Como realizar o cadastro de produtos NFC-e

Como realizar o cadastro de produtos TotalPDV

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de NFC-e clique no botão abaixo:

Caso deseje saber mais sobre como realizar o cadastro de produtos veja o artigo abaixo:

Para realizar o cadastro de produtos, acesse o TotalERP, e em seguida acesse o módulo NFC-e > Cadastros > Gerenciar Produtos > Novo Cadastro > Cadastro Completo de Produto.


O cadastro de produtos é preenchido conforme a necessidade da empresa, podendo inserir informações como preços de custo e de venda, EAN (código de barras), informações gerenciais como categoria, peso,, etc.

Atenção: É recomendado realizar o cadastro de produtos pelo TotalERP (não pelo TotalPDV), por ser um sistema em nuvem e não ter risco desses cadastros serem perdidos, caso a máquina onde o TotalPDV esteja instalado seja formatada, por exemplo.

As abas e campos apresentados no cadastro irão depender dos módulos contratados, a seguir será apresentado as abas e campos apresentados para clientes que possuem apenas o módulo Administrativo e NFC-e, caso queira visualizar como realizar o cadastro do produto com todos os campos e abas disponíveis, clique aqui.



Acima, na tela inicial do cadastro do produto, será necessário preencher as seguintes informações:


Observação: Os campos que contém * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.


1 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o produto.


2 - Código: Neste campo é necessário informar um código para o produto. Lembrando que o código refere-se a um código interno, utilizado pela empresa para facilitar a sua busca, e posteriormente este código não poderá ser alterado, repetido e excluído do sistema, apenas inativado.


3 - Unidade: Neste campo é necessário selecionar a unidade comercial do produto, ou seja, como esse produto é comercializado, por exemplo, UN (unidade), KG (quilogramas), CX (caixa), etc. Ao clicar no ícone , é possível realizar o cadastro de uma nova unidade.


4 - NCM: Neste campo é necessário informar o código NCM do produto. NCM refere-se à Nomenclatura Comum do Mercosul. Ao clicar no ícone , é possível verificar a relação de NCMs e realizar a busca de acordo com os filtros.


5 - Preço de Venda: Neste campo é possível informar o preço de venda do produto.



Na aba Preços, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços, é possível selecionar a seguinte informação:


Cálculo de: Neste campo é necessário selecionar o cálculo Markup, ou seja, a porcentagem de lucro sobre o custo total do produto, considerando frete, impostos, etc. Existem as seguintes opções:


  • Baixo para Cima: aplicação do Markup no preço de custo por multiplicação

Fórmula: Preço de Venda = Preço de Custo x (100 + % Margem de Venda) / 100


Exemplo: Preço de Custo = 100,00 Preço de Venda = 100,00 x (100 + 50%) / 100

    Margem de Venda = 50%         100,00 x 150 / 100

        15.000,00 / 100

        150,00


  • Cima para Baixo: aplicação da Margem de venda no preço de custo por divisão

Fórmula: Preço de Venda = (Preço de Custo x 100) / (100 - % Margem de venda)


Exemplo: Preço de Custo = 100,00 Preço de Venda = (100,00 x 100) / (100 - 50%)

    Margem de Venda = 50%         10.000,00 / 50

        200,00



Na aba Preços, no item Valores de Precificação, é possível inserir os valores de custos do produto, adicionar margem sobre custo, preço de venda, etc.


1 - Custo Entrada: Neste campo é possível adicionar um valor de custo de entrada do seu produto através do ícone .


2 - Embalagem ($): Neste campo é possível adicionar um valor referente a embalagem do produto através do ícone .


3 - Impostos: Neste campo é apresentado o valor total de impostos referente ao produto. Este campo só fica disponível para o preenchimento, caso seja selecionada a opção 2 ou 3 no campo de Atualizar Preço, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços.


4 - Custo Geral: Neste campo é apresentado o valor de custo geral do produto, ou seja, é a somatória do custo de entrada, embalagem e impostos.


