O módulo Crediário pode ser utilizado tanto para pagamento à vista, quanto para o pagamento a prazo. Nesse artigo, iremos apresentar o passo a passo para realizar a liberação de crédito ao cliente, à vista e a prazo:
Liberação de crédito, à vista:
Essa opção é utilizada quando o cliente decide realizar um pagamento antecipado. Por exemplo, o cliente realiza compras todos os meses com a empresa e decide realizar um pagamento antecipado de um determinado produto. Nesse caso, é necessário gerar uma conta a receber, no módulo financeiro, e deixar esse saldo disponível no crediário do cliente.
Para realizar o lançamento desse saldo, acesse Financeiro > Novo Recebimento:
Em seguida, preencha os campos abaixo:
1 - Pesquisar cliente: pesquise o cliente pré-cadastrado no sistema ou cadastre o cliente.
2 - Descrição: descrição da conta, por exemplo, PAGAMENTO ADIANTADO.
3 - Status: sempre na opção “A VENCER”.
4 - Data do vencimento: colocar a data atual.
5 - Valor do documento: insira o valor da conta (saldo do cliente).
6 - Forma de pagamento: selecionar “Crediário à vista”.
7 - Conta bancária: não é um campo obrigatório, mas é possível deixar uma conta bancária selecionada.
8 - Quitar Total: clique nesse botão para deixar a conta quitada.
9 - Salvar: clique nesse botão para salvar a nova conta a receber.
Após o cadastro da conta a receber, o saldo ficará disponível no crediário do cliente . Importante ressaltar que, no momento da venda, é necessário selecionar a opção Crediário (à vista), dessa forma o valor será descontado diretamente do saldo do cliente. O sistema irá bloquear a integração financeira, pois a conta a receber já foi criada e quitada para essa venda.
Liberação de crédito, a prazo:
A liberação de crédito a prazo é utilizada para aqueles clientes que desejam realizar compras a prazo. Nesse caso, o valor será lançado no crediário do cliente, conforme o passo a passo abaixo:
Acesse Crediário > Gerenciar Crediário > Novo Limite de Crédito:
Em seguida, preencha os campos:
1 - Cliente: selecione o cliente pré cadastrado no sistema.
2 - Limite de crédito: insira o valor que será liberado para o cliente.
3 - Bloquear crédito após: nesse campo, a empresa irá definir quantos dias o cliente terá para realizar o pagamento após o vencimento da conta. Após esse prazo, os créditos do cliente serão bloqueados no sistema, até que seja realizado o pagamento da conta vencida.
4 - Salvar: clique nesse botão para salvar o novo cadastro.