Como realizar o cadastro de produtos

Como realizar o cadastro de produtos

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre Nota Fiscal Eletrônica clique no botão abaixo:


Caso queira saber mais sobre cadastro de produtos veja o artigo abaixo:

Para realizar o cadastro de produtos, acesse NF-e > Cadastros > Gerenciar produtos > Novo Cadastro > Cadastro Completo de Produto.

O cadastro de produtos é preenchido conforme a necessidade da empresa, podendo inserir informações como preços de custo e de venda, EAN (código de barras), informações gerenciais como cor, tamanho, peso, marca, etc.


Observação: Abaixo será apresentado a opção de realizar o cadastro completo de produtos, porém existe uma outra opção de realizar o cadastro de produtos de uma forma mais simples e rápida. Para verificar como realizar o cadastro rápido de produtos, clique aqui.
Os campos apresentados a seguir aparecerão em tela conforme os módulos contratados no sistema.

Acima, na tela inicial do cadastro do produto, será necessário preencher as seguintes informações:


Observação: Os campos que contém * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.


1 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o produto.


2 - Código: Neste campo é necessário informar um código para o produto. Lembrando que o código refere-se a um código interno, utilizado pela empresa para facilitar a sua busca.

Este código não poderá ser alterado, repetido e excluído do sistema, apenas inativado.


3 - Unidade: Neste campo é necessário selecionar a unidade comercial do produto, ou seja, como esse produto é comercializado, por exemplo, UN (unidade), KG (quilogramas), CX (caixa), etc. Ao clicar no ícone , é possível realizar o cadastro de uma nova unidade.


4 - NCM: Neste campo é necessário informar o código NCM do produto. NCM refere-se à Nomenclatura Comum do Mercosul. Ao clicar no ícone , é possível verificar a relação de NCMs e realizar a busca de acordo com os filtros.


5 - Preço de Venda: Neste campo é possível informar o preço de venda do produto.



Na aba Preços, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços, é possível selecionar as seguintes informações:


1 - Cálculo de: Neste campo é necessário selecionar o cálculo Markup, ou seja, a porcentagem de lucro sobre o custo total do produto, considerando frete, impostos, etc. Existem as seguintes opções:


  • Baixo para Cima: aplicação do Markup no preço de custo por multiplicação

Fórmula: Preço de Venda = Preço de Custo x (100 + % Margem de Venda) / 100


Exemplo: Preço de Custo = 100,00 Preço de Venda = 100,00 x (100 + 50%) / 100

    Margem de Venda = 50%         100,00 x 150 / 100

        15.000,00 / 100

        150,00


  • Cima para Baixo: aplicação da Margem de venda no preço de custo por divisão

Fórmula: Preço de Venda = (Preço de Custo x 100) / (100 - % Margem de venda)


Exemplo: Preço de Custo = 100,00 Preço de Venda = (100,00 x 100) / (100 - 50%)

    Margem de Venda = 50%         10.000,00 / 50

        200,00


2 - Atualizar Preço: Neste campo é necessário selecionar como será definido o preço de custo e de venda do produto. Existem as seguintes opções:


  • 1 ) Não Atualizar Valores do Produto: após entrada não haverá alteração no valor de custo e venda (Observação: o custo de entrada só poderá ser alterado manualmente). Exemplo: O produto está cadastrado com preço de custo de 10,00 e foi dado a entrada em uma nota fiscal onde o preço do produto é 12,00, neste caso o sistema não irá atualizar o campo de preço de custo para 12,00, caso deseje terá que ser alterado manualmente.

  • 2 ) Atualização Padrão de Valores: após entrada de mercadoria, haverá alteração no valor de custo e venda do produto, com base no Markup estabelecido (Observação: o custo de entrada será igual da última nota que entrou). Exemplo: O produto está cadastrado com preço de custo de 10,00 e foi dado a entrada em uma nota fiscal onde o preço do produto é 12,00, neste caso o sistema irá atualizar o campo de preço de custo para 12,00, podendo alterar também o preço de venda do produto conforme a margem sobre custo estabelecida.