5 - Margem sobre Custo (%): Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem para que seja encontrado um preço ideal de venda do produto, pois a partir da margem informada neste campo e o valor de custo geral do produto, o sistema irá calcular o seu preço de venda. A margem informada neste campo, pode variar o preço de venda do produto a depender  da regra de cálculo selecionada, no campo Cálculo de, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços. Para adicionar uma margem sobre o custo, marque a checkbox (caixa de seleção) e em seguida clique no ícone .


6 - Preço de Venda: Neste campo é possível adicionar o preço de venda do produto ao clicar no ícone .


7 - Margem Venda (%): Neste campo é apresentado a margem de venda do seu produto, ou seja, é a diferença percentual entre preço de venda e preço de custo do produto.


8 - Desconto Máximo (%): Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem de desconto máximo a ser aplicado ao produto. Para adicionar um desconto máximo, marque a checkbox (caixa de seleção).


9 - Parcelamento: Ao selecionar este campo, ao realizar uma venda deste produto, será possível realizar o parcelamento do mesmo. Caso opte pela opção de permitir parcelamento para o produto, marque a checkbox (caixa de seleção), e em seguida é possível selecionar a quantidade de parcelas máximas que poderão ser aplicadas ao parcelamento deste produto.



Na aba Dados Adicionais, no item Códigos e Unidades, é possível inserir informações de código de barras, referências para o produto, etc.


1 - EAN: Neste campo é possível inserir o código EAN do produto, ou seja, o código de barras (13 dígitos), onde contém informações relevantes do produto, como empresa fabricante, país de origem, modelo do produto e dígito verificador.


2 - EAN Unidade Tributável: Neste campo é possível inserir o código EAN do produto tributável, ou seja, o código de barras daquele produto que possui tributação, para compor a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).


3 - Unidade Tributável: Neste campo é possível selecionar a unidade de tributação do produto, conforme norma tributária.


4 - Quantidade Unidade Tributável: Neste campo é possível inserir a quantidade tributável do produto, ou seja, quando as unidades comercial e tributável são diferentes, a quantidade será diferente. Exemplo: 1 unidade (comercial) equivale a 10kg da unidade tributável.


5 - Código de Barras: Neste campo é possível inserir o código de barras do produto diferente do padrão do campo EAN.


6 - Código de Barras Tributável: Neste campo é possível inserir o código de barras tributável do produto diferente do padrão do campo EAN tributável.



No item Organização gerencial do produto, é possível inserir informações de marca, cor, tamanho, etc do produto.


Observação: Em alguns campos é apresentado o ícone , ao clicar neste ícone será possível realizar o cadastro da informação conforme a necessidade.


1 - Categoria: Neste campo é possível selecionar uma categoria já cadastrada para o produto. Categoria é uma descrição utilizada em produtos que facilita a filtragem no momento da busca do produto em outros módulos.


2 - Peso Líquido (KG): Neste campo é possível inserir o peso líquido do produto. Peso líquido refere-se ao peso do produto isolado, sem incluir o recipiente ou embalagem.


3 - Peso Bruto (KG): Neste campo é possível inserir o peso bruto do produto. Peso bruto refere-se ao peso total, incluindo o produto, a embalagem ou qualquer outro invólucro necessário para o transporte.



O item Código do Fornecedor, é utilizado somente por empresas que possuem o módulo estoque contratado, onde é possível visualizar os códigos dos produtos do(s) seu(s) fornecedor(es), conforme as entradas realizadas e o vínculo realizado no momento da entrada dos produtos.



Na aba NF-e, no item Dados específicos da NF-e, é possível inserir algumas informações para constar na NF-e, porém é importante ressalvar que essas informações só devem ser preenchidas caso o seu contador(a) oriente.


1 - EX TIPI: Neste campo é possível informar se haverá alguma exceção na tabela TIPI, para identificar alguma diferença sobre a alíquota do IPI, ou regra da NCM, em relação à tributação de um item específico.


