Para realizar a liberação de crédito à prazo para um cliente, acesse Crediário > Gerenciar Crediário.
A liberação de crédito é utilizada quando o cliente realiza uma compra e posteriormente irá realizar o pagamento.
No item Filtros, clique no botão “Novo Limite de Crédito”.
Ao clicar no botão “Novo Limite de Crédito”, será aberto uma modal, sendo necessário preencher os seguintes campos:
1 - Cliente: Neste campo é necessário realizar a pesquisa e inserir o cliente para o qual será liberado o crédito.
Observação: O cliente já deve estar cadastrado. Para verificar como realizar o cadastro de pessoas (clientes), clique aqui.
2 - Limite de Crédito: Nesse campo é necessário informar o valor que será liberado de crédito para o cliente.
3 - Bloquear crédito após: Nesse campo é necessário informar a quantidade de dias que o cliente será bloqueado para novas compras, após o vencimento da sua conta no financeiro (ou seja, da compra que ele realizou).
Ao informar como 0 dias de vencimento, o sistema irá bloquear o cliente quando ele atingir o limite de crédito, sem considerar contas a receber atrasadas.
Quando for informado dia maior que zero, o sistema irá bloquear o cliente quando ele atingir o limite de crédito ou quando possuir alguma conta a receber atrasada, de acordo com o dia informado.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial de “Gerenciar Crediário”.
Ao realizar a liberação de crédito ao cliente, será possível realizar a venda com a opção de crediário à prazo, para verificar como realizar a venda, clique aqui.