  • 3) Atualização de Valores com Média Ponderada: após entrada de mercadoria haverá alteração no valor de custo e venda do produto, com base na média ponderada do valor atual de custo do produto, o novo valor de custo da nova nota fiscal de entrada, e a multiplicação do Markup estabelecido (Observação: o custo de entrada será a média dos produtos atuais e produtos novos)Exemplo: O produto está cadastrado com preço de custo de 10,00 e o estoque atual é de 10 unidades, em seguida foi dado a entrada em uma nota fiscal onde o preço do produto é 12,00 e vieram 10 unidades, neste caso o sistema irá realizar a média entre o preço atual e as quantidades e o preço novo e as quantidades e atualizar o campo de preço de custo para 11,00 neste caso. E o preço de venda do produto também poderá ser alterado conforme a margem sobre custo estabelecida.

3 - Valor Mínimo do Preço de Venda: Ao marcar essa opção, será possível editar o valor unitário do produto na Venda e na NF-e, sem que as alterações gerem Acréscimo ou Desconto. O valor unitário do produto na Venda e na NF-e nunca poderá ser menor que o valor informado neste campo, mesmo considerando alterações no valor unitário, acréscimos e descontos.



Na aba Preços, no item Valores de Precificação, é possível inserir os valores de custos do produto, adicionar margem sobre custo, preço de venda, etc.


1 - Custo Entrada: Neste campo é possível adicionar um valor de custo de entrada do seu produto através do ícone .


2 - Embalagem ($): Neste campo é possível adicionar um valor referente a embalagem do produto através do ícone .


3 - Impostos: Neste campo é apresentado o valor total de impostos referente ao produto. Este campo só fica disponível para o preenchimento, caso seja selecionada a opção 2 ou 3 no campo de Atualizar Preço, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços.


4 - Custo Geral: Neste campo é apresentado o valor de custo geral do produto, ou seja, é a somatória do custo de entrada, embalagem e impostos.


5 - Margem sobre Custo (%): Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem para que seja encontrado um preço ideal de venda do produto, pois a partir da margem informada neste campo e o valor de custo geral do produto, o sistema irá calcular o seu preço de venda. A margem informada neste campo, pode variar o preço de venda do produto a depender  da regra de cálculo selecionada, no campo Cálculo de, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços. Para adicionar uma margem sobre o custo, marque a checkbox (caixa de seleção) e em seguida clique no ícone .


6 - Preço de Venda: Neste campo é possível adicionar o preço de venda do produto ao clicar no ícone .


7 - Margem Venda (%): Neste campo é apresentado a margem de venda do seu produto, ou seja, é a diferença percentual entre preço de venda e preço de custo do produto.


8 - Desconto Máximo (%): Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem de desconto máximo a ser aplicado ao produto. Para adicionar um desconto máximo, marque a checkbox (caixa de seleção).


9 - Parcelamento: Ao selecionar este campo, ao realizar uma venda deste produto, será possível realizar o parcelamento do mesmo. Caso opte pela opção de permitir parcelamento para o produto, marque a checkbox (caixa de seleção), e em seguida é possível selecionar a quantidade de parcelas máximas que poderão ser aplicadas ao parcelamento deste produto.



Caso tenha sido selecionada as opções de Atualização Padrão de Valores ou Atualização de Valores com Média Ponderada no campo de Atualizar Preço, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços, será habilitado o item Impostos da última entrada de nota, onde será possível inserir os impostos referente ao produto.



Após inserir os impostos necessários, clique em Inserir Impostos, para que os valores sejam adicionados ao campo de Impostos, no item Valores de precificação, e com isso, ajude a formar o preço de custo do produto.



Na aba Dados Adicionais, no item Códigos e Unidades, é possível inserir informações de código de barras, referências para o produto, etc.


