da forma de pagamento.
2 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para a forma de pagamento.
3 - Forma: Neste campo é necessário selecionar uma forma de pagamento. Exemplo: À vista, a prazo, outros.
4 - Utilizar em Contas: Neste campo é necessário selecionar se esta forma de pagamento será utilizada em contas a pagar, contas a receber ou ambos.
No item Informações de Conta Bancária/Caixa, é possível selecionar uma conta bancária ou um caixa na qual a movimentação financeira será realizada.
No item Informações que serão habilitadas em lançamento financeiro, é possível selecionar se a forma de pagamento será habilitada em lançamentos financeiros, como por exemplo em duplicatas.
Observação: As opções apresentadas neste item são alteradas conforme o tipo de pagamento selecionado.
No item Configuração Adicional, é possível habilitar configurações de abertura de caixa, gestão de crédito e adiantamento/entrada.
1 - Verifica Gestão de Crédito: Ao selecionar esta opção, a forma de pagamento poderá ser utilizada na gestão de crédito (utilizado para quem possui o módulo Crediário).
2 - Verifica Abertura de Caixa: Para habilitar essa opção é necessário selecionar a opção de ‘caixa’ em Informações de Conta Bancária/Caixa.
3 - Adiantamento/Entrada: Ao selecionar esta opção, só será possível incluir duplicatas com data retroativa na fatura da DANFE.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Formas de Pagamento.
Para realizar o gerenciamento de formas de pagamento, acesse Administrativo > Cadastros > Forma de Pagamento.
No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de formas de pagamento através de cadastros ativos, inativos ou ambos, de formas de pagamento utilizados em contas a pagar, a receber ou outros e/ou através da descrição da forma de pagamento.
Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as formas de pagamento cadastradas. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:
Editar o cadastro da forma de pagamento através do ícone
Excluir o cadastro da forma de pagamento através do ícone
Verificar informações habilitadas na forma de pagamento através do ícone
Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro da forma de pagamento, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:
: Cadastro Ativo
: Cadastro Inativo
Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro da forma de pagamento:
Descrição
Tipo
Usar em Conta a Pagar
Usar em Conta a Receber