Como contratar certificado digital pelo TotalERP

Como contratar certificado digital pelo TotalERP

Para acessar o vídeo completo referente à contratação de certificado digital pelo TotalERP clique no botão abaixo:

Vídeo: Contratar Certificado Digital pelo TotalERP


Caso deseje um passo a passo descritivo sobre a contratação de certificado, siga as orientações abaixo: 


      Para a utilização dos módulos de documentos fiscais, é necessário ter importado em seu sistema o certificado digital modelo A1 de sua empresa, no TotalERP existem duas formas de fazer esse processo. No artigo a seguir é mostrado o passo a passo de como contratar o certificado digital dentro do sistema de maneira rápida e fácil. (Para saber como realizar a importação de um certificado digital adquirido externamente clique aqui)


Com a contratação do certificado digital pelo TotalERP, você terá diversas vantagens:

1) Receba dois certificado pelo preço de um

2) Realize a validação dos documentos de forma online

3) Agende  e realize a videoconferência sem sair da sua empresa

4) Renove o certificado por 5 anos sem novas videoconferências.


      Para realizar a contratação do certificado acesse dentro do TotalERP Administrativo>Certificado Digital 




Caso a sua empresa não tenha um certificado digital instalado no sistema, será apresentado a seguinte tela onde poderá ser feita a contratação pelo TotalERP clicando no botão "Contratar" dentro da opção "1. Inclusão de certificado digital de forma automatizada".



Após isso será aberto o passo a passo para contratação do certificado digital

 

Contratar

 

Nessa guia são apresentadas as informações do pacote certificado digital:


 

 

  1. Termos de Privacidade: Nesse campo pode-se visualizar os Termos de Privacidade clicando o link destacado. Caso esteja de total acordo com os mesmos, basta marcar a caixa de seleção apresentada.

  2. Próximo Passo: Com a caixa de seleção marcada, clique em Próximo Passo, será então apresentada uma tela de confirmação onde deve-se marcar a opção “Sim, Concordo” para continuar a operação.

 

Pagamento

No passo Pagamento são inseridas as informações referentes a compra do pacote.

 

 

  1. Informações do Representante Legal: São apresentados campos para o preenchimento de dados do representante legal de sua empresa, sendo eles Nome Completo, E-mail (nesse e-mail serão recebidas as informações para a videoconferência), CPF, Telefone e Celular (Importante preencher um celular para contato rápido, caso ocorra algum imprevisto no momento da videoconferência).

  2. Informações da Empresa: Nos campos destacados devem ser informados os dados referente a empresa para qual será feita a compra do certificado.

  3. Forma de pagamento: Atualmente possuímos duas formas de pagamento, através do cartão ou por pix (A forma de pagamento PIX é a de mais rápida aprovação).

  4. Resumo da Compra: Nesse campo o sistema mostra os dados resumidos da sua compra e em qual estágio você se encontra.

  5. Realizar Pagamento: Ao clicar nesse botão será apresentada a aba de preenchimento de informações referentes a forma de pagamento e endereço de cobrança.

Para o nosso exemplo usaremos o pagamento por cartão, mas caso a forma de pagamento escolhida tenha sido o PIX, será aberto um QR Code em sua tela para efetuar o pagamento.


 


  1. Forma de Pagamento e Bandeira: Aqui deve-se selecionar como será efetuado o pagamento do pacote (Débito ou Crédito), juntamente deve-se selecionar a bandeira do cartão a ser utilizado dentre as disponíveis

  2. Informações do Cartão: Após selecionado a forma de pagamento deve-se informar os dados impressos no cartão a ser utilizado

  3. Termos de Uso: Com tudo preenchido a caixa de seleção “Li e aceito os Termos de Uso” deve ser marcada. Para acessar os termos de uso basta clicar no link destacado

  4. Endereço de Cobrança: Deve-ser informado neste campo o CEP do endereço de cobrança a ser utilizado

  5. Verificação de Segurança: Ao clicar em “Não sou um robô” será uma tela para você selecionar as imagens de acordo com o pedido.

  6. Finalizar compra: Após o preenchimento de todos os campos acima, clique em finalizar compra.


Após o pagamento aprovado, clique no botão “Prosseguir” localizado no canto superior direito da página.

 

Ao clicar em prosseguir será apresentada a guia para agendar a videoconferência para realizar a emissão do certificado e-CPF A3 (BirdiD em nuvem), o agendamento só será possível depois que o status do pagamento estiver como aprovado, para atualizar o status do pagamento clique em 1.“Atualizar Status”. 

