Emitindo um CT-e completo

Como emitir CT-e completo

Para acessar o vídeo completo de como emitir um Conhecimento de Transporte (CT-e)  clique no botão abaixo:

Caso deseje um passo a passo descritivo da emissão do Conhecimento de Transporte, siga as orientações abaixo :

Acesse o Totalerp para realizar a emissão do CT-e, após isso clique no módulo  CT-e > Novo CT-e Completo .

Nessa opção de emissão, todos os campos que são possíveis de preencher são apresentados.

Ao clicar no  Novo CT-e Completo  o sistema apresenta a tela abaixo.



Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba  Dados CT-e :

1 – Natureza da operação : Selecione nesse campo a natureza da operação de acordo com a sua necessidade de emissão, caso não tenha sido cadastrada, clique aqui para ver o tutorial.
2 – Documentos Transportados : Nesse item é apresentado três formas de realizar a inclusão da NF-e no CT-e, são elas:

  1. Selecionar arquivos : Nesta opção é possível importar o XML da NF-e no sistema, ou seja, caso você possua o XML da NF-e da mercadoria que será transportada, ao importar, o sistema irá preencher os campos com as informações da NF-e, Remetente, Destinatário, valor da mercadoria e peso, dessa forma a emissão fica mais rápida.
  2. Adicionar NF-e : Nessa opção, o sistema irá apresentar mais campos para a inclusão de dados como a chave de acesso, data da emissão, valor da nota e peso. Dessa forma o preenchimento das outras informações é feita de forma manual.
  3. Importar NF-e(s) encaminhada(s) por e-mail :  Nessa opção, o sistema irá apresentar uma tela com as NF-es que foram enviadas para o e-mail  sistema@totalerp.com.br  e com seus dados como transportador no XML enviado.
3 – Local de emissão do CT-e:  Selecione nesse campo o município que está sendo emitido o CT-e, por padrão o sistema coloca o município informado em  Administrativo > Minha Empresa .
4 – Local de inicio da prestação:  Selecione nesse campo o município onde será carregado o veículo para a viagem.
5 – Local de término da prestação:  Selecione nesse campo o município onde será descarregado o veículo, ou seja, onde a mercadoria transportada será entregue.

Ao clicar na aba 
Tomador  o sistema apresenta as seguintes informações:


Nessa tela é apresentada a opção para selecionar o tomador do serviço. O tomador do serviço é o responsável pelo pagamento do seu serviço, esse campo possui as opções 0 – Remetente, 1 – Expedidor, 2 – Recebedor, 3 – Destinatário e 4 – Outros.

Ao clicar na aba  Remetente  o sistema apresenta as seguintes informações:




Na aba  Remetente  informe os dados da parte que promove a saída inicial da carga que está sendo transportada.

Nessa aba, você consegue pesquisar pelo remetente no sistema, se ele tiver cadastrado em 
Administrativo > Gerenciar Pessoa > Nova Pessoa , se ele não tiver cadastrado, será necessário inserir manualmente os dados, porém, se for importado o XML da NF-e o sistema irá preencher esses campos de acordo com o XML.

Ao clicar na aba 
Destinatário  o sistema apresenta as seguintes informações:



Na aba  Destinatário  informe os dados da que é a parte a quem é destinada a carga.

Nessa aba, você consegue pesquisar pelo destinatário no sistema, se ele tiver cadastrado em 
Administrativo > Gerenciar Pessoa > Nova Pessoa , se ele não tiver cadastrado, será necessário inserir manualmente os dados, porém, se for importado o XML da NF-e o sistema irá preencher esses campos de acordo com o XML.

Ao clicar na aba 
Serviços e Impostos  o sistema apresenta as seguintes informações:



Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba  Serviços/Impostos :

1 – Valores da prestação de serviço:  Informe no campo  Valor do Frete  o valor que foi negociado com o seu cliente para realizar o transporte da mercadoria, ao inserir o valor, clique com o mouse em qualquer parte da tela, dessa forma o sistema irá replicar o mesmo valor para os campos  Valor Total da Prestação de Serviço  e  Valor a Receber .
2 – Componentes dos valores da prestação de serviço:  Nesse item, por padrão é apresentado o componente  FRETE VALOR , porém, caso queira detalhar com mais valores referente ao frete clique no botão  Adicionar Componente , esse valor será adicionado nos campos  Valor total da prestação de serviço  e  Valor a receber .
3 –   Informações relativas aos impostos:  Nesse campo, o sistema irá replicar o que foi configurado na natureza da operação, porém, se for necessário, é possível fazer na emissão do CT-e.

