Como cadastrar uma tabela comercial

Como cadastrar uma tabela comercial

Para realizar o controle de descontos e regras comerciais. O nosso sistema oferece a você a possibilidade de uma tabela comercial para ser usada durante a venda.

Para realizar o cadastro de uma tabela comercial acesse Comercial > Cadastros > Tabela Comercial


Com isso você será levado a tela de Gerenciar Tabelas Comerciais, nessa tela basta clicar em Nova Tabela Comercial como na imagem abaixo:



Então você será encaminhado para o cadastro de tabela comercial, os primeiros campos que temos para preencher se referem a identificação e utilização da tabela comercial, contendo os seguintes itens para preenchimento:



  1. Ativo/Inativo: Nessa área pode-se marcar se a tabela comercial encontra-se ativa ou inativa, podendo permitir ou não a sua seleção. Uma tabela inativa não aparece para ser selecionada dentro da venda.

  2. Tabela Comercial Padrão: Aqui é indicado se essa tabela é a padrão do sistema, ou seja, quando criada uma nova venda o sistema automaticamente utilizará essa tabela caso não seja selecionada nenhuma outra.

  3. Nome da Tabela: Esse campo é utilizado para nomear a sua tabela comercial

  4. Locais de Utilização: Nesse campo é selecionado em quais situações de vendas no sistema essa tabela poderá ser usada, em venda de produtos, serviços ou pedidos criados a partir do módulo E-commerce.

  5. Período de utilização: Ao marcar essa opção é liberado o preenchimento para informar um intervalo de tempo em que essa tabela poderá ser utilizada, caso não seja marcada ela poderá ser usada por tempo ilimitado.

Logo abaixo temos preencher os dados referente a regra padrão da tabela.



  1. Tipo de Tabela: Aqui é possível selecionar o tipo de funcionamento do desconto desta tabela, temos duas opções:

    1. Tabela Fixa: Esta tabela aplica um desconto definido durante a venda, não permitindo que o campo de desconto seja alterado. Para mudar o desconto será necessário escolher outra tabela.

    2. Tabela Variável: Esta tabela permite, durante a venda, aplicação de descontos variáveis, ou seja, o vendedor pode escolher o percentual que deseja conceder ao cliente conforme a negociação. O valor de 'Desconto Variável Máximo' deverá ser inserido no campo 'Limite de Desconto'

  2. Desconto Padrão: Caso a sua tabela seja Fixa, deve-se informar o desconto padrão que será aplicado aos produtos influenciados por essa tabela. Caso sua tabela esteja como variável o desconto poderá ser incluído no momento da venda obedecendo o limite de desconto para o grupo do vendedor.

  3. Adicionar Grupo: Ao clicar em adicionar grupo deve-se informar um grupo de permissões que terá acesso a essa tabela comercial, pode-se informar quantos grupos você precisar que usem essa tabela.


Para informar e configurar alguns itens sobre o grupo aparece os seguintes campos para preenchimento:


  1. Excluir: Ao clicar no botão é possível excluir o grupo de permissões inserido.

  2. Grupo: Aqui é onde devemos selecionar um dos grupos já cadastrados no sistema.

  3. Limite de Desconto: Caso a tabela seja variável, é possível informar a porcentagem de desconto máximo que um vendedor pode dar usando essa tabela.

  4. Comissão: No campo da comissão é informada a porcentagem de comissão recebida pelo vendedor que usar essa tabela.

  5. Usuário: Em usuários são informados todos os usuários pertencentes ao grupo selecionado, esses serão os usuários que terão acesso a essa tabela com essa configuração de comissão e limite de desconto cadastrada.


Com esses campos preenchidos podemos ir para a última parte do cadastro de tabela comercial, as regras comerciais.


As regras comerciais servem como ajustes específicos que podemos realizar para adaptar o uso da tabela em situações específicas. Atualmente possuímos 4 opções de regras comerciais que podem ser selecionadas no seguinte campo:



Abaixo iremos falar sobre cada regra comercial.


