Como realizar o cadastro de pessoas (clientes, fornecedores, transportadoras, etc)

Como realizar o cadastro de pessoas (clientes, fornecedores, transportadoras, etc)

Para acessar o vídeo referente ao cadastro de pessoas clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro de pessoas, siga as orientações abaixo: 


Para realizar o cadastro de pessoas, acesse Administrativo > Gerenciar Pessoa.
No Gerenciar Pessoa, é apresentado as pessoas cadastradas no sistema e é o local onde é possível realizar o cadastro de novas pessoas (clientes, fornecedores, motoristas, transportadoras, etc).


No item Filtros, clique no botão Nova Pessoa.




Na aba Informações Principais, no item Pessoa, é possível inserir dados como tipo de pessoa, nome, documento, etc.


1 - Situação: Neste campo é possível selecionar se a pessoa está com o cadastro Ativo ou Inativo no sistema.


2 - Tipo: Neste campo é obrigatório selecionar um tipo de pessoa. Na imagem a seguir, está selecionado como exemplo a opção Cliente, e temos apenas 3 tipos de pessoas cadastradas, porém é possível cadastrar novos tipos de pessoa ou inativar um tipo de pessoa em Administrativo > Cadastros > Tipo Pessoa.


3 - Tipo de Documento e Nº de Documento: Nestes campos é obrigatório selecionar o tipo de documento (CPF ou CNPJ), e inserir o número do documento referente. Ao inserir um CNPJ e clicar na lupa, o sistema irá realizar uma busca pelo CNPJ da empresa e preencher automaticamente o endereço, telefone e razão social da empresa, sendo necessário conferir antes de salvar o cadastro.

Nos casos onde não há CNPJ deve ser preenchido com zeros para salvar o cadastros no sistema.

4 - Nome ou Razão Social: Neste campo é obrigatório informar um Nome para pessoa (Pessoa Física) ou Razão Social para empresa (Pessoa Jurídica).


5 - Nome Fantasia: Neste campo é possível inserir o Nome Fantasia, caso esteja cadastrando uma empresa.


6 - Usuário Responsável: Neste campo é possível selecionar o usuário responsável pelo cadastro desta pessoa/empresa.




Mais abaixo, na aba 1. Informações Principais, no item Identificação, é possível inserir informações como outros tipos de documentos de identificação ou dados relacionados ao cadastro de Pessoa Jurídica.


1 - Documento de Identificação: Neste campo é possível inserir algum outro tipo de documento de identificação, que não seja os citados acima (CPF e CNPJ). Pode ser inserido, por exemplo, RG (Registro Geral), CRC (Conselho Regional de Contabilidade), etc.


2 - Órgão Expedidor: Este campo torna-se obrigatório o preenchimento, caso tenha sido informado algum Documento de Identificação (item 1).


3 - Inscrição Municipal e Data de Abertura: Nestes campos é possível informar uma Inscrição Municipal (caso possua) e selecionar a data de abertura, que refere-se a data em que a pessoa está sendo cadastrada no sistema.


4 - Classificação da Pessoa Jurídica: Neste campo é possível selecionar uma classificação para empresa/pessoa jurídica que está sendo cadastrada. Existem as seguintes opções:


  • 01 - Autarquias e Fundações Federais

  • 02 - Entidade da Administração Pública Federal

  • 03 - Pessoa Jurídica de Direito Privado

  • 04 - Sociedade Cooperativa

  • 05 - Fabricante de Máquinas e Veículos

  • 99 - Outros


5 - Identificador Estrangeiro: Neste campo é possível informar o número do passaporte ou outro documento legal que identifique a pessoa estrangeira. Preencher em caso de operação com exterior, ou para comprador estrangeiro.


6 - Identificador IE: Neste campo é possível selecionar se a pessoa/empresa que está sendo cadastrada é contribuinte de ICMS. Existem as seguintes opções:


  • Contribuinte ICMS

  • Contribuinte isento de Inscrição no cadastro de Contribuintes do ICMS

  • Não Contribuinte, que pode ou não possuir Inscrição Estadual no cadastro de Contribuintes do ICMS


7 - Inscrição Estadual: Neste campo é possível preencher a Inscrição Estadual da empresa/pessoa jurídica. Este campo torna-se obrigatório caso seja selecionada a opção Contribuinte ICMS no item Identificador IE (item 6).


8 - Inscrição SUFRAMA: Neste campo é possível preencher o PIN da Superintendência da Zona Franca de Manaus referente a empresa (caso possua).




No item Informações de E-mails, é possível cadastrar e-mails e configurá-los para recebimento automático de documentos.


1 - E-mail Administrativo: Neste campo é possível inserir o e-mail administrativo. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).


2 - E-mail Cobrança: Neste campo é possível inserir o e-mail de cobrança. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático dos boletos’, todos os boletos emitidos para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).


3 - E-mail recebimento XML: Neste campo é possível inserir o e-mail para recebimento dos XMLs de documentos fiscais. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os XMLs de documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).


4 - E-mail do Contador: Neste campo é possível inserir o e-mail do contador. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os XMLs e documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).

 



No item Endereço, é possível inserir o endereço e telefones da pessoa/empresa.


1 - Logradouro: Neste campo é possível inserir o nome da rua, avenida, travessa, etc.


2 - Complemento: Neste campo é possível inserir algum complemento ao endereço (caso possua).


3 - País: Neste campo é possível selecionar o País a que pertence o endereço informado.