2 - CNPJ do Fabricante: Neste campo é possível informar o CNPJ do fabricante, porém ele só deverá ser informado caso seja selecionado a opção “Não” no campo “Escala Relevante” (campo 5).


3 - MVA (%): Neste campo é possível informar a Margem de Valor Agregado, que refere-se a um dos componentes do cálculo do imposto devido nas operações sujeitas à substituição tributária. Então, a MVA é utilizada em formato percentual para determinar um maior equilíbrio entre os preços.


4 - Tipo Produto: Neste campo é possível selecionar o tipo do produto, por exemplo, se é uma mercadoria para revenda, matéria-prima, material de uso e consumo, etc.


5 - Escala Relevante: Neste campo é possível informar se o produto foi produzido em escala relevante ou não. Este campo indica bens e mercadorias que podem não se submeter ao regime de Substituição Tributária.


6 - CEST: Neste campo é possível informar o Código Especificador da Substituição Tributária, ou seja, é um código usado para identificar categorias de produtos passíveis à substituição tributária. Ao clicar no ícone é possível realizar a pesquisa do CEST através do NCM do produto.



No item Observações adicionais da NF-e, é possível inserir observações manualmente, ou realizar a pesquisa de observações já cadastradas no sistema ao clicar no botão “Pesquisar Observações”, para serem apresentadas na NF-e em Informações Adicionais do Produto.



No item Produto específico, é possível selecionar caso o produto cadastrado seja um veículo, combustível, medicamento ou matéria prima farmacêutica.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial do Gerenciar Produtos.



Importante: Caso possua o módulo Estoque, ao salvar o seu produto, o sistema irá apresentar uma mensagem de que o seu produto foi incluído com sucesso, e também irá apresentar uma mensagem informando que o produto deve ser atualizado para aplicar os novos valores, ou seja, para que a alteração realizada no cadastro de um produto ou a inclusão de um novo produto seja replicada para os demais módulos do sistema, será necessário realizar a sincronização dos produtos. Para verificar como realizar a sincronização de produtos, clique aqui.



Após realizar a sincronização dos produtos no TotalERP, será necessário realizar a sincronização dos produtos no TotalPDV. Acesse o TotalPDV, em seguida clique em Utilitários > Sincronização.

Observação: Esse passo deve ser realizado mesmo que não tenha realizado a sincronização no TotalERP, pois somente após essa sincronização no TotalPDV, o produto será replicado/atualizado para o PDV.



Em seguida clique em Iniciar Sincronização, e após ser apresentado uma mensagem na tela, clique em Sim, dessa forma os produtos serão sincronizados para o TotalPDV.




    • Related Articles

    • Gerenciamento de produtos e serviços

      Para acessar o vídeo referente ao gerenciamento de produtos e serviços clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciando produtos e serviços Caso deseje um passo a passo descritivo sobre gerenciamento de produtos e serviços, siga as orientações abaixo: Para ...
    • Como realizar cadastro de promoção de produtos

      Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo: Vídeo: Módulo Comercial Caso deseje um passo a passo descritivo sobre a criação de promoções, siga as orientações abaixo: Primeiramente devemos acessar a tela de ...
    • Dashboard de produtos

      O Dashboard de Produtos é uma ferramenta de análise rápida do seu estoque na empresa localizada na tela inicial do seu TotalERP. Ele apresenta os produtos mais vendidos recentemente, produtos que estão abaixo do estoque mínimo além de entradas de ...
    • Como Utilizar o TotalERP CASH

      Para acessar o vídeo explicativo sobre o TotalERP Cash, clique no botão abaixo: Vídeo: TotalERP CASH Caso queira saber mais sobre a utilização do TotalERP Cash, veja o artigo abaixo. Após todas as parametrizações do artigo Parametrizações Iniciais ...
    • Como realizar o cadastro rápido de produtos

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de NFC-e clique no botão abaixo: Vídeo: Cadastro de Produtos Se deseja saber mais sobre cadastro rápido de produtos para o PDV veja o artigo abaixo: Para realizar o cadastro rápido de produtos, ...