Parametrizações Iniciais TotalERP CASH

Parametrizações Iniciais TotalERP CASH

Para assistir o vídeo explicativo sobre o TotalERP Cash, clique no botão abaixo:


Vídeo: TotalERP CASH


Caso queira saber mais sobre as parametrizações iniciais do TotalERP Cash, veja o artigo abaixo.


O TotalERP Cash, é uma conta digital totalmente integrada ao sistema TotalERP, desenvolvida para facilitar a geração de boletos e PIX de cobrança para os seus clientes. Além disso, ela permite manter o controle financeiro da sua empresa sempre atualizado e conciliado.. 

Precisamos realizar 4 passos para que seu TotalERP Cash funcione corretamente, são eles:

  • Passo 1 - Cadastro de credenciais

  • Passo 2 - Cadastro de conta digital no TotalERP

  • Passo 3 - Cadastro de forma de pagamento

  • Passo 4 - Cadastro de Perfil Financeiro



Passo 1: Cadastro de Credenciais


O primeiro passo é garantir que as credenciais de integração entre a sua Conta Digital e o TotalERP estão preenchidas. Para isso, acesse o módulo Administrativo > Minha Empresa > aba de Configurações > TotalERP Cash.



Clique no botão Configurar Manualmente.


Note que a opção Habilitar integração K8 Cobranças e os campos de Client ID, Client Secret e AES Key já foram preenchidos automaticamente a partir do momento em que sua conta digital é habilitada.


Caso as credenciais mencionadas acima não estejam cadastradas, feche a tela anterior e clique no botão Carregar Informações.



Com isso, o TotalERP irá buscar as credenciais da sua Conta Digital e fará o preenchimento automático pa
ra você. Após carregar as informações clique no botão
Salvar, conforme destacado na imagem abaixo.


Passo 2 - Cadastro de conta digital no TotalERP


As informações de sua conta bancária, também são cadastradas automaticamente assim que sua Conta Digital é aberta. Para garantir que esses dados foram cadastrados corretamente, acesse no menu o módulo Financeiro > Cadastros > Conta Bancária.


Clique no botão Pesquisar, sua os dados da sua conta digital deverá aparecer na listagem abaixo com o nome do banco 213 - Arbi e as demais informações da sua WebConta.


Caso sua conta não esteja cadastrada, é possível cadastrá-la automaticamente, clicando no botão Nova Conta Bancária.


Em sequência clique em Carregar Informações Bancárias TotalERP CASH.


O sistema irá abrir uma nova tela com o resumo das informações que serão preenchidas automaticamen
te no cadastro da sua conta, clique em
Carregar Informações.


Após isso, preencha o campo Conta-DV com o número e o dígito verificador de sua conta digital, após
isso, clique em
Salvar ou Salvar e voltar.


Com isso, sua Conta Digital está cadastrada com sucesso no TotalERP.


Passo 3 - Cadastro de forma de pagamento


Com o cadastro das credenciais e da conta bancária, vamos cadastrar a forma de pagamento. 


O TotalERP Cash permite uma forma de pagamento híbrida, onde é enviada uma cobrança ao clien
te e o cliente decide como deseja pagar. No nosso exemplo iremos cadastrar uma forma de pagamento pa
ra Boleto e PIX, dessa forma, nosso cliente receberá uma cobrança e poderá optar em gerar o PDF do boleto ou o QR Code para pagar via PIX.


Para cadastrar as formas de pagamento, acesse o módulo Financeiro > Cadastros > Forma de Pagamento.

 


Clique no botão Nova Forma de Pagamento/Recebimento.


  1. No campo Tipo Pagamento selecione a opção Outros / Múltiplas Formas.

  1. A Descrição, preencha  com um nome fácil de identificar depois, por exemplo, Boleto / PIX.

  1. Para as formas de pagamento aceitas, selecione o Boleto Registrado e PIX, com isso ambas as for mas serão apresentadas para meu cliente escolher na hora da cobrança.

  1. Mude a Forma de pagamento para A Prazo e selecione o local onde será utilizada essa forma de pagamento, no momento apenas para Contas A Receber.

  1. Por fim, informe a conta bancária digital cadastrada anteriormente.

  1. Clique em Salvar ou Salvar e voltar e sua forma de pagamento está pronta para uso.


Passo 4 - Cadastro de Perfil de Automação Financeira


O cadastro de perfil de automação serve para facilitar o preenchimento de diversas informações nas con
tas a pagar e receber. Ele pode ser usado apenas para preenchimento de informações ou de configuração para integração como TotalERP CASH.


O perfil de automação TotalERP CASH, é a forma de garantir que a integração bancária com no nosso banco digital seja realizada com sucesso, ou seja, garantir que as contas pagas por seus clientes terão o retorno correto de informações para que a conciliação seja realizada automaticamente.


Importante: Será necessário criar este perfil uma só vez.


Para criar um novo perfil de automação bancária, vamos acessar o módulo Administrativo > Cadastros > Perfil Financeiro, clique no botão Novo Perfil Financeiro.



  1. Adicione um nome para seu perfil, algo que fique fácil de identificar depois, exemplo, Perfil de Auto mação TotalERP CASH.

      2. Na sequência, preencha o campo de Automação Padrão com a opção TotalERP CASH. Esse campo
irá garantir que quando o cliente pagar a conta, o TotalERP liquide a conta automaticamente no meu módulo Financeiro.


Mais abaixo, Configurações por Regra deve ser preenchida, as configurações necessárias para que o TotalERP entenda como fazer a conciliação de forma correta para os pagamentos em Boleto ou Pix,
para isso clique em
Nova Configuração.


Preencha uma regra de parcelas e a forma de pagamento da conciliação automática. Por exemplo, primei
ra regra com a forma de pagamento
Boleto Registrado.

Observação: Lembre-se de sempre garantir que a conta bancária selecionada é do TotalERP CASH.


Após preencher esses dados, clique em Salvar e Voltar

Agora é necessário cadastrar outra configuração, para a forma de pagamento PIX. Clique em Nova Configuração.


Na segunda configuração, atente-se que o campo Número de parcelas e a Forma de pagamento da conciliação automática precisam ser diferentes da primeira configuração, por exemplo, a segunda regra
será
Menor que, e a forma de pagamento será PIX.

Observação: Sempre garanta que a conta bancária selecionada é do TotalERP CASH.


Lembrando que essas regras serão usadas somente para orientar o TotalERP como ele deve se compor
tar na conciliação de retorno das contas pagas na conta digital do TotalERP CASH, por isso as regras de parcelas não irão afetar a geração de contas.


Após preencher esses dados, clique em Salvar e Voltar.


Ao final da tela, preencha os Status de Conta a Vencer e Status de Conta Quitada, de acordo com os
status que você tenha cadastrado no seu TotalERP, em nosso exemplo, serão A Vencer e Quitada respectivamente.


Por fim, após o preenchimento dessas informações, clique em Salvar.


Caso queira aprender mais sobre o cadastro de perfil de automação, clique aqui para conferir o vídeo
ou então,
clique aqui para conferir o artigo.

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