Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre como realizar uma venda entre filiais, siga as orientações abaixo:
Para que isso possa ser feito, primeiro é necessário acessar dentro da empresa matriz a área de Configurações do Estoque dentro de Administrativo > Minha Empresa > Configurações. Nela existem as seguintes opções referentes ao estoque compartilhado:
Estoque Compartilhado: Essa opção em específico deve estar marcada tanto na empresa matriz como nas filiais, ao marcar essa opção, o sistema poderá visualizar o estoque das outras empresas vinculadas que possuem a mesma opção marcadas e estará apto a fazer solicitações de movimentação.
Replicar produtos entre filiais: Essa é uma opção que você só encontra no cadastro da empresa matriz e não é obrigatório selecionar ela. Ao marcar a replicação entre filiais, você centraliza todos os cadastros de produto na empresa matriz, somente ela pode cadastrar novos produtos e alterar, dessa forma você garante que ao salvar um produto na matriz, ele já é automaticamente cadastrado/alterado nas outras empresas.
Criar requisição interna de entrada no fechamento da venda: Essa opção é de extrema importância para o controle de estoque de sua empresa. Após fechar a venda, mesmo com estoque compartilhado, a quantidade de produto vendido será retirada de seu estoque, caso você já não tenha mais do produto, ficará um saldo negativo em sua empresa para o mesmo. Com isso pode acontecer duas coisas posteriormente, a filial da qual foi solicitada o produto enviar o mesmo para sua empresa ou diretamente para o cliente. Se ele enviar para sua empresa, virá junto uma NF-e de entrada para que você realize a entrada dos mesmos, nessa situação não é necessário ter essa opção marcada na empresa solicitante. Caso seja enviado o produto direto para o cliente deverá ser feita uma requisição interna para corrigir o estoque e não deixá-lo negativado. Logo, essa opção decide se após a venda ser fechada, a opção de requisição interna de entrada estará ou não marcada como padrão.
Com as essas opções marcadas na matriz e o estoque compartilhado estar habilitado nas filiais, podemos começar a gerar venda com estoque compartilhado, para isso acesse Comercial > Nova Venda e então será apresentada a tela de venda, onde devemos primeiro pesquisar o cliente para quem estamos realizando a venda no campo indicado abaixo ou ainda cadastrar um novo clicando no botão .
Com o cliente inserido na venda podemos selecionar os produtos que iremos comercializar através do seguinte campo:
Com os produtos selecionados clique no botão Ações para abrir a tela de reserva de produtos entre matriz e filial como indicado na imagem abaixo:
RE (Requisição de Entrada): Ao marcar essa opção será criada uma requisição interna de entrada para correção de estoque como explicado no começo do artigo.
Informações da Empresa: São apresentadas as informações da empresa disponível para requisição.
Estoque Disponível: Nesta coluna aparece a quantidade desse produto que a empresa tem em estoque disponível.
Informações do Produto: Aqui são apresentadas informações referentes ao produto que se deseja requisitar.
Pedido: Na coluna pedido deve ser preenchido a quantidade desse produto que será requisitada dessa empresa.
Limite de Reserva: Caso sua empresa trabalhe com reserva de produtos, é possível informar a data limite da reserva.
Observação: Caso queira inserir uma observação na requisição, a mesma pode ser adicionada aqui.
Após isso basta clicar no botão salvar e finalizar a venda da maneira habitual (Para saber mais sobre como realizar uma venda clique aqui!)
Com o pedido fechado será mandado para a empresa solicitada o pedido de estoque compartilhado, onde a mesma poderá emitir uma NF-e de entrada para a empresa solicitante ou diretamente para o cliente (Clique aqui para saber como gerenciar a reserva de estoque compartilhado)