Neste tutorial, você vai descobrir todos os passos necessários para a inserção do certificado digital no sistema TotalERP.
Se o seu certificado digital venceu ou se você é um novo usuário do sistema, esse tutorial é pra você!
Mas, antes de iniciar, é importante entender o que é certificado digital.
O certificado digital é um documento eletrônico que garante a validade jurídica, autenticidade, integridade e o não repúdio às operações realizadas, sendo utilizado, como o nome indica, no ambiente online.
Os documentos assinados com o certificado digital têm a mesma validade que os documentos assinados em papel.
No seu caso, você irá utilizar o certificado digital para assinar eletronicamente os documentos fiscais emitidos pelo TotalERP.
É extremamente importante manter seu certificado digital em um local seguro e evitar compartilhá-lo com, pois com ele uma pessoa mal intencionada pode se passar por você. É como se você desse o seu cartão do banco e a senha para alguém. Portanto, tenha cuidado!
Existem dois tipos de certificados digitais que são os mais conhecidos no mercado, os modelos A1 e A3. Abaixo descreveremos as diferenças entre eles.
O certificado digital modelo A1 é armazenado diretamente no computador, ou seja, não há necessidade de nenhum dispositivo físico como token, por exemplo, para utilizá-lo. Além disso, ele possui outras características, como:
Armazenado no computador;
É possível copiar e utilizar em outros computadores;
Validade de 1 ano;
Não há necessidade de meio físico para utilizá-lo (token).
O certificado digital modelo A3 é armazenado em um meio físico, ou seja, ele fica armazenado em um token ou cartão, e, nesse caso, é necessário conectá-lo ao computador. Além disso, ele possui outras características, como:
Armazenamento em meio físico (token);
Validade de 1 a 5 anos;
É necessário conectar esse dispositivo ao computador.
É importante ressaltar que o sistema TotalERP aceita somente o certificado digital modelo A1.
Abaixo é listada a ementa do tutorial e mais algumas observações importantes!
Antes de iniciar o curso, é obrigatório ter o certificado digital. Caso necessário, aqui você obtém informações de como contratar seu certificado digital diretamente pelo TotalERP.
O sistema TotalERP aceita somente o certificado digital modelo A1;
A extensão do certificado digital modelo A1 deve ser .pfx;
Todo o procedimento do curso será realizado no sistema operacional Windows;
O procedimento de exportação do certificado digital pode ser feito de três formas. Utilize aquela que você tiver mais familiaridade:
Navegador Google Chrome;
Navegador Internet Explorer;
Painel de Controle.