Como realizar o cadastro e gerenciar formas de pagamento

Como realizar o cadastro e gerenciar formas de pagamento

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Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de formas de pagamento, siga as orientações abaixo:


Como realizar o cadastro de uma Forma de Pagamento


Formas de pagamento referem-se a métodos utilizados para o fechamento da venda, pagamento de contas, ou seja, é o recurso usado para a efetivação da troca financeira. Pode ser, por exemplo, cartão de crédito ou débito, cheque, dinheiro, boleto bancário, entre outros.


Para realizar o cadastro de formas de pagamento, acesse Administrativo > Cadastros > Forma de Pagamento.


No item Filtros, clique no botão Nova Forma de Pagamento/Recebimento.

Observação: Algumas formas de pagamento já vem cadastradas por padrão no sistema. 




No item Informações Principais, é possível inserir informações como tipo e forma de pagamento, descrição, etc.


1 - Tipo Pagamento: Neste campo é necessário selecionar um tipo de pagamento, conforme lista disponibilizada pelo Sefaz que envia a informação de pagamento na NF-e, também é utilizado para controle dos campos adicionais que aparecerão conforme a necessidade da forma de pagamento.


2 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para a forma de pagamento.


3 - Forma: Neste campo é necessário selecionar uma forma de pagamento. Exemplo: À vista, a prazo, outros.


4 - Utilizar em Contas: Neste campo é necessário selecionar se esta forma de pagamento será utilizada em contas a pagar, contas a receber ou ambos.




No item Informações de Conta Bancária/Caixa, é possível selecionar uma conta bancária ou um caixa na qual a movimentação financeira será realizada.




No item Informações que serão habilitadas em lançamento financeiro, é possível selecionar se a forma de pagamento será habilitada em lançamentos financeiros, como por exemplo em duplicatas.

Observação: As opções apresentadas neste item são alteradas conforme o tipo de pagamento selecionado.




No item Configuração Adicional, é possível habilitar configurações de abertura de caixa, gestão de crédito e adiantamento/entrada.


1 - Verifica Gestão de Crédito: Ao selecionar esta opção, a forma de pagamento poderá ser utilizada na gestão de crédito (utilizado para quem possui o módulo Crediário).
2 - Verifica Abertura de Caixa: Para habilitar essa opção é necessário selecionar a opção de ‘caixa’ em Informações de Conta Bancária/Caixa.
3 - Adiantamento/Entrada: Ao selecionar esta opção, só será possível incluir duplicatas com data retroativa na fatura da DANFE.
4 - Imprimir informações habilitadas em lançamento financeiro: Com essa opção habilitada, ao imprimir o PDF do pagamento ou do recebimento que tiver essa forma de pagamento selecionada, as informações habilitadas em lançamento financeiro (campo apresentado acima) que estiverem impressas serão apresentadas no PDF.




Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Formas de Pagamento.




Como realizar o gerenciamento das Formas de Pagamento


Para realizar o gerenciamento de formas de pagamento, acesse Administrativo > Cadastros > Forma de Pagamento.


No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de formas de pagamento através de cadastros ativos, inativos ou ambos, de formas de pagamento utilizados em contas a pagar, a receber ou outros e/ou através da descrição da forma de pagamento.




Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as formas de pagamento cadastradas. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.




Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.




Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar o cadastro da forma de pagamento através do ícone

  • Excluir o cadastro da forma de pagamento através do ícone

  • Verificar informações habilitadas na forma de pagamento através do ícone




Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro da forma de pagamento, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:


  • : Cadastro Ativo

  • : Cadastro Inativo




Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro da forma de pagamento:


  • Descrição

  • Tipo

  • Usar em Conta a Pagar

  • Usar em Conta a Receber




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