1 - EAN: Neste campo é possível inserir o código EAN do produto, ou seja, o código de barras (13 dígitos), onde contém informações relevantes do produto, como empresa fabricante, país de origem, modelo do produto e dígito verificador.


2 - EAN Unidade Tributável: Neste campo é possível inserir o código EAN do produto tributável, ou seja, o código de barras daquele produto que possui tributação, para compor a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).


3 - Unidade Tributável: Neste campo é possível selecionar a unidade de tributação do produto, conforme norma tributária.


4 - Quantidade Unidade Tributável: Neste campo é possível inserir a quantidade tributável do produto, ou seja, quando as unidades comercial e tributável são diferentes, a quantidade será diferente. Exemplo: 1 unidade (comercial) equivale a 10kg da unidade tributável.


5 - SKU: Neste campo é possível inserir o código SKU (Unidade de Manutenção do Estoque), ou seja, o SKU refere-se a uma referência atribuída ao produto, onde é possível identificar o produto por suas características, por exemplo, tamanho, peso, cor, etc. Exemplo: Uma Coca-Cola de 2 litros, o seu SKU poderia ser CC-PET-2L, ou seja, CC de Coca-Cola, PET de garrafa pet e 2L de 2 litros referente ao peso.


6 - Referência: Neste campo é possível adicionar um código de referência do produto, pode ser o código que vem da fábrica, como nos casos de peças de automóveis, ou um complemento a descrição do produto, um código secundário.


7 - Código de barras: Nesse campo é possivel informar o código de barras diferente do padrão do campo EAN.

8 - Código de barras tributávelNesse campo é possivel informar o código de barras da unidade tributável que seja diferente do padrão do campo EAN Trib.



No item Organização gerencial do produto, é possível inserir informações de marca, cor, tamanho, etc do produto.


Observação: Em alguns campos é apresentado o ícone , ao clicar neste ícone será possível realizar o cadastro da informação conforme a necessidade.


1 - Departamento: Neste campo é possível selecionar um departamento já cadastrado referente ao produto. Departamento refere-se aos setores contidos dentro da empresa, como por exemplo, administrativo, comercial, financeiro.


2 - Marca: Neste campo é possível selecionar uma marca já cadastrada para o produto. Marca de produto é aquela usada para distinguir o produto de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa.


3 - Categoria: Neste campo é possível selecionar uma categoria já cadastrada para o produto. Categoria é uma descrição utilizada em produtos que facilita a filtragem no momento da busca do produto em outros módulos.


4 - Grupo: Neste campo é possível selecionar um grupo já cadastrado para o produto. Grupo refere-se ao segmento do produto, ou a linha de atuação da empresa. Veja alguns exemplos: Auto centers, podemos ter os seguintes grupos: Motor, Suspensão, Freios, Lataria, Elétrica, Hidráulica, etc. Supermercados: Padaria, Açougue, Matinais, etc.


5 - Subgrupo: Neste campo é possível selecionar um subgrupo já cadastrado para o produto. Subgrupo refere-se a uma segunda hierarquia dentro do grupo para especificar melhor os itens do conjunto. Podemos imaginar que os grupos são armários e os subgrupos são as gavetas, por exemplo.


6 - Cor: Neste campo é possível selecionar uma cor já cadastrada para o produto.


7 - Tamanho: Neste campo é possível selecionar um tamanho já cadastrado para o produto.


8 - Peso Líquido (KG): Neste campo é possível inserir o peso líquido do produto. Peso líquido refere-se ao peso do produto isolado, sem incluir o recipiente ou embalagem.


9 - Peso Bruto (KG): Neste campo é possível inserir o peso bruto do produto. Peso bruto refere-se ao peso total, incluindo o produto, a embalagem ou qualquer outro invólucro necessário para o transporte.



Aba Regras Comerciais

Na aba Regras Comerciais, no painel Tabelas Comerciais só serão apresentados tabelas comerciais que possuem relação com esse produto através de uma regra comercial de uma tabela comercial, é possivel através do botão Vincular Tabela Comercial (só é possivel vincular uma tabela a um produto já salvo no sistema).



