Como realizar a devolução de um pedido

Como realizar a devolução de um pedido

Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre como realizar a devolução de um pedido, siga as orientações abaixo: 

Para realizar a devolução de um pedido, acesse Comercial > Gerenciar Vendas.


Aqui será ensinado como fazer uma devolução pelo sistema, de maneira rápida e eficiente. Quais informações colocar e onde alterar o que é necessário.


Primeiramente deve-se encontrar a venda, correspondente a devolução que será realizada. 

No item Filtros, é possível utilizar os filtros de pesquisa Básico ou Avançado.



No item Filtros Básico, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:


  • Cliente

  • Usuário (Grupo e Nome)

  • Número/ Ano

  • Ordem de Serviço

  • Status

  • Período



No item Filtros Avançado, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:


  • Tipo do Serviço

  • Marca

  • Data Saída

  • Natureza da Operação

  • Operação

  • Caixa

  • Possui integração financeira

  • Origem Cliente

  • Número Documento Fiscal

  • Série Documento Fiscal

  • Mais Status



Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os orçamentos, pedidos e ordens de serviço realizados. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.



Ao encontrar a venda, na coluna Ações clique no ícone , e em seguida clique em Devolução.



Ao clicar em Devolução, será aberta uma nova tela, sendo necessário preencher as informações da devolução. 

Acima temos as informações do número do pedido, cliente, vendedor, etc.



Na aba Produtos é apresentado os produtos contidos no pedido. Existem as seguintes opções:


  • Selecione o produto(s) que será devolvido.

  • Código: Neste campo é apresentado o código do produto. Ao passar o mouse por cima é apresentado as informações do cadastro do produto.

  • Descrição: Neste campo é apresentado a descrição do produto.

  • Quantidade: Neste campo é possível informar a quantidade do produto que está sendo devolvido.

  • Valor unitário e Subtotal: Nestes campos são informados o valor unitário e o subtotal do produto conforme a quantidade.

  • Motivo: Neste campo é necessário selecionar o motivo da devolução. 



Ao clicar no botão Retirar não selecionados, o sistema irá retirar aqueles produtos que não foram selecionados, ou seja, que não serão devolvidos (quando houver mais de um item no pedido).



Na aba Cobrança, é possível informar se será feita a devolução de valores ao cliente. Para informar um pagamento clique em Novo Pagamento.



Ao clicar em Novo Pagamento, teremos as seguintes informações:


1 - Data: Neste campo é apresentado a data em que está ocorrendo a devolução do valor ao cliente.


2 - Forma de Pagamento: Neste campo é necessário informar qual será a forma de pagamento ao cliente.


3 - Valor: Neste campo é apresentado o valor que está sendo devolvido ao cliente, podendo ser alterado.


4 - Excluir: Clique no ícone , para excluir o pagamento informado.



No item Enviar informações para o Módulo Financeiro, é possível informar se será realizada a integração com o módulo financeiro. Existem as seguintes opções:


  • Sim: Ao selecionar esta opção, será feita a integração com o módulo Financeiro, ou seja, será gerado uma conta a pagar no Gerenciar Pagamentos.

  • Não: Ao selecionar esta opção, não será feita a integração com o módulo financeiro.

  • Faturar depois: Ao selecionar esta opção, o registro da devolução realizada ficará salvo em Comercial > Movimentação > Faturamento, podendo ser feita a integração com o módulo Financeiro posteriormente. 



Caso tenha sido selecionado a opção de integração com o módulo financeiro SIM serão apresentados mais alguns campos para preenchimento.



No item Perfil Financeiro para gerar contas a pagar no Módulo Financeiro, é possível selecionar um perfil financeiro. O perfil financeiro é uma configuração pré definida para facilitar o preenchimento de certas informações, como por exemplo, histórico, plano de contas, tipo de conta, centro de custo, lembretes por e-mail, etc.



No item Faturar para terceiros, é possível informar se a conta será faturada a outra pessoa ou ao cliente.



