No Gerenciar Pessoa, é apresentado os clientes cadastrados no sistema e é o local onde é possível realizar o cadastro de novos clientes.
Observação: É recomendado realizar o cadastro de clientes pelo TotalERP (não pelo TotalPDV), por ser um sistema em nuvem e não ter risco desses cadastros serem perdidos, caso a máquina onde o TotalPDV esteja instalado seja formatada, por exemplo.
No item Filtros, clique no botão “Nova Pessoa”.
Na aba Informações Principais, no item Pessoa, é possível inserir dados como tipo de pessoa, nome, documento, etc.
1 - Tipo: Neste campo é obrigatório selecionar um tipo de pessoa. Na imagem a seguir, está selecionado como exemplo a opção Cliente, e temos apenas 3 tipos de pessoas cadastradas, porém é possível cadastrar novos tipos de pessoa ou excluir algum tipo de pessoa em Administrativo > Cadastros > Tipo Pessoa.
2 - Situação: Neste campo é possível selecionar se a pessoa está com o cadastro Ativo ou Inativo. Na imagem a seguir, está selecionado como exemplo a opção Ativo.
3 - Nome ou Razão Social: Neste campo é obrigatório informar um Nome para pessoa (CPF) ou Razão Social para empresa (CNPJ).
4 - Nome Fantasia: Neste campo é possível inserir o Nome Fantasia, caso esteja cadastrando uma empresa.
5 - Usuário Responsável: Neste campo é possível selecionar o usuário responsável pelo cadastro desta pessoa/empresa.
6 - Tipo de Documento e Nº de Documento: Nestes campos é obrigatório selecionar o tipo de documento (CPF ou CNPJ), e inserir o número do documento referente. Ao inserir um CNPJ e clicar na lupa, o sistema irá realizar uma busca (na base da Receita Federal) e preencher automaticamente o endereço, telefone e razão social da empresa, sendo necessário conferir antes de salvar o cadastro.
Observação: Caso a pessoa seja estrangeira, selecione o tipo de documento CPF e preencha o número de documento 000.000.000-00.
No item Identificação, é possível inserir informações como outros tipos de documentos de identificação e dados relacionados ao cadastro de Pessoa Jurídica.
1 - Documento de Identificação: Neste campo é possível inserir algum outro tipo de documento de identificação, que não seja os citados acima (CPF e CNPJ). Pode ser inserido, por exemplo, RG (Registro Geral), CRC (Conselho Regional de Contabilidade), etc.
2 - Órgão Expedidor: Este campo torna-se obrigatório o preenchimento, caso tenha sido informado algum Documento de Identificação (item 1).
3 - Inscrição Municipal e Data de Abertura: Nestes campos é possível informar uma Inscrição Municipal (caso possua) e selecionar a data de abertura, que refere-se a data em que a pessoa está sendo cadastrada no sistema.
4 - Classificação da Pessoa Jurídica: Neste campo é possível selecionar uma classificação para empresa/pessoa jurídica que está sendo cadastrada. Existem as seguintes opções:
01 - Autarquias e Fundações Federais
02 - Entidade da Administração Pública Federal
03 - Pessoa Jurídica de Direito Privado
04 - Sociedade Cooperativa
05 - Fabricante de Máquinas e Veículos
99 - Outros
5 - Identificador Estrangeiro: Neste campo é possível informar o número do passaporte ou outro documento legal que identifique a pessoa estrangeira. Preencher em caso de operação com exterior, ou para comprador estrangeiro.
6 - Identificador IE: Neste campo é possível selecionar se a pessoa/empresa que está sendo cadastrada é contribuinte de ICMS. Existem as seguintes opções:
Contribuinte ICMS
Contribuinte isento de Inscrição no cadastro de Contribuintes do ICMS
Não Contribuinte, que pode ou não possuir Inscrição Estadual no cadastro de Contribuintes do ICMS
7 - Inscrição Estadual: Neste campo é possível preencher a Inscrição Estadual da empresa/pessoa jurídica. Este campo torna-se obrigatório caso seja selecionado a opção “Contribuinte ICMS” no item “ Identificador IE” (item 6).
8 - Inscrição SUFRAMA: Neste campo é possível preencher o PIN da Superintendência da Zona Franca de Manaus referente a empresa (caso possua).
No item Informações de E-mails, é possível cadastrar e-mails e configurá-los para recebimento de documentos.
1 - E-mail Administrativo: Neste campo é possível inserir o e-mail administrativo. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).
2 - E-mail Cobrança: Neste campo é possível inserir o e-mail de cobrança. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático dos boletos’, todos os boletos emitidos para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).