No item Regras de Promoção, é possível colocar o produto em promoção informando as datas de início e fim e o valor do produto nesse período, os valores informados nestes campos serão respeitados no momento de criar uma venda no módulo Comercial e emitir uma NF-e no módulo Nota Fiscal.

Exemplo: Vamos supor que este produto está vencendo no seu estoque, ou tem pouca saída, você poderá gerar uma promoção para atrair compradores. Por exemplo, o preço de venda do produto normal é 20,00, porém do dia 01/05/2021 ao dia 10/05/2021 ele estará custando 12,00, então ao realizar uma venda neste período, este produto estará por 12,00, quando chegar no dia 11/05/2021 por exemplo, ele voltará a custar 20,00.




No item Conversão de unidades para venda, existem 3 opções para selecionar, são elas:


1 - Sem Conversão: Essa opção é utilizada quando não há conversão de unidades para venda do produto.


2 - Não Fracionado: Essa opção é utilizada para produtos que só podem ser comercializados em quantidades fixas. 

Exemplo: um determinado piso só pode ser comercializado em caixas com 2,24m², e um cliente necessita de 15m²:

Nº de caixas = 15 / 2,24 = 6,7 - equivale a 7 caixas

Metragem = 7 x 2,24 = 15,68m²


Quantidade = 15m²

Valor mínimo a ser vendido = 15,68m²


3 - Dividido ao Meio: Essa opção é utilizada para produtos que podem ser comercializados dividindo-os ao meio.



No item Link de apoio para especificações do produto, ao clicar no botão Novo Link, será possível inserir um link para que outros usuários possam consultar mais informações sobre aquele produto.



Ao clicar no botão Novo Link, poderá ser inserido uma descrição e a URL link para consulta.



No item Informações adicionais do produto, é possível inserir observações para complementar o cadastro do produto.



Aba Estoque

Na aba Estoque, no item Formato de controle de estoque, é possível definir o modo como será realizado o controle de estoque.

1 - Controle de estoque efetuado pelo sistema: Ao selecionar esta opção, o controle do estoque será realizado conforme o que foi selecionado nas configurações do estoque, no módulo Administrativo > Configurações > Estoque. Existem as seguintes opções:


  • FIFO: Primeiro que entra, primeiro que sai

  • LIFO: Último a entrar, primeiro que sai

  • FEFO: Primeiro que vence é o primeiro que sai


Observações: É muito importante deixar esta opção marcada, pois caso não esteja marcada, as movimentações desse produto não serão registradas no balanço de estoque.


2 - Controle de estoque por lote e validade efetuado pelo sistema: Essa opção é utilizada para produtos que precisam controlar as compras e vendas por lote, como por exemplo medicamentos, alimentos, bebidas, etc. 


Observação: Ao marcar essa opção, o estoque inicial não poderá mais ser alterado.


3 - Controle de estoque por centro de custo: Essa opção é utilizada no caso de ter matriz e filiais, cada loja é um centro de custo ou localização no estoque onde cada parte do estoque é um centro de custo.

4 - Controle de estoque por variação de produto: Essa opção é utilizada no caso produtos variantes, que são aqueles produtos que têm opções de variação como por exemplo, grades de tamanhos, cores, etc. Cada combinação das opções de variação de um item pode ser uma variante dele.

5 - Controle de estoque de kit de produto: Ao marcar essa opção será disponibilizada a aba “Kit/Composição”, nela serão preenchidas as informações sobre o kit.



No item Posição de estoque, é possível informar o estoque inicial do produto e data que está sendo informado o estoque inicial, em seguida após salvar o produto, o sistema fará o controle e irá informar o estoque disponível no campo Estoque Atual.

Importante: Caso altere o valor do estoque inicial de um produto já cadastrado, todas as movimentações do produto serão perdidas.