Ao clicar na aba  CT-e Normal  o sistema apresenta as seguintes informações:



Abaixo é apresentado cada função que foi destacada na imagem acima da aba  CT-e Normal :

1 – Valor total carga:  Informe nesse campo o valor total da carga, essa informação é possível consultar na NF-e.
2 – Produto predominante:  Informe nesse campo o produto predominante na NF-e.
3 – Lista de informações de quantidade de carga : É necessário clicar no botão  Adicionar Informações  e colocar as informações de peso da carga que está sendo transportada. Se foi realizada a importação do XML da NF-e, esse campo estará preenchido se no XML tiver essa informação, caso contrário, será necessário informar manualmente. Aqui também são apresentadas as informações que serão utilizadas na averbação da carga, em especial o valor a ser averbado.
4 – Informações rodoviárias gerais:  Informe nesse campo o número do RNTRC da sua empresa, caso você não saiba o número do RNTRC da sua empresa, clique aqui para ver o tutorial.

Ao clicar na aba  Dados complementares  o sistema apresenta as seguintes informações:



Na aba de  Observações  é possível inserir informações adicionais sobre o frete que está sendo feito. Existe a possibilidade de deixar salvo no sistema um texto padrão e durante a emissão somente selecionar, para realizar esse procedimento é só clicar em  Pesquisar Observações , caso não tenha nenhum cadastrado é só ir em  Administrativo > Cadastros > Observações > Nova Observação .

Ao clicar na aba  Cobrança  o sistema apresenta as seguintes informações:



Se você possui o  módulo Financeiro , é possível realizar a integração financeira, para o sistema gerar uma nova conta a receber assim que o CT-e autorizar. Para realizar essa parametrização no CT-e, é necessário selecionar em  Enviar Informações para o módulo financeiro (Conta a Pagar/Receber)?
  1. Sim:  Se a opção marcada foi Sim, o sistema irá apresentar mais informações para preencher para que seja possível gerar a conta a receber no módulo Financeiro.
  2. Não:  Se a opção marcada foi Não, o sistema não irá integrar com o módulo Financeiro.
  3. Faturar Depois:  Ao selecionar essa opção, o sistema não irá apresentar nenhuma informação para preencher, porém, ao autorizar a NF-e, o sistema irá enviar as informações de recebimentos para o módulo Financeiro no seguinte caminho Financeiro > Faturamento.
No item  Duplicata/Fatura , é possível colocar a quantidade de parcelas para aparecer na DANFE e no XML.

Quantidade de duplicatas:
 Informe a quantidade de parcelas.
Frequência dos vencimentos:  Informe o intervalo de vencimento, se é de 7 em 7 dias ou 30 em 30 dias.
Data primeiro vencimento:  Informe a data do primeiro vencimento, e a partir dessa data o sistema irá calcular de acordo com a frequência de vencimento.
Atribuir arredondamento na:  É possível selecionar em qual parcela será feito o arredondamento quando houver, se é no primeira ou na última parcela.
Gerar Duplicata:  Clique nesse botão após ter todos os campos preenchidos corretamente, dessa forma o sistema irá gerar as parcelas.

Após preencher todos os campos obrigatórios mencionados, clique no botão 
Salvar , dessa forma fica gravado no sistema o CT-e e habilita a opção de  Pré-visualizar DACTE , ao clicar nesse botão, é possível ter uma prévia da DACTE que será autorizada.

Após validar e ver que está tudo certo, é só clicar no botão 
Transmitir  e aguardar o SEFAZ processar o CT-e.



    • Related Articles

    • Rejeição 291 - Certificado Assinatura Data Validade

      Causa: A indica que o certificado digital vigente da empresa está fora da validade, ou seja o certificado digital importado no sistema está vencido. Exemplo: Foi importado um certificado digital modelo A3 no dia 10 de Setembro de 2023 e sua validade ...
    • Rejeição 203 – Emissor não habilitado para emissão de CT-e

      Causa: A rejeição ocorre pois existe alguma pendência para o emitente do CT-e. Para emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico é necessário solicitar a habilitação para a SEFAZ, caso não tenha solicitado a habilitação será retornada a rejeição, ...
    • Como emitir CT-e simples

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de CT-e clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de CT-e Caso queira saber como emitir um CT-e simples veja o artigo abaixoAcesse o TotalERP para realizar a emissão do CT-e, após isso clique no ...
    • Como emitir CT-e Globalizado

      Para acessar o vídeo explicativo completo sobre emissão de CT-e clique no botão abaixo: Vídeo: Emissão de CT-e Caso queira o passo a passo sobre como emitir um CT-e globalizado veja o artigo abaixo. O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ...
    • Rejeição 210 - IE do destinatário inválida (CT-e)

      Causa: Quando for emitido um CT-e e a Inscrição Estadual (IE) informada para o destinatário não existe ou não é a Inscrição Estadual vinculada ao CNPJ do destinatário. Os erros podem estar associados ao tamanho do código da IE que deve ser entre 2 e ...