Emitindo um CT-e simples

Como emitir CT-e simples

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de CT-e clique no botão abaixo:

Caso queira saber como emitir um CT-e simples veja o artigo abaixo
Acesse o TotalERP para realizar a emissão do CT-e, após isso clique no módulo CT-e > Novo CT-e Simples.

Com o CT-e Simples é possível realizar a emissão somente dos CT-es com o Tipo de Serviço como Normal e a Finalidade da emissão também deve ser normal. Além disso, somente é possível inserir as informações do Remetente e Destinatário, caso tenha necessidade de inserir mais informações que esse tipo de emissão não suporta, acesse o módulo CT-e > Novo CT-e Completo. Clique aqui para verificar como emitir CT-e Completo.

 

Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba Dados CT-e:

1 – Natureza da operação: Selecione neste campo a natureza da operação de acordo com a sua necessidade de emissão, caso não tenha sido cadastrada, clique aqui para ver o tutorial.

2 – RNTRC: Informe neste campo o número do RNTRC da sua empresa, caso você não saiba o número do RNTRC da sua empresa, clique aqui para ver o tutorial.

3 – Local de emissão do CT-e: Selecione neste campo o município que está sendo emitido o CT-e, por padrão o sistema coloca o município informado em Administrativo > Minha Empresa.

4 – Local de início da prestação: Selecione neste campo o município onde será carregado o veículo para a viagem.

5 – Local de término da prestação: Selecione neste campo o município onde será descarregado o veículo, ou seja, onde a mercadoria transportada será entregue.

6 – Notas Fiscais: Nesse item é apresentado três formas de realizar a inclusão da NF-e no CT-e, são elas:

  • Selecionar arquivos: Nesta opção é possível importar o XML da NF-e no sistema, ou seja, caso você possua o XML da NF-e da mercadoria que será transportada, ao importar, o sistema irá preencher os campos com as informações da NF-e, Remetente, Destinatário, valor da mercadoria e peso, dessa forma a emissão fica mais rápida.

  • Adicionar NF-e: Nessa opção, o sistema irá apresentar mais campos para a inclusão de dados como a chave de acesso, data da emissão, valor da nota e peso. Dessa forma o preenchimento das outras informações é feito de forma manual.

  • Importar NF-e(s) encaminhada(s) por e-mail: Nessa opção, o sistema irá apresentar uma tela com as NF-es que foram enviadas para o e-mail nfe@mwork.com.br e com seus dados como transportador no XML enviado. Para maiores informações clique aqui.

Ao clicar na aba Envolvidos o sistema apresenta as seguintes informações:

 

Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba Envolvidos:

1 – Tomador do serviço: Selecione neste campo o responsável pelo pagamento do frete. Lembrando que na emissão do CT-e Simples, existem somente as opções de Remetente e Destinatário, se no seu caso, o tomador do serviço for diferente dos dois, será necessário emitir o CT-e clicando no módulo CT-e > Novo CT-e Completo.

2 – Remetente: Insira os dados do remetente, que é a parte que promove a saída inicial da carga que está sendo transportada.

3 – Destinatário: Insira os dados do destinatário, que é a parte a quem é destinada a carga.

 

* Se for importado o XML da NF-e, os dois campos (Remetente e Destinatário) serão preenchidos conforme os dados do XML.

Ao clicar na aba Serviços/Impostos o sistema apresenta as seguintes informações:

 

Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba Serviços/Impostos:

1 – Valores da prestação de serviço: Informe no campo Valor do Frete o valor que foi negociado com o seu cliente para realizar o transporte da mercadoria, ao inserir o valor, clique com o mouse em qualquer parte da tela, dessa forma o sistema irá replicar o mesmo valor para os campos Valor Total da Prestação de Serviço e Valor a Receber.

2 – Componentes dos valores da prestação de serviço: Nesse item, por padrão é apresentado o componente FRETE VALOR, porém, caso queira detalhar com mais valores referente ao frete clique no botão Adicionar Componente, esse valor será adicionado nos campos Valor total da prestação de serviço e Valor a receber.

3 - ICMS: Neste campo, o sistema irá replicar o que foi configurado na natureza da operação, porém, se for necessário, é possível fazer na emissão do CT-e.

Ao clicar na aba Carga o sistema apresenta as seguintes informações:

 

Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba Carga:

1 - Valor total carga: Informe neste campo o valor total da carga, essa informação é possível consultar na NF-e.

2 – Produto predominante: Informe neste campo o produto predominante na NF-e.

3 – Carga: É necessário clicar no botão Adicionar Informações e colocar as informações de peso da carga que está sendo transportada. Se foi realizada a importação do XML da NF-e, esse campo estará preenchido se no XML tiver essa informação, caso contrário, será necessário informar manualmente.

Ao clicar na aba Observações o sistema apresenta as seguintes informações:

 

Na aba de Observações é possível inserir informações adicionais sobre o frete que está sendo feito. Existe a possibilidade de deixar salvo no sistema um texto padrão e durante a emissão somente selecionar, para realizar esse procedimento é só clicar em Pesquisar Observações, caso não tenha nenhum cadastrado é só ir em Administrativo > Cadastros > Observações > Nova Observação.

Após preencher todos os campos obrigatórios mencionados, clique no botão Salvar, desta forma fica gravado no sistema o CT-e e habilita a opção de Pré-visualizar DACTE, ao clicar nesse botão, é possível ter uma prévia da DACTE que será autorizada. Após validar e ver que está tudo certo, é só clicar no botão Transmitir e aguardar o SEFAZ processar o CT-e.