Como Utilizar o TotalERP CASH

Como Utilizar o TotalERP CASH

Para acessar o vídeo explicativo sobre o TotalERP Cash, clique no botão abaixo:


Vídeo: TotalERP CASH


Caso queira saber mais sobre a utilização do TotalERP Cash, veja o artigo abaixo.


Após todas as parametrizações do artigo Parametrizações Iniciais TotalERP Cash, podemos iniciar a utiliza
ção do TotalERP Cash. Neste artigo vamos abordar 6 passos, são eles:

  • Passo 1 - Geração de cobranças a partir de uma venda

  • Passo 2 - Informações de envio da conta

  • Passo 3 - Obtendo o link de cobrança

  • Passo 4 - Impressão do Boleto

  • Passo 5 - Envio de cobrança para o e-mail do cliente

  • Passo 6 - Recebimento do valor no TotalERP



Passo 1 - Geração de cobranças a partir de uma venda


Para gerar um recebimento, posso fazer a partir de uma nota fiscal, um conhecimento de transporte, uma conta a receber criada direto pelo módulo Financeiro entre alguns outros locais no sistema. No nosso exemplo, vamos gerar uma cobrança a partir de uma venda.


Para iniciar uma nova venda, acesse o módulo Comercial > Nova Venda.


Para inclusão da venda, inclua um cliente e os produtos vendidos, caso deseje ver o preenchimento da ven
da com mais detalhes, acesse o link de nosso
vídeo ou de nosso artigo explicando como fazer uma venda.


  1. Mais abaixo, no painel de Pagamento, vamos marcar o tipo de pagamento com a mesma opção cadas trada na forma de pagamento, por exemplo, pagamento A Prazo.

  2. No campo de Faturar, selecione a opção Sim, para permitir a integração com o módulo Financeiro e, por consequência, geração da minha cobrança.

  3. Selecione a forma de pagamento que deseja usar para gerar a cobrança, no nosso caso, Boleto / PIX.

  4. Selecione uma forma de parcelamento que indique em quantas parcelas o cliente será cobrado, por exemplo, 2 parcelas, para 10 e 20 dias.

           

      5. Clique em Gerar Pagamentos


Na aba Integração Financeira, selecione um perfil financeiro cadastrado, com a configuração de lembretes
de e-mail, históricos, multas e juros. Para saber mais sobre esse cadastro
clique aqui.

Observação: O perfil selecionado aqui deve ser diferente do perfil de automação bancária TotalERP CASH cadastrado anteriormente


Com essa seleção, todos os lembretes de e-mail, histórico e outros dados que foram preenchidos no cadas
tro do perfil financeiro serão lançados automaticamente nessa venda, note.

.



OBSERVAÇÃO: Na aba Lembretes/E-mail, marque a opção Permitir envio de boleto ao cliente para o
e-mail,
e selecione a opção Após o registro do boleto, com isso insira o e-mail de seu cliente e o link de cobrança será enviado automaticamente, contendo todas as parcelas da venda.


IMPORTANTE: Isso pode ser automatizado com o preenchimento do perfil financeiro, para saber mais so
bre esse cadastro
clique aqui.


Por fim, podemos clicar em Salvar e na sequência Fechar Venda.


Passo 2 - Informações de envio da conta


Para verificar as contas criadas, acesse o módulo Financeiro > Gerenciar Recebimentos > Pesquise pelas contas geradas a partir da venda.


Altere o Modo de Exibição para Informações de Pagamento e clique no botão de Integração ao final da coluna.


Deverá aparecer um registro de Inclusão da conta e a mensagem de cadastramento com sucesso.

Caso tenha ocorrido alguma falha de comunicação, é possível reenviar essa conta para a fila de cobranças usando o botão Enviar Conta Novamente ou verificar se há alguma atualização de status como o pagamen
to do cliente no botão
Obter Atualizações da Conta.


Além disso, podemos visualizar a tela de pagamento para encaminhar o link de pagamento para o
whatsapp do cliente, por exemplo. Vamos mostrar como gerar o link no passo abaixo.


Passo 3 - Obtendo o link de cobrança


Para isso, na mesma tela de Gerenciar Contas a Receber acesse o ícone de dados de cobrança e selecione
a opção
Abrir Link de Cobrança.


O TotalERP irá abrir uma nova aba em seu navegador com a tela de cobrança que será enviada ao cliente.


Passo 4 - Impressão do Boleto


Caso deseje a impressão do boleto bancário para enviar ao seu cliente, na mesma tela do módulo Financei
ro > Gerenciar Recebimento, acesse o ícone de dados de cobrança e selecione a opção
Imprimir PDF Bole
to.



Passo 5 - Envio de cobrança para o e-mail do cliente


Com o envio de e-mail automático conforme configurado no Lembrete/E-mail ou no perfil financeiro, o
e-mail de cobrança ao cliente chega da seguinte forma.


  1. No cabeçalho, terá a informação da razão social de sua empresa, para que o cliente cobrado saiba de onde veio a cobrança, além do número do pedido e a razão social do cliente cobrado.

  2. Além disso, o cliente tem acesso aos links de pagamento, nesses links o cliente é encaminhado para a tela de checkout da cobrança, onde ele define como deseja fazer o pagamento, se por PIX ou pelo Boleto gerado por essa cobrança.

  3. Em anexo, o cliente tem acesso ao pdf da conta gerada.


Como exemplo, quando o cliente clicar no link de pagamento, passo 2 citado acima, será aberta a tela de cobrança para escolha da forma de pagamento, se Boleto Bancário ou PIX.


Caso o cliente opte pelo boleto, ele irá selecionar a opção Boleto Bancário e clicar em Pagar.


Feito isso, será encaminhado para uma tela onde o cliente pode copiar o código de barras do boleto para efetuar o pagamento clicando em Copiar Código, ou baixar o PDF do boleto para efetuar o pagamento clicando em Baixe o Documento Aqui.

Caso seu cliente opte pelo pagamento por PIX, irá selecionar a opção PIX e clicar no botão Pagar.


Ele será encaminhado para uma tela de leitura do QR Code ou cópia do código para pagamento.


Passo 6 - Recebimento do valor no TotalERP


Após o cliente realizar o pagamento, o valor entra em sua conta (no caso do PIX o valor entra em sua
conta após alguns segundos, para o pagamento de boleto, o valor entra em conta em até 1 dia útil)
e a con
ta a receber que gerou a cobrança no TotalERP é liquidada automaticamente.


Para ver como ficaram as contas, acesse o módulo Financeiro > Gerenciar Recebimentos e pesquise pelas contas que geraram a cobrança, selecione o botão Informações de Pagamento > Integração Financeira
para visualizar o momento da quitação feita por seu cliente.


Com isso, temos todo o histórico da cobrança.



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