Como realizar o cadastro de um serviço

Como realizar o cadastro de um serviço

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de NFS-e clique no botão abaixo:

Caso deseje um passo a passo específico sobre cadastro de serviços siga as instruções abaixo:

O objetivo do cadastro de serviço é de incluir no sistema os dados do serviço que será prestado para o seu cliente e que será utilizado na comercialização e na emissão de NFS-e.

Para realizar o cadastro de serviço no sistema Totalerp, é necessário acessar o sistema Totalerp e clicar em NFS-e > Cadastros > Novo Serviço, conforme o gif abaixo.




Ao acessar a tela do Novo Serviço, o sistema irá apresentar os seguintes campos:


Descrição: Informe nesse campo a descrição do serviço que será prestado ao cliente.

Código: Informe nesse campo o código que você irá identificar o serviço na sua empresa.

Preço de Venda: Nesse campo é necessário informar o preço de venda do serviço, porém, há casos em que o serviço varia, nesses casos deixe o valor como 0,00 pois é possível alterar esse valor no momento da emissão da NFS-e ou na comercialização.


1 INFORMAÇÕES DO SERVIÇO

Código do serviço: Ao clicar no botão com ícone da lupa, o sistema irá apresentar um modal com uma lista de serviços de acordo com a LEI COMPLEMENTAR Nº 116, DE 31 DE JULHO DE 2003, selecione o código de acordo com o serviço que será feito, caso não saiba o código correto, entre em contato com a assessoria contábil para orientação sobre o código correto.

Descrição do código: Após selecionar o Código do serviço o sistema irá apresentar nesse campo a descrição do código.


2 INFORMAÇÕES TRIBUTÁRIAS

Tipo produto: O sistema deixa o código 09 - Serviços automaticamente, essa opção pode permanecer dessa forma.

CNAE: É possível informar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, porém, esse campo não é obrigatório.

Categoria: Selecione a categoria que mais se adequa para o serviço que está sendo cadastrado, clique aqui para aprender a cadastrar uma nova categoria. Esse campo não é obrigatório.

Código próprio do município: Existem casos em que o município possuem códigos próprios para determinados serviços, nesse caso será necessário preencher esse campo.


3 FORMAÇÃO DE PREÇO

Cálculo de: É possível selecionar a forma que será calculado o Preço de venda de acordo com a Margem de venda informada. Existem as opções Baixo para cima e Cima para baixo.

Preço Custo/Entrada: Informe nesse campo o valor do preço de custo do serviço. Caso não tenha um valor em específico, deixe com o valor 0,00.

Margem venda: Informe nesse campo a margem de venda, a partir desse valor o sistema irá realizar o cálculo do preço de venda. Caso não tenha um valor em específico, deixe com o valor 0,00.

Preço Venda/Saída: Nesse campo é necessário informar o preço de venda do serviço, porém, há casos em que o serviço varia, nesses casos deixe o valor como 0,00 pois é possível alterar esse valor no momento da emissão da NFS-e ou na comercialização.

Permite Parcelamento: Com essa opção marcada, o sistema permite que o usuário parcele esse serviço no momento de realizar a venda, como no campo Parcelamento máximo está vazio, o sistema permite que seja feito em quantas vezes quiser, porém, caso queira limitar a quantidade de parcelas, é só informar o parcelamento máximo no campo Parcelamento máximo.

Habilitar desconto máximo: Com essa opção marcada, o sistema não permite que seja dado desconto maior do que a porcentagem informada no campo Desconto máximo. Com a opção desmarcada, o sistema permite inserir qualquer desconto nesse serviço em específico, no momento de realizar a venda.



Após preencher todos os campos, clique no botão Salvar ou Salvar e Voltar. Dessa forma o serviço ficará salvo no sistema.


Com o serviço salvo, é possível criar uma comercialização utilizando o serviço e emitir a NFS-e.


Para realizar o gerenciamento do serviço clique aqui.



    • Related Articles

    • Como realizar o cadastro de serviços

      Para acessar o vídeo referente ao cadastro de serviços clique no botão abaixo: Vídeo: Cadastro de Serviços Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro de serviços, siga as orientações abaixo: Para realizar o cadastro de serviços, acesse ...
    • Como realizar o cadastro de veículo

      Para acessar o vídeo explicativo sobre emissão de MDF-e clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de MDF-e Caso deseje saber mais sobre cadastro de veículo veja o artigo abaixo: A informação do veículo é obrigatória na emissão do MDF-e, por conta disso, ...
    • Como realizar o cadastro de veículo

      Para acessar o vídeo explicativo sobre emissão de CT-e clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de CT-e Caso queira saber como realizar o cadastro de um veículo veja o artigo abaixo: É necessário realizar o cadastro do veículo que irá conduzir a carga ...
    • Como realizar o cadastro de veículo

      Para acessar o vídeo explicativo sobre a emissão do CIOT clique no botão abaixo: Vídeo: Cadastro de Veículos Caso deseje um passo a passo explicativo sobre a emissão do CIOT, siga as instruções abaixos É necessário realizar o cadastro do veículo que ...
    • Como realizar a devolução de um pedido

      Para acessar o vídeo completo referente ao módulo comercial clique no botão abaixo: Vídeo: Módulo Comercial Caso deseje um passo a passo descritivo sobre como realizar a devolução de um pedido, siga as orientações abaixo: Para realizar a devolução de ...