Alterar preço de custo pela ordem de produção

Alterar preço de custo pela ordem de produção

O módulo Produção permite que seja feito o controle do preço de custo de seu produto final através da soma do preço de custo das matérias primas utilizadas e um valor determinado de custo de produção.


Esses valores podem ser pré definidos dentro do cadastro dos produtos matéria prima ou mesmo dentro da própria composição do produto final, conforme apresentado na imagem abaixo:



1 - Custo total da matéria prima - Nesse campo serão somados todos os custos totais de cada produto usado na composição abaixo.

2 - Tipo de custo de produção - Aqui é organizado como será composto o valor de custo da ordem de produção, se por hora trabalhada ou por unidade produzida.

3 - Custo por hora de produção/unidade produzida - Esse é o campo de indicação do valor final que será cobrado por hora trabalhada ou unidade produzida, a depender do que foi selecionado no campo 2.

4 - Custo (R$) - Esse campo apresenta o preço de custo do cadastro de produtos dentro do Totalerp, ele é usado para alimentar o Custo Total (R$) (quantidade x Custo) e por consequência o custo total da matéria prima.


Dentro da ordem de produção


Na parte de finalização da ordem de produção, você terá acesso a esses valores para conferência do que será lançado no preço de custo do produto final que acabou de ser produzido. Você tem informações como o valor total de custo dos produtos efetivamente usados na produção, valores de horas trabalhadas, quantidades produzidas, etc. Abaixo uma amostra de como a tela será apresentada com a configuração de custo por hora de produção.



1 - Custo de matéria prima - valor somatório de todos os produtos matéria prima utilizados na produção.

2 - Custo da ordem de produção - é o custo da produção (a depender do que foi selecionado no tipo de custo de produção, se foi custo por unidade produzida ou hora trabalhada) mais o custo de matéria prima (campo 1).

3 - Custo da unidade produzida - esse é o valor unitário que será aplicado no cadastro do produto final, o valor de custo por uma unidade desse produto.

4 - Custo por hora de produção - aqui vai o valor definido lá na composição do produto que será aplicado para o tempo gasto na ordem de produção, também pode ser editado aqui no momento da finalização caso necessário.

5 - Total de horas produzidas - tempo gasto para a produção, ele é calculado automaticamente pelo sistema mesmo de acordo com a hora iniciada e a hora terminada porém está suscetível a mudanças manuais no tempo caso necessário.

6 - Custo de produção - pode ter 2 resultados diferentes. No caso de eu ter selecionado o tipo de custo como custo por hora trabalhada, o cálculo feito é a quantidade de horas gastas vezes o valor pela hora. Em caso seja custo por unidade produzida, seria a quantidade produzida vezes o valor por unidade produzida.


Após a confirmação dessas informações, é possível finalizar a ordem de produção e o sistema fará a movimentação dos produtos e a atualização dos valores de custo do produto final. Abaixo uma amostra de como o cadastro do produto deve aparecer com os valores de custo já atualizados e as opções que devem ser marcadas para que essa atualização seja feita.


1-Esse é o campo de custo por unidade produzida, o valor unitário do produto no final da ordem de produção.

2-Dentro do cadastro do produto, o campo Atualizar Preço deve estar marcado com a opção 2)Atualização Padrão de Valores ou 3)Atualização de Valores com Média Ponderada para que ao final da ordem de produção, os custos sejam atualizados.

3-O custo entrada é o campo que será atualizado de forma automática a partir da finalização do processo de produção, é onde você pode consultar os valores do produto sem precisar ter essa atualização manual.


    • Related Articles

    • 01 - Imprimir Ordem de Compra

      Dentro do TotalERP podemos encontrar o módulo de controle de compras de mercadorias para sua empresa. Dentro desse módulo podemos criar ordens de compras e registrar todo o processo de aquisição dos produtos. Para saber mais sobre como criar ordens ...
    • 05 - Relatório Agrupado por Centro de Custo

      O TotalERP possui um modulo focado no gerenciamento do processo de compra de produtos para sua empresa desde o momento da criação da ordem de compra até a entrada em seu estoque. Ao criar uma ordem de compra, é possível obter uma série de relatórios ...
    • Gerenciamento de ordem de compra

      Para realizar o gerenciamento de ordens de compra, acesse Compras > Gerenciar Compras. No Gerenciar Compras é possível visualizar, editar, excluir, copiar, acompanhar o andamento das ordens de compra, realizar uma nova ordem de compra, gerar ...
    • 02 - Relatório Custo/Itens

      Para obter esse relatório acesse Comercial > Gerenciar Vendas, em seguida preencha os filtros de pesquisa como desejar e clique no botão pesquisar. Em seguida você pode obter um relatório relacionando preço de custo dos produtos clicando em ...
    • Como gerar uma ordem de produção

      A ordem de produção é onde será gerado a produção daquele produto, ou seja, onde irá começar o processo de produção do produto matéria prima para o produto acabado (produto final). As ordens de produção podem ser geradas diretamente através do módulo ...