Como realizar o cadastro de pessoas (clientes, fornecedores, transportadoras, etc)

Como realizar o cadastro de pessoas (clientes, fornecedores, transportadoras, etc)

Para acessar o vídeo referente ao cadastro de pessoas clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro de pessoas , siga as orientações abaixo: 


Para realizar o cadastro de pessoas, acesse Administrativo > Gerenciar Pessoa.
No Gerenciar Pessoa, é apresentado as pessoas cadastradas no sistema e é o local onde é possível realizar o cadastro de novas pessoas (clientes, fornecedores, motoristas, transportadoras, etc).


No item Filtros, clique no botão Nova Pessoa.


Cadastro Nova Pessoa

Na aba Informações Principais, no item Pessoa, é possível inserir dados como tipo de pessoa, nome, documento, etc.


1 - Tipo: Neste campo é obrigatório selecionar um tipo de pessoa. Na imagem a seguir, está selecionado como exemplo a opção Cliente, e temos apenas 3 tipos de pessoas cadastradas, porém é possível cadastrar novos tipos de pessoa ou inativar um tipo de pessoa em Administrativo > Cadastros > Tipo Pessoa.


2 - Situação: Neste campo é possível selecionar se a pessoa está com o cadastro Ativo ou Inativo no sistema.


3 - Nome ou Razão Social: Neste campo é obrigatório informar um Nome para pessoa (Pessoa Física) ou Razão Social para empresa (Pessoa Jurídica).


4 - Nome Fantasia: Neste campo é possível inserir o Nome Fantasia, caso esteja cadastrando uma empresa.


5 - Usuário Responsável: Neste campo é possível selecionar o usuário responsável pelo cadastro desta pessoa/empresa.


6 - Tipo de Documento e Nº de Documento: Nestes campos é obrigatório selecionar o tipo de documento (CPF ou CNPJ), e inserir o número do documento referente. Ao inserir um CNPJ e clicar na lupa, o sistema irá realizar uma busca pelo CNPJ da empresa e preencher automaticamente o endereço, telefone e razão social da empresa, sendo necessário conferir antes de salvar o cadastro.




No item Identificação, é possível inserir informações como outros tipos de documentos de identificação ou dados relacionados ao cadastro de Pessoa Jurídica.


1 - Documento de Identificação: Neste campo é possível inserir algum outro tipo de documento de identificação, que não seja os citados acima (CPF e CNPJ). Pode ser inserido, por exemplo, RG (Registro Geral), CRC (Conselho Regional de Contabilidade), etc.


2 - Órgão Expedidor: Este campo torna-se obrigatório o preenchimento, caso tenha sido informado algum Documento de Identificação (item 1).


3 - Inscrição Municipal e Data de Abertura: Nestes campos é possível informar uma Inscrição Municipal (caso possua) e selecionar a data de abertura, que refere-se a data em que a pessoa está sendo cadastrada no sistema.


4 - Classificação da Pessoa Jurídica: Neste campo é possível selecionar uma classificação para empresa/pessoa jurídica que está sendo cadastrada. Existem as seguintes opções:


  • 01 - Autarquias e Fundações Federais

  • 02 - Entidade da Administração Pública Federal

  • 03 - Pessoa Jurídica de Direito Privado

  • 04 - Sociedade Cooperativa

  • 05 - Fabricante de Máquinas e Veículos

  • 99 - Outros


5 - Identificador Estrangeiro: Neste campo é possível informar o número do passaporte ou outro documento legal que identifique a pessoa estrangeira. Preencher em caso de operação com exterior, ou para comprador estrangeiro.


6 - Identificador IE: Neste campo é possível selecionar se a pessoa/empresa que está sendo cadastrada é contribuinte de ICMS. Existem as seguintes opções:


  • Contribuinte ICMS

  • Contribuinte isento de Inscrição no cadastro de Contribuintes do ICMS

  • Não Contribuinte, que pode ou não possuir Inscrição Estadual no cadastro de Contribuintes do ICMS


7 - Inscrição Estadual: Neste campo é possível preencher a Inscrição Estadual da empresa/pessoa jurídica. Este campo torna-se obrigatório caso seja selecionada a opção Contribuinte ICMS no item Identificador IE (item 6).


8 - Inscrição SUFRAMA: Neste campo é possível preencher o PIN da Superintendência da Zona Franca de Manaus referente a empresa (caso possua).




No item Informações de E-mails, é possível cadastrar e-mails e configurá-los para recebimento automático de documentos.


1 - E-mail Administrativo: Neste campo é possível inserir o e-mail administrativo. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).


2 - E-mail Cobrança: Neste campo é possível inserir o e-mail de cobrança. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático dos boletos’, todos os boletos emitidos para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).


3 - E-mail recebimento XML: Neste campo é possível inserir o e-mail para recebimento dos XMLs de documentos fiscais. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os XMLs de documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).


4 - E-mail do Contador: Neste campo é possível inserir o e-mail do contador. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os XMLs e documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).

 

É muito importante manter o cadastro dos e-mails atualizados


No item Endereço, é possível inserir o endereço e telefones da pessoa/empresa.


