Para acessar o vídeo referente ao cadastro de serviços clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro de serviços, siga as orientações abaixo:
O cadastro de serviços é preenchido conforme a necessidade da empresa, podendo inserir informações como preços de venda, categoria, código e descrição do serviço, etc.
Acima, na tela inicial do cadastro do serviço, será necessário preencher as seguintes informações:
Observação: Os campos que contém * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.
1 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o serviço.
2 - Código: Neste campo é necessário informar um código para o serviço. Lembrando que o código refere-se a um código interno, utilizado pela empresa para facilitar a sua busca, e posteriormente este código não poderá ser alterado, repetido e excluído do sistema, apenas inativado.
3 - Preço de Venda: Neste campo é possível informar o preço de venda do serviço.
Na aba Serviços, no item Informações do Serviço, é possível inserir as seguintes informações:
1 - Código do Serviço: Neste campo é necessário (caso possua o módulo NFS-e) ou é possível informar o código do serviço a ser prestado conforme a lista disponibilizada pela prefeitura do seu município. Para realizar a pesquisa pela lista de códigos, clique no ícone .
2 - Descrição do Código: Neste campo é apresentado a descrição do código do serviço prestado, conforme o código selecionado no campo Código do Serviço (campo 1).
No item Informações Tributárias, é possível inserir as seguintes informações:
1 - Tipo Produto: Neste campo o sistema já informa o tipo 09 - Serviços, e este campo não deve ser alterado.
2 - Categoria: Neste campo é possível selecionar uma categoria que esteja relacionada ao serviço. Para realizar o cadastro de uma nova categoria, clique no ícone .
3 - CNAE: Neste campo é possível informar qual é o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (código desenvolvido pelo IBGE que determina com o que sua empresa trabalha, qual é o enquadramento da sua empresa).
4 - Código Próprio do Município: Neste campo é possível informar o código referente ao seu serviço determinado pela prefeitura da sua cidade (somente alguns municípios necessitam preencher).
No item Formação de Preço, é possível inserir as seguintes informações:
1 - Cálculo de: Neste campo é necessário selecionar o cálculo Markup, ou seja, a porcentagem de lucro sobre o custo do serviço. Existem as seguintes opções:
Baixo para Cima: aplicação do Markup no preço de custo por multiplicação
Fórmula: Preço de Venda = Preço de Custo x (100 + % Margem de Venda) / 100
Exemplo: Preço de Custo = 100,00 Preço de Venda = 100,00 x (100 + 50%) / 100
Margem de Venda = 50% 100,00 x 150 / 100
15.000,00 / 100
150,00
Cima para Baixo: aplicação da Margem de venda no preço de custo por divisão
Fórmula: Preço de Venda = (Preço de Custo x 100) / (100 - % Margem de venda)
Exemplo: Preço de Custo = 100,00 Preço de Venda = (100,00 x 100) / (100 - 50%)
Margem de Venda = 50% 10.000,00 / 50
200,00
2 - Preço Custo/Entrada: Neste campo é possível adicionar um valor de custo do seu serviço.
3 - Margem Venda: Neste campo é possível informar uma margem de venda do seu serviço, ou seja, a diferença percentual entre preço de venda e preço de custo do serviço.
4 - Preço Venda/Saída: Neste campo é possível informar o preço de venda do serviço.
No item Parcelamento/Desconto, é possível inserir as seguintes informações:
1 - Permite Parcelamento / Parcelamento Máximo: Ao selecionar este campo, ao realizar uma venda deste serviço, será possível realizar o parcelamento do mesmo. Caso opte pela opção de permitir parcelamento para o serviço, marque a checkbox (caixa de seleção), e em seguida é possível selecionar a quantidade de parcelas máximas que poderão ser aplicadas ao parcelamento deste serviço.
2 - Habilitar Desconto Máximo / Desconto Máximo: Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem de desconto máximo a ser aplicado ao serviço. Para adicionar um desconto máximo, marque a checkbox (caixa de seleção).
Na aba E-commerce, no item Informações Principais, será possível inserir as seguintes informações:
1 - Venda Online: Esta checkbox deverá ser marcada caso o serviço seja vendido também através da sua plataforma no E-commerce.
2 - Preço de venda do produto no E-commerce: Neste campo é possível selecionar se o preço de venda do serviço no E-commerce será igual ao informado no cadastro do serviço em “Preço de Venda” ou se será definido um novo valor para a venda do serviço no E-commerce. Ao selecionar a opção “Preço específico para o e-commerce” será necessário informar abaixo o preço de venda deste serviço para o e-commerce.
No item Características do Produto, é possível inserir algumas informações sobre a característica do seu serviço, que serão apresentados no E-commerce.
No item Pesos e Dimensões, é possível informações mais específicas para venda de produto, como por exemplo, quantidade mínima para venda, peso líquido e bruto, altura, largura e comprimento do produto.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial do Gerenciar Produtos (Serviços).
Importante: Ao salvar o seu serviço, o sistema irá apresentar uma mensagem de que o seu serviço foi incluído com sucesso, e também irá apresentar uma mensagem informando que o produto (serviço) deve ser atualizado para aplicar os novos valores, ou seja, para que a alteração realizada no cadastro de um serviço ou a inclusão de um novo serviço seja replicada para os demais módulos do sistema, será necessário realizar a sincronização dos serviços.