Gerenciamento de contas a receber

Gerenciamento de contas a receber

Para acessar o vídeo explicativo sobe o módulo financeiro clique no botão abaixo:


Caso queira saber mais sobre gerenciamento de contas a receber veja o artigo abaixo.

Para realizar o gerenciamento de contas a receber, acesse Financeiro > Gerenciar Recebimentos.

 

No Gerenciar recebimentos é apresentado as contas a receber, os status (a vencer, vencida, quitada, cancelada), realizar a edição de contas, verificar extrato da conta (valor, datas, descrição, forma de pagamento, etc), realizar quitação total ou parcial, copiar ou cancelar conta, download de recibo e conta, realizar cadastro de conta rápido ou completo, realizar processos em massa (cancelar, quitar, adicionar à lista, atualizar, imprimir recibos, etc), gerar relatórios básicos e avançados.

 

No item Filtros, é possível utilizar os filtros de pesquisa Básico ou Avançado.

 


 

Ao marcar o campo Lançamentos de Hoje e realizar a pesquisa, será apresentado apenas as contas lançadas na data atual.

 



Ao marcar o campo Vencimentos de hoje e realizar a pesquisa, será apresentado apenas as contas que possuam a data de vencimento para a data atual.

 



 

No item Filtros Básico e utilizando o modo consulta por Conta, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:


  • Status

  • Descrição

  • Cliente/Favorecido

  • Centro de Custos

  • Histórico

  • Forma de pagamento

  • Título/Documento

  • Nº Sequencial / Ano

  • Período de emissão, lançamento, vencimento, pagamento, prorrogação, cancelamento ou movimentação.

  • Conta Bancária / Caixa

 


 

No item Filtros Básico é possível utilizar a consulta por Movimentação, em que, ao invés de olhar para o valor da conta, a consulta irá olhar para as movimentações existentes na conta.




No item Filtros Avançado, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:
  • Plano de Contas

  • Tipo Conta

  • N° / Ano Venda

  • Listar Contas

  • Status

  • Informações Fiscais (Título Emitido ou Enviado, NF Emitida ou Enviada, Chave, Série, Número, Data Emissão, Valor)

 


 

Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as contas lançadas. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.

 


 

Ao clicar no botão Pesquisar, é habilitado os botões Ações e Relatórios.




Ao passar o mouse por cima do botão Ações, é possível realizar as seguintes ações no sistema:


  • Quitar em Massa

  • Organização Gerencial

  • Atualizar Titularidade em Massa

  • Atualizar Liquidação em Massa

  • Registro Fiscal em Massa

  • Lembretes Email em Massa

  • Cancelar em Massa

  • Adicionar a lista para atualizar em Massa

 



Ao passar o mouse por cima do botão Relatórios, em Relatórios Básicos é possível gerar relatórios em forma de planilhas ou em PDF. As opções de relatórios são:


  • Imprimir PDF

  • Exportar Resultado

  • Exportar Resultado (Com Informações Fiscais)

  • Exportar Resultado (Agrupado Centro Custo)




Em Relatórios Avançados é possível gerar relatórios específicos em PDF.




Ao clicar em Relatórios Avançados é possível gerar relatórios em PDF com as seguintes opções:


  • Histórico

  • Cliente / Favorecido

  • Cliente / Favorecido + Histórico

  • Cliente / Favorecido + Conta / Caixa

  • Cliente / Favorecido + Conta / Caixa (Simplificado)

  • Cliente / Favorecido + Valor

  • Status

  • Tipo de Conta

  • Plano de Contas

  • Data de Vencimento

  • Data de Pagamento

  • Centro de Custo

  • Movimentações por Conta/Caixa




Em Impressão em Massa é possível realizar a impressão de várias duplicatas, boletos, recibos ao mesmo tempo.




Em Enviar Email em Lote é possível realizar o envio por e-mail de várias duplicatas, boletos, recibos ao mesmo tempo.




Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar todos os filtros preenchidos de forma rápida.




Ao passar o mouse por cima do botão Novo Cadastro, é possível realizar o lançamento rápido, Auxiliar de cadastro de contas a receber e lançamento completo de recebimento.




Ao realizar uma pesquisa, no item Total Parcial, é apresentado os valores das contas que estão aparecendo em tela no momento da pesquisa (página em exibição) , e no item Total Geral, é apresentado os valores de todas as contas pesquisadas. Os valores apresentados são:


  • Valor Documento

  • Desconto

  • Deduções

  • Multa

  • Acréscimos

  • Valor Cobrado

  • Valor Pago

  • Valor Diferença




Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar uma conta através do ícone

  • Visualizar o extrato da conta, realizar a quitação total ou parcial da conta, copiar ou cancelar a conta através do ícone

  • Gerar boleto registrado, imprimir PDF do boleto ou gerar arquivo de remessa através do ícone

  • Realizar download da conta, gerar um recibo ou da duplicata através do ícone




Na coluna Status, é apresentado o status da conta. Existem as seguintes opções:


  • A vencer

  • Quitada

  • Vencida

  • Cancelada




Na coluna Conta, é apresentado o número e o ano correspondente à conta, descrição da conta e a forma de pagamento. Ao clicar no número/ano é possível verificar mais algumas informações da conta.




O que aparece nas colunas seguintes vai depender de qual tipo de visualização você selecionar dentre as opções:


  • Geral

  • Gerencial

  • Valores

  • Informações de Pagamento





Cada uma dessas exibições terá o seu enfoque variando um pouco. 


O modo de exibição Geral, irá apresentar dados de
  1. Status
  2. Conta 
  3. Cliente 
  4. Histórico 
  5. Centro de Custo
  6. Plano de Contas 
  7. Tipo de Conta 


O modo de exibição Gerencial, irá apresentar dados de:
  1. Ações
  2. Status
  3. Conta 
  4. Cliente 
  5. Histórico 
  6. Centro de Custo
  7. Plano de Contas 
  8. Tipo de Conta


O modo de exibição Valores, irá apresentar dados de:
  1. Ações
  2. Status
  3. Conta 
  4. Cliente 
  5. Valor documento (Doc.)
  6. Acréscimo (Acrés.)
  7. Multa 
  8. Desconto 
  9. Dedução 
  10. Cobrado 
  11. Pago 
  12. Diferença (Dif.) 



O modo de exibição Informações de pagamento, irá apresentar dados de:

  1. Ações
  2. Status
  3. Conta 
  4. Cliente 
  5. Apelido / Agência / Número 
  6. Banco 
  7. Integração





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