Como realizar o cadastro e gerenciamento de departamentos

Como realizar o cadastro e gerenciamento de departamentos

Para acessar o vídeo completo referente ao módulo administrativo clique no botão abaixo:

Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de departamentos, siga as orientações abaixo: 


Para realizar o cadastro de departamentos, acesse Administrativo > Cadastros > Departamento.

Departamento refere-se aos setores contidos dentro da empresa, como por exemplo, administrativo, comercial, financeiro.


No item Filtros, clique no botão Novo Departamento.


Cadastro de Novo Departamento


Ao clicar no botão Novo Departamento, será aberto uma modal, sendo necessário preencher uma sigla e um nome para o departamento, como por exemplo, Departamento: Administrativo, Sigla: ADM.




Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Departamentos.




Caso não haja nenhum segmento de mercado cadastrado, ficará disponível o botão Importar Segmentos. Ao clicar no botão Pré-carregar Departamentos, será possível selecionar departamentos pré-definidos pelo sistema, para serem pré-carregados.



Ao clicar no botão Pré-carregar Departamentos será aberto uma mensagem e ao clicar em OK.



Em seguida será aberto uma modal com a relação de departamentos pré-definidos pelo sistema.



Selecione os departamentos de acordo com sua necessidade, e após isso clique em Adicionar. Para selecionar todos, selecione a opção TODOS.



GERENCIAMENTO DE DEPARTAMENTOS


Para realizar o gerenciamento de departamentos, acesse Administrativo > Cadastros > Departamento.


No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de departamentos através das seguintes opções:


  • Cadastros ativos, inativos ou ambos

  • Sigla

  • Departamento




Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os departamentos cadastrados. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.




Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.


É sempre uma boa prática limpar filtros após uma pesquisa

Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar o cadastro do departamento através do ícone

  • Excluir o cadastro do departamento através do ícone

  • Verificar nome do usuário, data e horário da inclusão daquele departamento através do ícone




Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro do departamento, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:


  • : Cadastro Ativo

  • : Cadastro Inativo




Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro do departamento:


  • Sigla

  • Departamento




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