No item Parcelamento, ao clicar em Projetar Parcelamento, será necessário preencher as seguintes informações:


  • Descrição

  • Quantidade de Parcelas

  • Frequência dos Vencimentos

  • Forma de Pagamento

  • Data Primeiro Vencimento

  • Atribuir Arredondamento na: Primeira Parcela ou Última Parcela

  • Incremento do campo Título/Documento

  • Incremento do campo Descrição



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Gerar Parcelas para que as contas sejam geradas.



Caso não deseje preencher as informações do pagamento através do Projetar Parcelamento, ao preencher a forma de pagamento em Novo Pagamento, o sistema irá gerar uma parcela, sendo necessário preencher as seguintes informações:


1 - Número: Neste campo é apresentado o número da parcela.


2 - Descrição/Título: Neste campo é apresentado uma descrição para a geração da conta no financeiro.


3 - Status: Neste campo será apresentado o status da conta, conforme a data de vencimento.


4 - Envio Observação: Ao selecionar esta opção será enviado a observação informada para o módulo financeiro.


5 - Forma de Pagamento: Neste campo é replicado a informação de forma de pagamento informado no Novo Pagamento, podendo ser alterado.


6 - Conta/Caixa: Neste campo é necessário selecionar a conta bancária ou caixa correspondente a devolução do valor ao cliente.


7 - Data Vencimento: Neste campo é apresentado a data que vencerá a conta referente a devolução.


8 - Valor: Neste campo é apresentado o valor que será gerado a conta, ou seja, o valor devolvido ao cliente.


9 - Adicionar Parcela: Clique neste botão , caso o pagamento seja realizado a prazo e seja necessário informar mais uma parcela. 


10 - Total: Neste campo é apresentado o valor total da conta(s) gerada.


11 - Diferença: Neste campo é apresentado se há alguma diferença de valor a ser pago a cliente.



No item Informações Adicionais, é possível inserir alguma informação/ observação adicional para a geração da conta.



No item Informações Gerenciais / Contábeis, é possível inserir as seguintes informações para a geração da conta no financeiro:


1 - Plano de Contas: Neste campo é possível realizar a pesquisa por planos de contas cadastrados e inseri-lo na conta que está sendo gerada. A pesquisa é feita através do ícone . Para remover plano de contas selecionado, clique no ícone .


2 - Histórico: Neste campo é possível selecionar um histórico para a conta que está sendo gerada, como por exemplo, Devoluções.


3 - Tipo Conta: Neste campo é possível selecionar o tipo de conta que está sendo gerada, como por exemplo, Passivo.



Para adicionar um Centro de Custo a conta que está sendo gerada, clique no botão Adicionar Centro de Custos (Rateio).



Ao clicar no botão Adicionar Centro de Custos (Rateio), será possível realizar as seguintes opções:


1 - Remover: Ao clicar no ícone , é possível remover o centro de custo.


2 - Centro de Custo: Neste campo é possível selecionar a qual centro de custo irá pertencer essa conta que está sendo gerada, como por exemplo, Comercial.


3 - Percentual: Neste campo é possível informar qual o percentual que esta conta que está sendo gerada significará para aquele centro de custo. Por exemplo, pode ser incluído 2 centros de custos, 50% Comercial e 50% Estoque ou 70% Comercial e 30% Estoque, 100% Comercial, e assim por diante. A porcentagem é definida conforme a sua preferência.


4 - Valor: Neste campo é apresentado o valor da devolução, conforme a porcentagem informada no campo 3.



No item Lembretes e Envios por E-mail, temos a opção Lembrar-me, onde ao selecioná-la é possível informar a quantidade de dias antes do vencimento, e para qual e-mail o sistema irá enviar um lembrete referente a essa conta que está sendo gerada, informando que ela está para vencer (caso o pagamento não tenha sido à vista).



Na aba Observação, é possível informar observações para deixar registrado na devolução. Ao clicar no botão Pesquisar Observações é possível selecionar observações já cadastradas no sistema.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar e em seguida clique em Devolver.



Ao clicar em Devolver, será habilitado o botão Imprimir, onde será possível realizar o download da devolução em Cupom ou PDF.





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