Com o pagamento aprovado clique em 2. “Agendar”

 

 

Agendamento

Em Agendamento são inseridas informações necessárias para marcar a videoconferência para emissão do certificado e-CPF A3.


 


  1. Informações do titular do certificado e-CPF A3: Nesse campo é feita novamente a validação dos dados do representante legal da empresa (No campo telefone preencha de preferência um número de celular para facilitar contato)

  2. Importação de Documentos: Aqui deve-se anexar um documento identificador (CNH, RG etc…) para comprovação de identidade. Vale ressaltar que os documentos anexados devem possuir frente e verso.

  3. Senha: Neste campo de deve-se informar a senha a ser utilizada no certificado digital e em seguida confirma-lá (Essa senha deverá ser informada em todos os campos que solicitarem senha nos passos seguintes)

  4. Data de horário da conferência: Nesse campo deve ser selecionado a data da videoconferência e um dos horários disponíveis para a mesma.

  5. Agendar: Com todos os campos devidamente preenchidos, clique no botão agendar para ser transportado para a próxima tela.



Importante: Antes de prosseguir, é necessário aguardar a data marcada e seguir as instruções recebidas por e-mail para comparecer e ter sucesso em sua videoconferência. 

 

Na seguinte tela são apresentadas as opções de emitir certificado e-CNPJ A1 e reagendar videoconferência no caso de algum imprevisto ter acontecido.

 

 

Para emitir o certificado A1 é necessário antes que a videoconferência com a certificadora já tenha sido realizada, a emissão do certificado A3 já tenha sido feita e que tenha acesso ao código de usuário mandado no e-mail informado anteriormente.

Caso todos os itens listados acima sejam verdade, basta clicar em “Emitir Certificado”.

 

Emissão e instalação

 

Ao clicar em Emitir Certificado, será apresentado a tela de autenticação BirdiD, nela precisarão ser informadas as seguintes informações:


 

 

  1. CPF do Titular do e-CPF A3(BirdiD): Aqui deve ser informado o CPF do representante legal informado nos passos anteriores.

  2. Código OTP: Aqui deve se preencher o código informado no aplicativo BirdiD(e-CPF A3) de seu celular conforme informado na videoconferência.

  3. Senha do Usuário do Certificado: Deve-se informar a senha pré cadastrada durante o agendamento da videoconferência.


Com tudo preenchido clique em “Realizar Autenticação” para passar para o último passo




  1. Usuário: Informe o usuário recebido por email após ter feito a autenticação no passo anterior.

  2. Senha do Usuário do Certificado: Novamente deve-se informar a senha cadastrada durante o agendamento da videoconferência.


Após preencher essas informações clique em emitir e aguarde o processo de emissão do certificado digital ser concluída. Em seguida clique em finalizar.


Com isso o certificado já será incluído automaticamente no seu sistema e pronto para uso.


Após ter o certificado adicionado ao seu sistema, ao acessar Administrativo > Certificado Digital será apresentado as seguintes informações:

 

 

  1. Dados do Certificado: Aqui são apresentados os dados referente ao certificado, como status de validade, para quem foi emitido o certificado, quem foi o emissor, número de série e datas de expedição e validade do certificado. Além disso, o sistema informa quantos dias faltam para o certificado expirar.

  2. Dúvidas Frequentes: Nessa área são informados links úteis para prestar auxílio nos procedimentos envolvendo certificado digital

  3. Renovação Automática: Caso você já tenha adquirido o certificado digital pelo TotalERP, basta clicar no botão "Renovar" para ser guiado ao processo de renovação rápida de certificado. Caso contrário, você será guiado para o processo de contratação de certificado relatado nesse artigo, ao pressionar o mesmo botão

  4. Remover Certificado: Ao pressionar o botão "Remover" localizado em Remover Certificado, o mesmo será excluído do seu sistema. Essa ação não pode ser revertida.

  5. Download do Certificado: Para realizar o download de seu certificado digital em modelo .pfx, basta clicar no botão download localizado em Download do Certificado. (Lembrando que a senha desse certificado é a mesma informada no agendamento da videoconferência e não pode ser recuperada)

  6. Importação de Certificado: Caso você tenha adquirido um certificado fora do TotalERP e gostaria de importá-lo para usá-lo no sistema, clique no botão importar (Para mais informações sobre importação de certificado digital clique aqui).


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