Para acessar o vídeo completo referente ao módulo boleto clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre gerar boletos através de um documento fiscal, siga as orientações abaixo:
Abaixo será apresentado um exemplo de emissão de boleto registrado a partir de uma NF-e, neste caso, acesse NF-e > Nova NF-e.
Observação: O boleto só será gerado a partir do momento em que o documento fiscal for autorizado.
Abaixo será apresentado o artigo de como realizar a emissão de uma NF-e apenas com as informações obrigatórias, para verificar como realizar a emissão completa, clique aqui.
Na aba Cabeçalho, no item Nota Fiscal, é necessário preencher as seguintes informações:
1 - Finalidade: Esse campo define qual é o objetivo da emissão da NF-e, existem 4 opções para selecionar, são elas:
1 – NF-e Normal
2 – NF-e Complementar
3 – NF-e de Ajuste
4 – Devolução de Mercadoria
2 - Tipo de Consumidor: Selecione neste campo qual é o tipo de consumidor do(s) item(ns) informados na NF-e, existem duas opções, são elas:
Normal: Pode ser a Pessoa Física ou Jurídica. Essa opção indica que a mercadoria que está sendo informada na NF-e, está sendo adquirida para revender, para compor a fabricação de um novo produto, e etc. Ao selecionar essa opção, você está indicando que o destinatário não irá utilizar a mercadoria para consumo próprio, ou seja, ele não é o consumidor final.
Consumidor Final: Pode ser a Pessoa Física ou Jurídica. Essa opção indica que a mercadoria que está sendo informada na NF-e, está sendo adquirida para consumo próprio, por exemplo, mesa para o escritório, suprimento de informática e etc.
3 - Indicador de Presença do Comprador: Indicador de Presença do Comprador é utilizado para identificar a presença ou não do comprador no estabelecimento, selecione a mais adequada para sua situação. Existem as seguintes opções:
0 – Não se aplica (por exemplo, Nota Fiscal complementar ou de ajuste)
1 – Operação Presencial
2 – Operação não presencial, pela internet
3 – Operação não presencial, Teleatendimento
5 – Operação não presencial, fora do estabelecimento
9 – Operação não presencial, outros
4 - Natureza da Operação: É o campo que descreve o que está sendo feito com os produtos, no caso da NF-e de saída, é necessário criar uma nova natureza da operação (caso não tenha) descrevendo o motivo da saída dos produtos, clique aqui para ter mais informações sobre o cadastro!
*Recomendamos que consulte a sua assessoria contábil para realizar o cadastro.
No item Informações do Intermediador da Transação, é necessário selecionar se a operação teve algum intermediador, como por exemplo um marketplace que intermediou a venda entre o vendedor e o comprador.
Observação: Essa opção só não será apresentada, caso tenha sido selecionado a opção ‘Não se aplica’ no campo de Indicador de Presença do Comprador, e caso tenha sido selecionada a opção ‘Operação presencial’ não será necessário selecionar alguma opção neste campo.
Caso tenha sido selecionada a opção ‘Operação em site ou plataforma de terceiro (intermediadores/marketplace), será necessário informar o CNPJ do Intermediador da Transação e o Identificador cadastrado no intermediador (nome da empresa, por exemplo).
No item Destinatário / Remetente será necessário inserir as informações do destinatário/remetente da nota. Será possível realizar a pesquisa de pessoas (empresas, clientes, etc) cadastrados ou ainda realizar o cadastro rápido de pessoas.
Na aba Produtos, no item Produtos será necessário inserir os produtos que irão compor a NF-e. Será possível realizar a pesquisa de produtos cadastrados ou ainda realizar o cadastro rápido de produtos.
Ao selecionar o produto desejado, clique em Adicionar Produto para que ele seja inserido na nota.
Na aba Cobrança, será necessário selecionar a opção ‘Sim’ onde está escrito ‘Enviar informações para o Módulo Financeiro (Conta a Pagar/Receber)?’.
No item Forma(s) de Pagamento, será necessário selecionar a opção Boleto (a prazo).
No item Parcelamento, será necessário clicar em Projetar Parcelamento, e inserir as seguintes informações:
1 - Descrição: Neste campo será possível inserir uma descrição para a conta que será apresentada no financeiro (Gerenciar recebimentos). Caso esse campo não seja alterado, assim que a nota for autorizada, a descrição da conta no financeiro será a série e número da nota emitida.
2 - Quantidade de Parcelas: Neste campo será necessário informar a quantidade de parcelas (quantidade de boletos que serão gerados).
3 - Frequência dos Vencimentos: Neste campo será necessário definir o intervalo do vencimento entre uma conta e outra. Essa frequência tem como base a ‘Data do primeiro vencimento’ informada. Caso seja informado ‘0’ (zero) o sistema irá calcular automaticamente o dia do vencimento conforme a data do primeiro vencimento informada, sendo um vencimento por mês sempre no mesmo dia independente se o mês possui 29 dias, 30 dias, 31 dias, por exemplo:
1º vencimento: 01/01/2021
2º vencimento será: 01/02/2021
3º vencimento será: 01/03/2021
E assim por diante, conforme o número de parcelas informado.
4 - Forma de Pagamento: Neste campo será necessário selecionar a opção Boleto (a prazo).
5 - Data Primeiro Vencimento: Neste campo será necessário selecionar a data do vencimento do boleto, ou da primeira parcela (caso seja parcelado em mais parcelas).
6 - Gerar Parcelas: Após preencher os campos acima será necessário clicar neste botão para que as parcelas sejam geradas e apresentadas.
Após clicar em Gerar Parcelas, abaixo serão apresentadas as parcelas conforme preenchimento dos campos, sendo necessário selecionar a conta bancária e o contrato boleto para geração do boleto registrado.
Nas opções abaixo será possível inserir informações de histórico, centro de custo, lembretes e envio automático por e-mail, observações, etc.
Ao concluir o preenchimento da NF-e, sugerimos seguir as seguintes ações:
1 – Salvar: Ao preencher toda a NF-e, clique no botão Salvar, dessa forma o sistema irá verificar se todos os campos obrigatórios foram preenchidos, caso tenha esquecido de algum campo obrigatório, o sistema irá alertá-lo. Caso aconteça, preencha o campo que faltou e depois clique novamente em Salvar. Dessa forma o sistema irá gerar o XML e colocar o número e série para essa NF-e, é possível visualizar na aba Cabeçalho.
2 – Pré-Visualizar DANFE: Após salvar a NF-e com sucesso, o botão de pré-visualizar é apresentado. É extremamente importante pré-visualizar a DANFE antes de transmitir, pois é possível realizar a validação e corrigir eventuais erros.
3 – Transmitir: Ao verificar que todos os dados estão corretos, clique no botão Transmitir, para que a NF-e seja enviada para o SEFAZ validar.
Assim que o documento for autorizado, será possível visualizar os boletos emitidos, gerar o arquivo de remessa para encaminhar ao banco para registro e imprimir o PDF através do módulo Boleto > Gerenciar boletos. Para verificar mais sobre o gerenciamento de boletos, clique aqui.