Para acessar o vídeo referente ao cadastro e gerenciamento de históricos clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de histórico, siga as orientações abaixo:
O histórico das contas refere-se à classificação dos tipos de receitas e despesas que a empresa possui. Usado para análise de quais são as maiores e menores fontes de receitas e de custos da empresa. Exemplos: Energia elétrica, telefone, internet, salários, vendas, etc.
No item Filtros, clique no botão Novo Histórico.
Ao clicar em Novo Histórico, é possível inserir as seguintes informações:
1 - Tipo Agrupamento: Neste campo será necessário selecionar o tipo de agrupamento do histórico. Existem as seguintes opções:
Sintético: Histórico Agrupador
Analítico: Histórico que se refere ao Analítico
Exemplo: Sintético: Despesas com Pessoal
Analíticos: Salários, INSS, FGTS, Vale Transporte, Vale Alimentação, etc
Exemplo 2: Sintético: Impostos
Analíticos: PIS, COFINS, ICMS, IPTU, DAS, etc
Exemplo 3: Sintético: Despesas Administrativas
Analíticos: Aluguel, Energia Elétrica, Internet, Segurança, etc
2 - Tipo: Neste campo é necessário selecionar o tipo do histórico, ou seja, se ele é uma despesa ou uma receita da empresa. Existem as seguintes opções:
Crédito: Essa opção está relacionada aos valores recebidos ou a receber pela empresa, ou seja, são as receitas que a empresa possui.
Débito: Essa opção está relacionada aos valores pagos ou a pagar pela empresa, ou seja, são as despesas que a empresa possui.
3 - Modo: Neste campo é necessário selecionar o tipo do histórico. Existem as seguintes opções:
Fixo: despesas/receitas que fazem parte da estrutura da empresa e seu valor não depende da ocorrência de vendas. Exemplo: água, luz, salários, etc.
Variável: despesas/receitas que só ocorrem em função das vendas e têm variação proporcional às mesmas. Exemplo: custo de mercadoria vendida (CMV), impostos sobre vendas, comissões, etc.
4 - Código: Neste campo é necessário informar um código numérico para o histórico, lembrando que essa numeração não pode ser repetida.
5 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o histórico.
6 - Centro de Custo: Neste campo é possível atrelar esse histórico a um centro de custo cadastrado. Realizando essa configuração, ao selecionar o histórico na geração da conta financeira, o sistema já preencherá automaticamente com o centro de custo informado.
Ao selecionar o Tipo Agrupamento a opção 2 - Analítico, o sistema irá habilitar mais um campo sendo necessário selecionar o Histórico Agrupador, ou seja, o histórico Sintético relacionado a este histórico que está sendo cadastrado.
Ao selecionar alguma opção no campo Tipo (Crédito ou Débito), o sistema irá habilitar mais um campo, sendo possível selecionar o Tipo Conta. Existem as seguintes opções:
Ativo
Despesa
Fornecedores
Passivo
Patrimônio
Receita
Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Histórico.
GERENCIAMENTO DE HISTÓRICO
Para realizar o gerenciamento de histórico, acesse Financeiro > Cadastros > Histórico.
No item Filtros, é possível realizar a pesquisa através das seguintes opções:
Descrição
Tipo Agrupamento
Tipo
Modo
Histórico Agrupador
Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os históricos cadastrados. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao clicar no botão Pesquisar, é habilitado o botão Ações.
Ao passar o mouse por cima do botão Ações, é possível realizar as seguintes ações:
Atualizar modo em Lote
Atualizar Tipo em Lote
Atualizar centro custo em lote
Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.
Ao clicar no botão Gerar Históricos Automáticos será possível selecionar uma lista de históricos pré definidos pelo sistema, para serem importados.
Ao clicar no botão Gerar Históricos Automáticos será aberto uma mensagem, em seguida clique em OK.
Ao clicar em OK, será aberto uma nova modal sendo necessário selecionar um grupo referente a atuação da sua empresa. Ao selecionar a opção desejada clique no botão Gerar Históricos para que a lista de históricos seja importada no sistema.
Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:
Editar o cadastro do histórico através do ícone
Excluir o cadastro do histórico através do ícone
Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro do histórico:
Código
Descrição
Tipo Agrupamento
Tipo
Modo
Centro de Custo