O cadastro rápido de produtos serve para realizar um cadastro de uma maneira mais simplificada porém com todas as informações obrigatórias contidas.
No item Filtros, ao passar o mouse por cima do botão “Novo Cadastro”, clique em “Cadastro Rápido de Produto”.
Ao clicar em “Cadastro Rápido de Produto”, será aberto uma modal, sendo necessário preencher as seguintes informações:
Observação: Os campos que contém * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.
1 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o produto.
2 - Código: Neste campo é necessário informar um código para o produto. Lembrando que o código refere-se a um código interno, utilizado pela empresa para facilitar a sua busca.
3 - Unidade: Neste campo é necessário selecionar a unidade comercial do produto, ou seja, como esse produto é comercializado, por exemplo, UN (unidade), KG (quilogramas), CX (caixa), etc.
4 - NCM: Neste campo é necessário informar o código NCM do produto. NCM refere-se à Nomenclatura Comum do Mercosul.
5 - Preço de Venda: Neste campo é possível informar o preço de venda do produto.
6 - EAN: Neste campo é possível informar o código EAN (código de barras) do produto. Lembrando que o código de barras informado aqui, será replicado para o campo EAN Tributável no cadastro completo do produto (caso seja necessário alterar o campo do EAN Tributável, será necessário editar o produto em Gerenciar Produtos).
7 - Categoria: Neste campo é possível selecionar uma categoria para o produto (As categorias podem ser cadastradas em Estoque > Cadastros > Categoria).
8 - Peso Bruto (KG): Neste campo é possível informar o peso bruto do produto, ou seja, o peso total, incluindo o produto, a embalagem ou qualquer outro invólucro necessário para o transporte.
9 - Peso Líquido (KG): Neste campo é possível informar o peso líquido do produto, ou seja, o peso do produto isolado, sem incluir o recipiente ou embalagem.
10 - Estoque Inicial: Neste campo é possível informar o estoque inicial do produto. Lembrando que ao informar o estoque inicial do produto e clicar em Salvar, o sistema irá bloquear este campo, caso tenha necessidade de alterar essa informação, utilize a requisição interna ou altere diretamente no cadastro completo do produto (Observação: ao alterar o estoque inicial do produto no cadastro completo, o sistema irá deletar todo o histórico de entradas e saídas desse produto, por isso o recomendado é utilizar a requisição interna).
Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial do “Gerenciar Produtos”.
Importante: Caso possua o módulo Estoque, ao salvar o seu produto, o sistema irá apresentar uma mensagem de que o seu produto foi incluído com sucesso, e também irá apresentar uma mensagem informando que o produto deve ser atualizado para aplicar os novos valores, ou seja, para que a alteração realizada no cadastro de um produto ou a inclusão de um novo produto seja replicada para os demais módulos do sistema, será necessário realizar a sincronização dos produtos. Para verificar como realizar a sincronização de produtos, clique aqui.
Após realizar a sincronização dos produtos no TotalERP, será necessário realizar a sincronização dos produtos no TotalPDV. Acesse o TotalPDV, em seguida clique em Utilitários > Sincronização.
Observação: Esse passo deve ser realizado mesmo que não tenha realizado a sincronização no TotalERP, pois somente após essa sincronização no TotalPDV, o produto será replicado/atualizado para o PDV.
Em seguida clique em Iniciar Sincronização, e após ser apresentado uma mensagem na tela, clique em Sim, dessa forma os produtos serão sincronizados para o TotalPDV.