3 - E-mail recebimento XML: Neste campo é possível inserir o e-mail para recebimento dos XMLs de documentos fiscais. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os XMLs de documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).
4 - E-mail do Contador: Neste campo é possível inserir o e-mail do contador. Ao marcar a opção abaixo ‘Envio automático de documentos fiscais para este e-mail’, todos os XMLs e documentos fiscais autorizados para esta pessoa/empresa serão enviados automaticamente a este(s) e-mail(s).
No item Endereço, é possível inserir o endereço e telefone da pessoa/empresa.
1 - Logradouro: Neste campo é possível inserir o nome da rua, avenida, travessa, etc.
2 - Complemento: Neste campo é possível inserir algum complemento ao endereço (caso possua).
3 - País: Neste campo é possível selecionar o País a que pertence o endereço informado.
4 - UF: Neste campo é possível selecionar o Estado a que pertence o endereço informado.
5 - Município: Neste campo é possível selecionar o Município a que pertence o endereço informado.
6 - Número: Neste campo é possível inserir o número do endereço.
7 - CEP: Neste campo é possível inserir o CEP do endereço, onde é possível realizar pesquisa de endereço por CEP ao clicar na lupa. Ao carregar o CEP, os dados do endereço da pessoa/empresa serão carregados automaticamente, necessitando apenas preencher dados como Número e Complemento (caso haja).
8 - Bairro: Neste campo é possível inserir o bairro a que pertence o endereço informado.
9 / 10 - Telefone e Celular: Nestes campos é possível inserir os telefones de contato da pessoa/empresa.
Na aba Informações Adicionais, no item Informações de Contato, é possível inserir outras formas de contato com a pessoa/empresa.
1 - Contato: Neste campo é possível inserir o nome da pessoa de contato.
2 - E-mail: Neste campo é possível inserir o e-mail da pessoa de contato.
3 - Web Site, End. Mapa Web e Caixa Postal: Nestes campos é possível inserir os dados de endereço eletrônico (site) e Caixa Postal.
4 - Telefone Pessoa, Telefone Alternativo, Fax, Telefone Residencial e Celular contato: Nestes campos é possível inserir os telefones e ramais de contato.
No item Representante Legal, é possível inserir dados do Representante Legal, caso esteja cadastrando uma empresa.
1 - Nome: Neste campo é possível inserir o nome do Representante Legal da empresa. Ao clicar na lupa é possível pesquisar e selecionar uma pessoa já cadastrada no sistema.
2 - RG: Neste campo é possível inserir o RG do Representante Legal da empresa.
3 - CPF/CNPJ: Neste campo é possível inserir o CPF ou CNPJ do Representante Legal da empresa.
4 - Data de Nascimento: Neste campo é possível selecionar a data de nascimento do Representante Legal da empresa.
5 - Telefone, Ramal e Celular: Neste campo é possível inserir os telefones de contato do Representante Legal da empresa.
No item Observação, é possível inserir observações referente a pessoa/empresa que está sendo cadastrada.
Na aba Informações de Marketing, no item Informações Comerciais, é possível inserir uma Referência Comercial ao clicar no botão “Nova Referência Comercial”.
Ao clicar em Nova Referência Comercial, será necessário preencher a Referência, selecionar o Tipo Referência (é possível cadastrar novos tipos de referência ou excluir algum tipo de referência em Administrativo > Cadastros > Tipo Referência), e inserir alguma observação, caso seja necessário.
No item Informações de Marketing, é possível inserir algumas informações específicas, que serão utilizadas principalmente no módulo Indicadores, para gerar análises.
1 - Porte Empresarial: Neste campo é possível selecionar qual o Porte Empresarial da empresa que está sendo cadastrada.
2 - Setor Econômico: Neste campo é possível selecionar a qual Setor Econômico pertence a empresa que está sendo cadastrada.
3 - Segmento Mercado: Neste campo é possível selecionar a qual Segmento de Mercado pertence a empresa que está sendo cadastrada.
4 - Origem Cliente: Neste campo é possível selecionar qual a Origem do cliente que está sendo cadastrado. A origem cliente refere-se a forma de identificar como o cliente chegou ao estabelecimento (Exemplo: Venda direta, indicação, etc), ou pode ser utilizado quando as vendas são realizadas em outro estabelecimento (feiras, campanhas, etc).
Após realizar todo o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial do “Gerenciar Pessoa”.
Após realizar o cadastro dos clientes no TotalERP, será necessário realizar a sincronização no TotalPDV. Acesse o TotalPDV, em seguida clique em Utilitários > Sincronização.
Em seguida clique em Iniciar Sincronização, e após ser apresentado uma mensagem na tela, clique em Sim, dessa forma os clientes serão sincronizados para o TotalPDV.