Assim que o cliente realizar a compra em sua plataforma do E-commerce e a venda for confirmada, o pedido ficará disponível no TotalERP para realização da venda e em seguida emissão de NF-e (caso necessário).
Para realizar a geração da venda de um pedido vindo do E-commerce, acesse E-commerce > Gerenciar Pedidos.
Ao realizar a pesquisa e encontrar o pedido, será possível gerar a venda do pedido ao passar o mouse por cima do ícone e em seguida ao clicar em Gerar Venda.
Ao clicar em Gerar Venda, o sistema será redirecionado para a tela de venda (Nova Venda) onde será possível realizar a integração com o módulo financeiro. Para verificar como preencher as informações adicionais na venda e informações para integração com o módulo financeiro, clique aqui.
Caso não seja realizada a integração com o módulo financeiro, será necessário inserir a forma de pagamento e em seguida clicar em Fechar Venda para que a venda seja finalizada.
Após clicar em Fechar Venda, o status do pedido será atualizado para FECHADO.
Em seguida, ao passar o mouse por cima do botão Ações será necessário clicar em Emitir NF-e de Venda para emitir a NF-e desse pedido.
Ao clicar em Emitir NF-e de Venda, o sistema será redirecionado para a tela de emissão de NF-e (Nova NF-e). Para verificar como preencher as informações adicionais na NF-e, clique aqui.
Para realizar a emissão da NF-e desse pedido, será necessário o preenchimento de 3 campos.
Observação: Os demais campos obrigatórios já serão preenchidos automaticamente com as informações contidas na venda.
1 - Tipo de Consumidor: Neste campo é necessário selecionar qual é o tipo de consumidor, existem duas opções, são elas:
2 – Indicador de Presença do Comprador: Indicador de Presença do Comprador é utilizado para identificar a presença ou não do comprador no estabelecimento. Existem as seguintes opções:
0 – Não se aplica (por exemplo, Nota Fiscal complementar ou de ajuste)
1 – Operação Presencial
2 – Operação não presencial, pela internet
3 – Operação não presencial, Teleatendimento
5 – Operação não presencial, fora do estabelecimento
9 – Operação não presencial, outros
3 - Natureza da Operação: Neste campo será necessário selecionar a configuração de impostos, onde será descrito o que está sendo feito com os produtos, por exemplo no caso da NF-e de saída, é necessário criar uma nova natureza da operação (caso não tenha) descrevendo o motivo da saída dos produtos. Para verificar como realizar o cadastro de Natureza da Operação, clique aqui.
Dependendo da opção selecionada no campo Indicador de Presença do Comprador, será necessário realizar o preenchimento de mais um campo, Informações do Intermediador da Transação.
Neste campo será necessário informar se há alguma empresa que está envolvida na operação, sendo assim intermediador da operação, como por exemplo um Marketplace. Existem as seguintes opções:
Ao concluir o preenchimento da NF-e, sugerimos seguir as seguintes ações:
1 – Salvar: Ao preencher toda a NF-e, clique no botão Salvar, dessa forma o sistema irá verificar se todos os campos obrigatórios foram preenchidos, caso tenha esquecido de algum campo obrigatório, o sistema irá alertá-lo. Caso aconteça, preencha o campo que faltou e depois clique novamente em Salvar. Dessa forma o sistema irá gerar o XML e colocar o número e série para essa NF-e, é possível visualizar na aba Cabeçalho.
2 – Pré-Visualizar DANFE: Após salvar a NF-e com sucesso, o botão de pré-visualizar é apresentado. É extremamente importante pré-visualizar a DANFE antes de transmitir, pois é possível realizar a validação e corrigir eventuais erros.
3 – Transmitir: Ao verificar que todos os dados estão corretos, clique no botão Transmitir, para que a NF-e seja enviada para o SEFAZ validar.