Entenda o que é o certificado digital e os passos necessários para incluí-lo no sistema

Entenda o que é o certificado digital e os passos necessários para incluí-lo no sistema

Neste tutorial, você vai descobrir  todos os passos necessários para a inserção do certificado digital no sistema TotalERP.

Se o seu certificado digital venceu ou se você é um novo usuário do sistema, esse tutorial é pra você!

Mas, antes de iniciar, é importante entender  o que é certificado digital.

O certificado digital é um documento eletrônico que garante a validade jurídica, autenticidade, integridade e o não repúdio às operações realizadas, sendo utilizado, como o nome indica, no ambiente online.

Os documentos assinados com o certificado digital têm a mesma validade que os documentos assinados em papel.

No seu caso, você irá utilizar o certificado digital para assinar eletronicamente os documentos fiscais emitidos pelo TotalERP.

É extremamente importante manter seu certificado digital em um local seguro e evitar compartilhá-lo com, pois com ele uma pessoa mal intencionada pode se passar por você. É como se você desse o seu cartão do banco e a senha para alguém. Portanto, tenha cuidado!

Existem  dois tipos de certificados digitais que são os mais conhecidos no mercado, os modelos A1 e A3. Abaixo descreveremos as diferenças entre eles.

O certificado digital modelo A1 é armazenado diretamente no computador, ou seja, não há necessidade de nenhum dispositivo físico como token, por exemplo, para utilizá-lo. Além disso, ele possui outras características, como:

  • Armazenado no computador;

  • É possível copiar e utilizar em outros computadores;

  • Validade de 1 ano;

  • Não há necessidade de meio físico para utilizá-lo (token).

O certificado digital modelo A3 é armazenado em um meio físico, ou seja, ele fica armazenado em um token ou cartão, e, nesse caso, é necessário conectá-lo ao computador. Além disso, ele possui outras características, como:

  • Armazenamento em meio físico (token);

  • Validade de 1 a 5 anos;

  • É necessário conectar esse dispositivo ao computador.

É importante ressaltar que o sistema TotalERP aceita somente o certificado digital modelo A1.

Abaixo é listada a ementa do tutorial e mais algumas observações importantes!

  1. Importação do certificado digital;

  2. Exportação do certificado digital;

  3. Inclusão do certificado digital no sistema TotalERP.


Observações

  • Antes de iniciar o curso, é obrigatório ter o certificado digital. Caso necessário, aqui você obtém informações de como contratar seu certificado digital diretamente pelo TotalERP.

  • O sistema TotalERP aceita somente o certificado digital modelo A1;

  • A extensão do certificado digital modelo A1 deve ser .pfx;

  • Todo o procedimento do curso será realizado no sistema operacional Windows;

  • O procedimento de exportação do certificado digital pode ser feito de três formas. Utilize aquela  que você tiver mais familiaridade:

    • Navegador Google Chrome;

    • Navegador Internet Explorer;

    • Painel de Controle.

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