Para criar uma entrada a partir de uma ordem de compra, primeiro é necessário criar uma nova ordem de compra, para saber mais sobre esse fluxo em específico clique aqui.
Com a ordem criada acesse Compras > Gerenciar Comprar e pesquise a compra gerada. Ao passar o mouse sobre as três barrinhas ao lado dela, pode-se visualizar todos os processos de ações possíveis em uma ordem de compra, a de número 7 justamente trata-se da criação de uma entrada correspondente à chegada dos produtos dessa compra na sua empresa. Para podermos chegar ao sétimo passo antes temos que 1 - Aprovar Compra, 2 - Enviar Compra ao Fornecedor, 3 - Confirmar Compra e 4 - Controlar Produtos Entregues. Depois do quarto passo podemos começar a realizar entradas em nossa empresa.
Do primeiro ao terceiro passo o processo consiste basicamente de clicar nas opções em ordem de acordo com o andamento da compra, fazendo isso sua compra ficará com o status “Aguardando Entrega”.
Clicando na opção de número 4 abrirá a seguinte modal onde podemos selecionar quantos produtos já chegaram à sua empresa.
Após preencher as quantidades e salvar o sistema mudará o status de sua compra para Entrega Parcial ou Produto Entregue de acordo com a quantidade entregue.
Caso deseje, pode-se usar a opção 5 - Devolver Produtos Entregues para realizar devolução de uma quantia de produtos ou desistir da compra clicando na opção 6 - Desistir de compra de produto.
Podemos, enfim, realizar a entrada agora usando a opção 7 - Gerar Entrada e Notas de Entrada. Clicando nela aparece o seguinte modal, onde podemos visualizar os registros criados usando a opção 4, para criar a entrada correspondente a movimentação podemos clicar no botão destacado abaixo.
Então abrirá outra modal para gerarmos as entradas, existem duas opções:
1 - Realizar entrada a partir de um XML: Usamos essa opção quando temos o XML da NF-e emitida pelo fornecedor dos produtos ou ainda a NF-e de entrada da sua empresa caso tenha. Assim, carregamos todos os dados automaticamente a partir dessas informações.
2 - Realizar Entrada com as informações do recebimento: Usando essa opção alguns campos da entrada serão preenchidos automaticamente de acordo com o que foi informado na compra.
Ao clicar em uma dessas opções o sistema carregará uma entrada com os dados desejados. Para saber especificamente sobre Entrada de produtos clique aqui.