Para acessar o vídeo referente ao gerenciamento de boletos clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre o gerenciamento de boletos, siga as orientações abaixo:
No Gerenciar Boletos são apresentados todos os boletos emitidos, onde será possível acompanhar a situação deles, realizar o download do PDF dos boletos para impressão, gerar arquivo de remessa para encaminhar ao banco para registro e realizar a importação do arquivo de retorno do banco.
No item Filtros, é possível utilizar os filtros de pesquisa Básico ou Avançado.
No item Filtros Básico, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:
Nome do Cliente
Contrato
Número
Data de Vencimento
Data de Liquidação
No item Filtros Avançado, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:
Situação
Data PDF
Data de Remessa
Data de Retorno
Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os boletos emitidos. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao clicar no botão Pesquisar, é habilitado o botão Ações.
Ao passar o mouse por cima do botão Ações, é possível realizar a emissão do arquivo de remessa em lote, ou seja, será necessário selecionar os boletos desejados e em seguida clicar nesse botão para gerar um arquivo de remessa contendo a informações de todos os boletos selecionados para encaminhar ao banco para registro.
Observação: A geração do arquivo de remessa é necessário tanto para a transmissão manual quando para a transmissão automática, porém quando é gerado na forma de transmissão manual será necessário importar o arquivo no Internet Banking para que o banco possa registrar os boletos, e quando é gerado na forma de transmissão automática, não será necessário importar o arquivo de remessa no Internet Banking pois o envio do arquivo é feito de forma automática ao banco para registro dos boletos.
Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar todos os filtros preenchidos de forma rápida.
Ao clicar no botão Novo Retorno, é possível realizar a importação de um novo arquivo de retorno. Para verificar mais sobre o arquivo de retorno, clique aqui.
Observação: A importação de arquivo de retorno só é necessária para a forma de transmissão manual.
Ao realizar uma pesquisa, no item Totalizadores são apresentadas as seguintes informações:
Quantidade
Valor
Tarifa (Tarifa bancária cobrada pelo banco para geração do boleto. Essa informação é apresentada quando importado o arquivo de retorno)
Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:
Imprimir PDF
Gerar arquivo de remessa
Na coluna Situação, é apresentado o status do boleto, se por exemplo ele já foi registrado, se foi descartado, cancelado, etc.
A coluna RE refere-se ao arquivo de remessa, caso esteja com o ícone vermelho significa que ainda não foi gerado arquivo de remessa para o boleto e caso esteja com o ícone verde significa que já foi gerado arquivo de remessa para o boleto.
A coluna RT refere-se ao arquivo de retorno, caso esteja com o ícone vermelho significa que ainda não foi importado o arquivo de retorno no sistema e caso esteja com o ícone verde significa que já foi importado o arquivo de retorno no sistema.
Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do boleto:
Descrição
Número
Vencimento
Geração (Data e horário)
PDF (Data e horário)
Remessa (Data e horário)
Retorno (Data e horário)
Liquidação (Data e horário)
Boleto (Valor)
Tarifa
CPF / CNPJ
Nome