No item Manutenção quantitativa de estoque, é possível inserir as seguintes informações:


1 - Estoque Mínimo: Ao selecionar a checkbox neste campo, será possível informar  o estoque mínimo para este produto, ou seja, um saldo de estoque de segurança (reserva), que serve para evitar qualquer possibilidade de falta de estoque do produto.


2 - Estoque Reposição: Neste campo é possível informar um saldo de estoque de reposição, ou seja, para que você possa ter um controle e saber quando será necessário realizar uma nova compra para repor esse produto no estoque.


3 - Estoque Máximo: Ao selecionar a checkbox neste campo, será possível informar  o estoque máximo para este produto, ou seja, um saldo de estoque limite, que serve para evitar compra do produto em excesso.


4 - Localização física direta: Neste campo é possível informar onde está localizado fisicamente o produto dentro do estoque.



No item Conversão de unidades de entrada de produto, ao clicar no botão Nova Conversão é possível inserir algumas informações quando houver alguma conversão na entrada do produto. É utilizado quando o fornecedor vende o produto em um formato e você quer comercializar em outro.

Exemplo: O fornecedor te vende o produto em caixa e você comercializa em unidade.



Ao clicar no botão Nova Conversão, será possível inserir as seguintes informações:


Exemplo: Quando o fornecedor XXX, te vender 1 caixa do produto, quer dizer que no seu estoque estarão entrando 10 unidades do produto. Então o preenchimento dos campos ficaria desta forma:


  • Fornecedor Quantidade Unidade           Fator de Conversão   Unidade

   XXX       1   CX           =                     10     UN


1 - Fornecedor: Neste campo informe o nome do seu fornecedor, é importante ressalvar que o nome informado nesse campo deve ser igual ao nome informado na NF-e que será importado no sistema para dar entrada no produto.


2 - Quantidade: Neste campo é sempre apresentado a quantidade 1, não sendo possível alterar.


3 - Unidade: Neste campo é necessário selecionar a unidade referente ao formato em que o seu fornecedor te vende o produto, por exemplo CX (caixa).


4 - Fator de Conversão: Neste campo é necessário informar a quantidade de produtos que estarão entrando em seu estoque conforme a unidade utilizada para venda, quando você der entrada em uma nota desse fornecedor.


5 - Unidade: Neste campo é apresentado a unidade utilizada para a venda deste produto, conforme o que foi informado no campo de unidade comercial.



Aba Rastro e Lote

Na aba Rastro e Lote, ao clicar no botão Novo Lote é possível inserir informações para a rastreabilidade do produto. Importante ressalvar que as informações de lote são obrigatórias para medicamentos e produtos farmacêuticos, porém também pode ser utilizado para demais produtos que possuam prazo de validade, como por exemplo, alimentos, bebidas, etc.



Ao clicar no botão Novo Lote, será aberto uma modal onde será possível inserir as seguintes informações:


1 - Nº do Lote: Neste campo é necessário informar a numeração referente ao lote.


2 - Data de Fabricação: Neste campo é necessário informar a data de fabricação dos produtos contidos no lote.


3 - Código de Agregação: Neste campo é possível informar o código de agregação do produto, ou seja, o código de agregação refere-se a um código único gerado para a mercadoria, possibilita que todas as etapas do processo (transporte, armazenagem, venda, etc) possam rastrear o produto de forma unificada.


4 - Data de Validade: Neste campo é necessário informar a data de validade dos produtos contidos no lote.


5 - Quantidade de produto no Lote: Neste campo é necessário informar a quantidade de produtos que estão contidos neste lote.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” para que as informações do lote sejam adicionadas ao cadastro do produto.



Os lotes que tiverem com estoque atual igual a zero serão inativados automaticamente. Apenas os lotes ativos são mostrados na tabela. Para consultar os lotes inativos, clique no botão “Mostrar Lotes Inativos”.