      AJUSTE DE PREÇO POR PRODUTO


      Essa opção de regra comercial permite cadastrar um desconto ou acréscimo diferente para um produto específico no seu sistema, ao selecionar essa opção são apresentados os campos de pesquisa de produtos, para adicionar um produto clique no botão Incluir Produtos/Serviços



Após clicar nesse botão deve-se pesquisar um ou mais produtos e incluí-los na tabela clicando no seguinte botão:



Com isso são mostrados alguns campos com informações do produto e algumas configurações de acréscimo e desconto que se pode cadastrar para ele:



  1. Ações: Em ações é possível excluir o produto da tabela comercial clicando no botão .Além disso, pode-se visualizar o usuário que incluiu e que realizou a última alteração nas informações desse produto na tabela ao passar o mouse sobre o ícone .

  2. Código e Produto: Aqui aparecem informações referentes a identificação do produto.

  3. Informações de preço do produto: Nessa área são apresentadas informações de valores do produto de acordo com o cadastrado no sistema.

  4. Tipo de ajuste Padrão: Em tipo ajuste padrão pode-se selecionar se a configuração de preço específica para essa tabela se trata de um desconto ou acréscimo de preço de venda.

  5. Ajuste Padrão e Valor Unitário: Em ajuste padrão se informa a porcentagem que será acrescentada ou descontada no preço do produto, e então o campo Valor Unitário mostra como ficará o valor após esse ajuste, o contrário também vale.

Após incluído o produto pode-se pesquisar ele usando os seguintes filtros:


  1. Identificação de produto: Pode-se preencher os dados referentes a descrição do produto, código e NCM do produto desejado.

  2. Categoria, marca e grupo: Nesses campos é possível selecionar produtos que pertençam ou não a uma categoria, marca e grupo específico.

  3. Valor de produto: Pode-se filtrar também a sua pesquisa de produto pelo valor de custo, valor unitário original (o mesmo cadastrado no sistema) e valor unitário (valor unitário que pode ser alterado na venda).

Vale ressaltar que esses campos de pesquisa referem-se a pesquisa de produtos já inseridos dentro da regra comercial, para adicionar um novo produto clique em 4.Incluir Produtos/Serviços novamente.


      AJUSTE DE PREÇO POR QUANTIDADE DE PRODUTO


      Essa opção serve para as situações onde para um intervalo de quantidade de produtos o preço do produto pode variar. Para adicionar uma configuração de quantidade para um produto clique em Incluir Produtos/Serviços,


Após clicar nesse botão deve-se pesquisar um ou mais produtos e incluí-los na tabela clicando no seguinte botão:


Com o produto selecionado é possível visualizar algumas informações e cadastrar as configurações de ajuste de preço de acordo com a quantidade.



  1. Ações: Em ações é possível excluir o produto da tabela comercial clicando no botão .Além disso, é possível visualizar o usuário que incluiu e que realizou a última alteração nas informações desse produto na tabela.

  2. Código e Produto: Aqui aparecem informações referentes a identificação do produto.

  3. Informações de preço do produto: Nessa área são apresentadas informações de valores do produto de acordo com o cadastrado no sistema.

  4. Quantidade de/até: Esses dois campos são utilizados para podermos informar o intervalo de quantidade em que o ajuste padrão será aplicado.

  5. Tipo de ajuste padrão: Esse campo informa se o ajuste padrão se trata de um desconto ou acréscimo ao preço do produto.

  6. Ajuste/Valor unitário: Aqui você pode informar a porcentagem de acréscimo/desconto que o produto sofrerá e o sistema calcula automaticamente o novo valor unitário, ou então pode-se informar o valor unitário final que o sistema diz qual foi a porcentagem de acréscimo/desconto.


Com produtos adicionados é possível pesquisar eles pelos seguintes filtros:


  1. Identificação de produto: Pode-se preencher os dados referentes a descrição do produto, código e NCM do produto desejado.

  2. Categoria, marca e grupo: Nesses campos pode selecionar produtos que pertença ou não a uma categoria, marca e grupo específico.

