Como realizar o cadastro e gerenciamento de histórico

Como realizar o cadastro e gerenciamento de histórico

Para acessar o vídeo referente ao cadastro e gerenciamento de históricos clique no botão abaixo:




Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de histórico, siga as orientações abaixo:


Para realizar o cadastro de histórico, acesse Financeiro > Cadastros > Histórico.


O histórico das contas refere-se à classificação dos tipos de receitas e despesas que a empresa possui. Usado para análise de quais são as maiores e menores fontes de receitas e de custos da empresa. Exemplos: Energia elétrica, telefone, internet, salários, vendas, etc.

No item Filtros, clique no botão Novo Histórico.



Ao clicar em Novo Histórico, é possível inserir as seguintes informações:


1 - Tipo Agrupamento: Neste campo será necessário selecionar o tipo de agrupamento do histórico. Existem as seguintes opções:

  • Sintético: Histórico Agrupador

  • Analítico: Histórico que se refere ao Analítico

Exemplo: Sintético: Despesas com Pessoal

    Analíticos: Salários, INSS, FGTS, Vale Transporte, Vale Alimentação, etc

Exemplo 2: Sintético: Impostos

      Analíticos: PIS, COFINS, ICMS, IPTU, DAS, etc

Exemplo 3: Sintético: Despesas Administrativas

      Analíticos: Aluguel, Energia Elétrica, Internet, Segurança, etc


2 - Tipo: Neste campo é necessário selecionar o tipo do histórico, ou seja, se ele é uma despesa ou uma receita da empresa. Existem as seguintes opções:

  • Crédito: Essa opção está relacionada aos valores recebidos ou a receber pela empresa, ou seja, são as receitas que a empresa possui.

  • Débito: Essa opção está relacionada aos valores pagos ou a pagar pela empresa, ou seja, são as despesas que a empresa possui.


3 - Modo: Neste campo é necessário selecionar o tipo do histórico. Existem as seguintes opções:

  • Fixo: despesas/receitas que fazem parte da estrutura da empresa e seu valor não depende da ocorrência de vendas. Exemplo: água, luz, salários, etc.

  • Variável: despesas/receitas que só ocorrem em função das vendas e têm variação proporcional às mesmas. Exemplo: custo de mercadoria vendida (CMV), impostos sobre vendas, comissões, etc.


4 - Código: Neste campo é necessário informar um código numérico para o histórico, lembrando que essa numeração não pode ser repetida.


5 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o histórico.


6 - Centro de Custo: Neste campo é possível atrelar esse histórico a um centro de custo cadastrado. Realizando essa configuração, ao selecionar o histórico na geração da conta financeira, o sistema já preencherá automaticamente com o centro de custo informado.



Ao selecionar o Tipo Agrupamento a opção 2 - Analítico, o sistema irá habilitar mais um campo sendo necessário selecionar o Histórico Agrupador, ou seja, o histórico Sintético relacionado a este histórico que está sendo cadastrado.



Ao selecionar alguma opção no campo Tipo (Crédito ou Débito), o sistema irá habilitar mais um campo, sendo possível selecionar o Tipo Conta. Existem as seguintes opções:


  • Ativo

  • Despesa

  • Fornecedores

  • Passivo

  • Patrimônio

  • Receita



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Histórico.




GERENCIAMENTO DE HISTÓRICO


Para realizar o gerenciamento de histórico, acesse Financeiro > Cadastros > Histórico.


No item Filtros, é possível realizar a pesquisa através das seguintes opções:


  • Descrição

  • Tipo Agrupamento

  • Tipo

  • Modo

  • Histórico Agrupador



Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os históricos cadastrados. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.



Ao clicar no botão Pesquisar, é habilitado o botão Ações.



Ao passar o mouse por cima do botão Ações, é possível realizar as seguintes ações:


  • Atualizar modo em Lote

  • Atualizar Tipo em Lote

  • Atualizar centro custo em lote



Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.



Ao clicar no botão Gerar Históricos Automáticos será possível selecionar uma lista de históricos pré definidos pelo sistema, para serem importados.



Ao clicar no botão Gerar Históricos Automáticos será aberto uma mensagem, em seguida clique em OK.



Ao clicar em OK, será aberto uma nova modal sendo necessário selecionar um grupo referente a atuação da sua empresa. Ao selecionar a opção desejada clique no botão Gerar Históricos para que a lista de históricos seja importada no sistema.



Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar o cadastro do histórico através do ícone

  • Excluir o cadastro do histórico através do ícone



Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro do histórico:


  • Código

  • Descrição

  • Tipo Agrupamento

  • Tipo

  • Modo

  • Centro de Custo





    • Related Articles

    • Gerenciamento de produtos e serviços

      Para acessar o vídeo referente ao gerenciamento de produtos e serviços clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciando produtos e serviços Caso deseje um passo a passo descritivo sobre gerenciamento de produtos e serviços, siga as orientações abaixo: Para ...
    • Gerenciamento de lista de compra

      Para realizar o gerenciamento de listas de compra, acesse Compras > Cadastro > Gerenciar Listas. No Gerenciar Listas é possível visualizar, editar ou excluir uma lista de compra. No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de listas de compra ...
    • Como realizar o cadastro de nova forma de pagamento dentro do PDV

      Para cadastrar uma nova forma de pagamento no PDV devemos acessar na tela inicial: Cadastros > Formas de Pagamento Após deve clicar em Nova Forma de Pagamento. Será aberto a janela de cadastro onde deverá ser preenchido: 1. Descrição: Esse é o nome ...
    • Como baixar o XML de NFS-e

      Para acessar o vídeo explicativo sobre emissão de NFS-e clique no botão abaixo: Vídeo: Gerenciar NFS-e Caso queira um passo a passo específico sobre gerenciamento de NFS-e veja o artigo abaixo: No Gerenciar NFS-e, em NFS-e > Gerenciar NFS-e é ...
    • Como Exportar e Fazer Download de XML no TotalERP

      O TotalERP é uma ferramenta robusta de gestão empresarial que permite aos usuários gerenciar e exportar documentos fiscais eletrônicos, como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Neste artigo, você aprenderá ...