Aba NF-e

Na aba NF-e, no item Dados específicos da NF-e, é possível inserir algumas informações para constar na NF-e, porém é importante ressalvar que essas informações só devem ser preenchidas caso o seu contador(a) oriente.


1 - EX TIPI: Neste campo é possível informar se haverá alguma exceção na tabela TIPI, para identificar alguma diferença sobre a alíquota do IPI, ou regra da NCM, em relação à tributação de um item específico.


2 - CNPJ do Fabricante: Neste campo é possível informar o CNPJ do fabricante, porém ele só deverá ser informado caso seja selecionado a opção “Não” no campo “Escala Relevante” (campo 5).


3 - MVA (%): Neste campo é possível informar a Margem de Valor Agregado, que refere-se a um dos componentes do cálculo do imposto devido nas operações sujeitas à substituição tributária. Então, a MVA é utilizada em formato percentual para determinar um maior equilíbrio entre os preços.


4 - Tipo Produto: Neste campo é possível selecionar o tipo do produto, por exemplo, se é uma mercadoria para revenda, matéria-prima, material de uso e consumo, etc.


5 - Escala Relevante: Neste campo é possível informar se o produto foi produzido em escala relevante ou não. Este campo indica bens e mercadorias que podem não se submeter ao regime de Substituição Tributária.


6 - CEST: Neste campo é possível informar o Código Especificador da Substituição Tributária, ou seja, é um código usado para identificar categorias de produtos passíveis à substituição tributária. Ao clicar no ícone é possível realizar a pesquisa do CEST através do NCM do produto.



No item Observações adicionais da NF-e, é possível inserir observações manualmente, ou realizar a pesquisa de observações já cadastradas no sistema ao clicar no botão “Pesquisar Observações”, para serem apresentadas na NF-e em Informações Adicionais do Produto.



No item Produto específico, é possível selecionar caso o produto cadastrado seja um veículo, combustível, medicamento ou matéria prima farmacêutica.


Aba E-commerce

Na aba E-commerce, no item Informações Principais, será possível inserir as seguintes informações:


1 - Venda Online: Esta checkbox deverá ser marcada caso o produto seja vendido também através da sua plataforma no E-commerce.


2 - Preço de venda do produto no E-commerce: Neste campo é possível selecionar se o preço de venda do produto no E-commerce será igual ao informado no cadastro do produto em “Preço de Venda” ou se será definido um novo valor para a venda do produto no E-commerce. Ao selecionar a opção “Preço específico para o e-commerce” será necessário informar abaixo o preço de venda deste produto para o e-commerce.



No item Características do Produto, é possível inserir algumas informações sobre a característica do seu produto, que serão apresentados no E-commerce.



No item Pesos e Dimensões, será possível inserir as seguintes informações:


1 - Quantidade Mínima para venda: Neste campo é possível informar a quantidade mínima a ser vendida do produto.


2 - Peso Liquido (kg): Neste campo é possível informar o peso líquido do produto. Peso líquido refere-se ao peso do produto isolado, sem incluir o recipiente ou embalagem.


3 - Peso Bruto (kg): Neste campo é possível informar o peso bruto do produto. Peso bruto refere-se ao peso total, incluindo o produto, a embalagem ou qualquer outro invólucro necessário para o transporte.


4 - Altura (cm): Neste campo é possível informar a altura do produto.


5 - Largura (cm): Neste campo é possível informar a largura do produto.


6 - Comprimento (cm): Neste campo é possível informar o comprimento do produto.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial do Gerenciar Produtos.



Importante: Ao salvar o seu produto, o sistema irá apresentar uma mensagem de que o seu produto foi incluído com sucesso, e também irá apresentar uma mensagem informando que o produto deve ser atualizado para aplicar os novos valores, ou seja, para que a alteração realizada no cadastro de um produto ou a inclusão de um novo produto seja replicada para os demais módulos do sistema, será necessário realizar a sincronização dos produtos. Veja mais sobre a sincronização de produtos neste link Como realizar a sincronização de produtos e serviços.



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