4 - UF: Neste campo é possível selecionar o Estado a que pertence o endereço informado.


5 - Município: Neste campo é possível selecionar o Município a que pertence o endereço informado.


6 - CEP: Neste campo é possível inserir o CEP do endereço, onde é possível realizar pesquisa de endereço por CEP ao clicar na lupa. Ao carregar o CEP, os dados do endereço da pessoa/empresa serão carregados automaticamente, necessitando apenas preencher dados como Número e Complemento (caso haja). 


7 - Número: Neste campo é possível inserir o número do endereço.


8 - Bairro: Neste campo é possível inserir o bairro a que pertence o endereço informado.


9 - Telefone e Celular: Nestes campos é possível inserir os telefones de contato da pessoa/empresa.




Na aba Informações Adicionais, no item Informações de Contato, é possível inserir outras formas de contato com a pessoa/empresa.


1 - Contato: Neste campo é possível inserir o nome da pessoa de contato.


2 - E-mail: Neste campo é possível inserir o e-mail da pessoa de contato.


3 - Web Site, End. Mapa Web e Caixa Postal: Nestes campos é possível inserir os dados de endereço eletrônico (site) e Caixa Postal.


4 - Telefone Pessoa, Telefone Alternativo, Fax, Telefone Residencial e Celular contato: Nestes campos é possível inserir os telefones e ramais de contato.




No item Representante Legal, é possível inserir dados do Representante Legal, caso esteja cadastrando uma empresa.


1 - Nome: Neste campo é possível inserir o nome do Representante Legal da empresa. Ao clicar na lupa é possível pesquisar e selecionar uma pessoa já cadastrada no sistema.


2 - RG: Neste campo é possível inserir o RG do Representante Legal da empresa.


3 - Data de Nascimento: Neste campo é possível selecionar a data de nascimento do Representante Legal da empresa.


4 - Tipo de documento e Nº Documento: Nestes campos é obrigatório selecionar o tipo de documento (CPF ou CNPJ), e inserir o número do documento referente do Representante Legal da empresa.


5 - E-mail: Neste campo é possível informar o e-mail do Representante Legal


6 - Telefone, Ramal e Celular: Neste campo é possível inserir os telefones de contato do Representante Legal da empresa.




No item Informações Tributárias,

1 - Tipo de Consumidor é possível colocar como Normal ou Consumidor Final e, será carregado automaticamente dentro da NF-e(Nota Fiscal Eletrônica)

2 - Forma de calcular DIFAL é possível cadastrar a forma como será calculado o DIFAL (diferença de alíquota de ICMS) entre estados diferentes



No item Observação, é possível inserir alguma observação ou informação adicional referente a pessoa/empresa que está sendo cadastrada.




Na aba Endereço Alternativo, é possível adicionar mais um endereço para essa pessoa/empresa ao clicar no botão Novo Endereço Alternativo.




Ao clicar em Novo Endereço Alternativo, será aberta uma modal, sendo necessário preencher as seguintes informações:


1 - Dados: Nesses campos será possível inserir informações como razão social/nome fantasia da empresa, nome de contato, inscrição estadual e municipal ou alguma observação.


2 - Endereço: Nesses campos será possível inserir informações do endereço, como por exemplo o tipo de endereço (cobrança, entrega, correspondência ou contato), CEP, UF e município, país, logradouro, número, complemento e bairro.




Ao selecionar a opção de Imprimir Endereço Alternativo como endereço principal, quando for informado um endereço alternativo na venda, o endereço alternativo será impresso como o  endereço principal do cliente.




Na aba Informações de Marketing, no item Informações Comerciais, é possível inserir uma Referência Comercial ao clicar no botão Nova Referência Comercial.




Ao clicar em Nova Referência Comercial, será necessário preencher a Referência, selecionar o Tipo Referência (é possível cadastrar novos tipos de referência ou excluir algum tipo de referência em Administrativo > Cadastros > Tipo Referência), e inserir alguma observação, caso seja necessário.




No item Informações de Marketing, é possível inserir algumas informações específicas, que serão utilizadas principalmente no módulo Indicadores, para gerar análises.


1 - Porte Empresarial: Neste campo é possível selecionar qual o Porte Empresarial da empresa que está sendo cadastrada.


2 - Setor Econômico: Neste campo é possível selecionar a qual Setor Econômico pertence a empresa que está sendo cadastrada.


3 - Segmento Mercado: Neste campo é possível selecionar a qual Segmento de Mercado pertence a empresa que está sendo cadastrada.


4 - Origem Cliente: Neste campo é possível selecionar qual a Origem do cliente que está sendo cadastrado. A origem cliente refere-se a forma de identificar como o cliente chegou ao estabelecimento (Exemplo: Venda direta, indicação, etc), ou pode ser utilizado quando as vendas são realizadas em outro estabelecimento (feiras, campanhas, etc).




Na aba Informações Comerciais, você pode configurar informações que serão utilizadas nas vendas feitas que estiverem usando esse cadastro de pessoa. Você pode usar as seguintes opções:

1 - Tabela Comercial Padrão: com essa opção você pode definir qual será a tabela comercial padrão a ser usada para esse cliente.

2 - Tabelas Comerciais Vinculadas ao Cliente: ao clicar no botão Vincular Tabela Comercial, é possível vincular tabelas comerciais já existentes que tenham regras de descontos ou acréscimos por cliente a esse cadastro de cliente.



Após realizar todo o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial do Gerenciar Pessoa.