1 - Logradouro: Neste campo é possível inserir o nome da rua, avenida, travessa, etc.


2 - Complemento: Neste campo é possível inserir algum complemento ao endereço (caso possua).


3 - País: Neste campo é possível selecionar o País a que pertence o endereço informado.


4 - UF: Neste campo é possível selecionar o Estado a que pertence o endereço informado.


5 - Município: Neste campo é possível selecionar o Município a que pertence o endereço informado.


6 - Número: Neste campo é possível inserir o número do endereço.


7 - CEP: Neste campo é possível inserir o CEP do endereço, onde é possível realizar pesquisa de endereço por CEP ao clicar na lupa. Ao carregar o CEP, os dados do endereço da pessoa/empresa serão carregados automaticamente, necessitando apenas preencher dados como Número e Complemento (caso haja). 


8 - Bairro: Neste campo é possível inserir o bairro a que pertence o endereço informado.


9 - Telefone e Celular: Nestes campos é possível inserir os telefones de contato da pessoa/empresa.




Na aba Informações Adicionais, no item Informações de Contato, é possível inserir outras formas de contato com a pessoa/empresa.


1 - Contato: Neste campo é possível inserir o nome da pessoa de contato.


2 - E-mail: Neste campo é possível inserir o e-mail da pessoa de contato.


3 - Web Site, End. Mapa Web e Caixa Postal: Nestes campos é possível inserir os dados de endereço eletrônico (site) e Caixa Postal.


4 - Telefone Pessoa, Telefone Alternativo, Fax, Telefone Residencial e Celular contato: Nestes campos é possível inserir os telefones e ramais de contato.




No item Representante Legal, é possível inserir dados do Representante Legal, caso esteja cadastrando uma empresa.


1 - Nome: Neste campo é possível inserir o nome do Representante Legal da empresa. Ao clicar na lupa é possível pesquisar e selecionar uma pessoa já cadastrada no sistema.


2 - RG: Neste campo é possível inserir o RG do Representante Legal da empresa.


3 - Tipo de documento e Nº Documento: Nestes campos é obrigatório selecionar o tipo de documento (CPF ou CNPJ), e inserir o número do documento referente do Representante Legal da empresa.


4 - Data de Nascimento: Neste campo é possível selecionar a data de nascimento do Representante Legal da empresa.


5 - Telefone, Ramal e Celular: Neste campo é possível inserir os telefones de contato do Representante Legal da empresa.




No item Informações Tributárias,

1 - Tipo de Consumidor é possível colocar como Normal ou Consumidor Final e, será carregado automaticamente dentro da NF-e(Nota Fiscal Eletrônica)

2 - Forma de calcular DIFAL é possível cadastrar a forma como será calculado o DIFAL (diferença de alíquota de ICMS) entre estados diferentes



No item Observação, é possível inserir alguma observação ou informação adicional referente a pessoa/empresa que está sendo cadastrada.




Na aba Endereço Alternativo, é possível adicionar mais um endereço para essa pessoa/empresa ao clicar no botão Novo Endereço Alternativo.




Ao selecionar a opção de Imprimir Endereço Alternativo como endereço principal, quando for informado um endereço alternativo na venda, o endereço alternativo será impresso como o  endereço principal do cliente.




Ao clicar em Novo Endereço Alternativo, será aberto uma modal, sendo necessário preencher as seguintes informações:


1 - Dados: Nesses campos será possível inserir informações como razão social/nome fantasia da empresa, nome de contato, inscrição estadual e municipal ou alguma observação.


2 - Endereço: Nesses campos será possível inserir informações do endereço, como por exemplo o tipo de endereço (cobrança, entrega, correspondência ou contato), CEP, UF e município, país, logradouro, número, complemento e bairro.



Na aba Informações de Marketing, no item Informações Comerciais, é possível inserir uma Referência Comercial ao clicar no botão Nova Referência Comercial.




Ao clicar em Nova Referência Comercial, será necessário preencher a Referência, selecionar o Tipo Referência (é possível cadastrar novos tipos de referência ou excluir algum tipo de referência em Administrativo > Cadastros > Tipo Referência), e inserir alguma observação, caso seja necessário.




No item Informações de Marketing, é possível inserir algumas informações específicas, que serão utilizadas principalmente no módulo Indicadores, para gerar análises.


1 - Porte Empresarial: Neste campo é possível selecionar qual o Porte Empresarial da empresa que está sendo cadastrada.


2 - Setor Econômico: Neste campo é possível selecionar a qual Setor Econômico pertence a empresa que está sendo cadastrada.


3 - Segmento Mercado: Neste campo é possível selecionar a qual Segmento de Mercado pertence a empresa que está sendo cadastrada.


4 - Origem Cliente: Neste campo é possível selecionar qual a Origem do cliente que está sendo cadastrado. A origem cliente refere-se a forma de identificar como o cliente chegou ao estabelecimento (Exemplo: Venda direta, indicação, etc), ou pode ser utilizado quando as vendas são realizadas em outro estabelecimento (feiras, campanhas, etc).




Após realizar todo o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial do Gerenciar Pessoa.