Rejeição 237 - CPF do destinatário inválido

Rejeição 237 - CPF do destinatário inválido

Causa:


Quando for emitida uma NF-e e o CPF do Destinatário (Campo: dest / CPF – ID: E03) for informado com apenas zeros, com sequência numérica incorreta ou dígito de controle (último número do CPF) inválido, será retornado a rejeição “237 – CPF do destinatário inválido”.


Exemplo:


Foi emitida uma NF-e com o CPF igual à “00.000.000-00”. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 237.


Veja regra de validação da Sefaz:


Como resolver:


Deve acessar NF-e > Gerenciar NF-e > Pesquisar a NF-e Rejeitada.

Clicar em Editar NF-e 


Na aba Cabeçalho, valide o campo Número Documento, deve-se informar CPF válido para o Destinatário da NF-e. Solicite ao seu cliente que verifique e informe o seu CPF novamente.


Após o destinatário informar o CPF correto, edite o campo acessando Administrativo > Gerenciar Pessoa > Pesquise pelo destinatário da nota rejeitada > Edite.


Edite o campo N° Documento e em seguida clique em Salvar.


Após a edição do cliente, volte na NF-e rejeitada e insira o mesmo cliente novamente, para atualizar os dados na tela da nota.


Após a correção, clique em Salvar e em seguida Transmitir.


Feito isso, a nota será reenviada ao SEFAZ e em seguida autorizada.


Referência:

NF-e: Manual de Orientação ao Contribuinte
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