  3. Valor de produto: Pode-se filtrar também a sua pesquisa de produto pelo valor de custo, valor unitário original (o mesmo cadastrado no sistema) e valor unitário (valor unitário que pode ser alterado na venda).

  4. Incluir Produtos: Ao clicar nesse botão pode-se adicionar mais produtos a essa regra.

      AJUSTE DE LIMITE DE DESCONTO POR CLIENTE

      O ajuste de limite de desconto por cliente serve para quando deseja-se que quando informado um cliente específico o preço do produto com essa tabela vigente possa sofrer apenas um desconto ou acréscimo máximo. Após selecionar essa regra clique no botão Incluir Clientes para adicionar um cliente a essa regra comercial.

   

Para adicionar um cliente a tabela basta pesquisar ele, selecioná-lo e incluí-lo clicando no botão destacado abaixo:



Ao adicionar um cliente é possível definir as configuração da regra comercial para ele:



  1. Ações: Em ações é possível excluir o cliente da tabela comercial clicando no botão .Além disso, pode-se visualizar o usuário que incluiu e que realizou a última alteração nas informações desse cliente na tabela.

  2. Código e Produto: Aqui aparecem informações referentes a identificação do cliente.

  3. Tipo de ajuste padrão: Aqui podemos informar se o ajuste padrão aplicado aos produtos quando a venda for para esse cliente será um acréscimo ou desconto.

  4. Ajuste padrão: Informamos a porcentagem do acréscimo/desconto que será aplicado ao produto.

  5. Limite de Desconto: Caso deseje limitar a quantidade de desconto permitido para esse cliente em específico pode-se informar ele aqui.

Com o cliente adicionado é possível pesquisá-lo fazendo uso dos seguintes filtros


  1. Identificação do cliente: Aqui podemos pesquisar o cliente pelo seu nome, documento (CNPJ/CPF) ou inscrição estadual.

  2. Especificações: Caso queira ver apenas clientes de uma origem, estado ou município específico é possível fazer o preenchimento através desses campos.

  3. Endereço: Caso queira utilizar o filtro através do endereço do cliente pode-ser útil utilizar o filtro de CEP/Logradouro/número

  4. Incluir Clientes: Ao clicar nesse botão é aberto um modal de pesquisa de clientes para que você possa adicionar um cliente pré-cadastrado à sua tabela

      AJUSTE DE LIMITE DE DESCONTO POR REGIÃO (UF)

Essa opção é utilizada quando se deseja definir um desconto ou acréscimo máximo que pode ser aplicado para clientes residentes de UF específicas.

Ao selecionar essa opção aparece para nós alguns filtros de pesquisa para pesquisarmos alguma UF específica. Para adicionar uma UF clique em Adicionar UF


Com isso será aberta a modal de preenchimento do ajuste de desconto por UF:



  1. UF: Deve ser selecionada a UF que para qual será cadastrado o ajuste.

  2. Limite de Desconto: Aqui pode-se informar um desconto máximo que poderá ser ofertado para clientes dessa UF

  3. Tipo de Ajuste: Aqui indicamos se o ajuste padrão se tratará de um acréscimo ou desconto.

  4. Ajuste padrão: Aqui informamos o acréscimo/desconto que será aplicado automaticamente nos produtos com essa tabela quando o cliente for dessa UF em específico

Após isso basta clicar em incluir UF.


Com a UF selecionada pode-se pesquisar ela fazendo uso dos seguintes filtros:



  1. REGIÃO/UF: Aqui podemos filtrar por UF pertencentes a uma região específica do Brasil ou ainda pela UF em específico.

  2. Ajuste Padrão/Limite de Desconto: Pode-se também optar por pesquisar somente as UF que possui um limite de desconto ou ajuste padrão específico na tabela.

  3. Incluir UF: Para incluir uma configuração de regra comercial para uma UF em específico clique no botão incluir UF.


Independente da regra de negócio, após o preenchimento basta clicar no botão salvar para cadastrar sua tabela comercial.




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