Como realizar o cadastro e gerenciamento de contas bancárias

Como realizar o cadastro e gerenciamento de contas bancárias

Para acessar o vídeo referente ao cadastro de contas bancárias clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro e gerenciamento de contas bancárias, siga as orientações abaixo: 



Para realizar o cadastro de contas bancárias, acesse Financeiro > Cadastros > Conta.


As contas bancárias serão utilizadas para realizar o lançamento e quitação de contas a pagar e a receber no sistema, portanto para realizar a integração financeira com outros módulos do sistema (Comercial, Estoque, documentos fiscais, boleto registrado, etc) e o lançamento das contas no módulo financeiro será necessário realizar o cadastro das contas bancárias utilizadas pela empresa.


No item Filtros, clique no botão Nova Conta.



No item Informações da Conta, é possível inserir as seguintes informações:


1 - Ativa: Neste campo é necessário selecionar se esta conta bancária ficará ou não ativa no sistema para utilização. Observação: Por padrão o sistema sempre deixará selecionado a opção Sim.


2 - Tipo: Neste campo é necessário selecionar se a conta bancária é uma conta corrente, conta poupança ou conta investimento.


3 - Apelido: Neste campo é possível inserir um apelido para a conta bancária.


4 - Banco: Neste campo é necessário selecionar o banco relacionado a esta conta. O banco só será apresentado neste campo para seleção, após o cadastro da agência ser realizado.


5 - Agência: Neste campo é necessário selecionar a agência relacionada a esta conta. A agência só será apresentada neste campo para seleção, após o cadastro ser realizado.


6 - Nova Agência: Ao clicar neste botão será possível realizar o cadastro de uma agência. Para verificar como realizar o cadastro de uma agência acesse.


7 - Conta - DV: Neste campo é necessário preencher o número da conta bancária e o DV (dígito verificador).



No item Informações do Convênio, é possível inserir as informações referentes ao convênio com o banco ao clicar no botão Novo Convênio.

Observação: Essas informações só deverão ser preenchidas caso você queira realizar a emissão de boletos registrados pelo sistema.



Ao clicar no botão Novo Convênio, é possível inserir as seguintes informações:


1 - Descrição: Neste campo é necessário inserir um nome/descrição para o convênio, por exemplo, Convênio Banco XXX.


2 - Número: Neste campo é necessário inserir o número do convênio.


3 - Carteira: Neste campo é necessário inserir o número da carteira do convênio. A carteira de cobrança registrada é uma forma de vincular os boletos gerados pela sua empresa a um banco.


4 - CNAB: Neste campo é necessário selecionar o CNAB. O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é uma ferramenta padrão da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) utilizada tanto para a remessa quanto para o retorno de informações do boleto registrado.


5 - Número Remessa: Neste campo é necessário inserir o número do último arquivo de remessa gerado. O arquivo de remessa de cobrança bancária é o meio utilizado para a transmissão eletrônica entre sua empresa e o banco e permite este repasse de informações dos boletos.



No item Informações de Abertura / Encerramento, é possível inserir as seguintes informações:


1 - Data Abertura: Neste campo é necessário inserir a data de abertura da conta. Ao clicar no ícone é possível selecionar a data desejada.


2 - Data Encerramento: Neste campo é possível inserir a data de encerramento da conta. Ao clicar no ícone é possível selecionar a data desejada.



No item Informações de Salto / Limite, é possível inserir as seguinte informações:


1 - Saldo Inicial: Neste campo é possível inserir o saldo inicial da sua conta bancária informando a data deste saldo no campo Data Saldo Inicial (campo 2).


Ao salvar a conta, o saldo inicial informado não poderá ser editado posteriormente.


2 - Mês Saldo Inicial / Ano Saldo Inicial: Nestes campos é necessário selecionar o mês e inserir o ano do saldo inicial.


3 - Limite (R$): Neste campo é possível inserir o valor de limite da conta bancária.



No item Informações dos Titulares, é possível inserir as informações referentes ao(s) titular(es) da conta ao clicar no botão Adicionar Titular.



Ao clicar no botão Adicionar Titular, é possível inserir as seguintes informações:


1 - #: Neste campo é apresentado a numeração sequencial conforme os cadastros de titulares realizados.


2 - Ordem: Neste campo é possível reorganizar a ordem dos titulares informados clicando nos ícones ou .


3 - Titular: Neste campo é necessário inserir o nome do titular da conta.


4 - CPF: Neste campo é possível inserir o CPF do titular da conta.



No item Informações de Gerência da Conta, é possível inserir as seguintes informações:


1 - Nome: Neste campo é possível inserir o nome do seu (sua) gerente da conta.


2 - Email: Neste campo é possível inserir o e-mail do seu (sua) gerente da conta.


3 - Fone / Ramal / Celular: Nestes campos é possível inserir os números de contato do seu (sua) gerente da conta.



No item Observações (negociações, tarifas, taxas de juros, estornos e etc), é possível inserir qualquer observação sobre a conta bancária.



Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciamento de Conta.




GERENCIAMENTO DE CONTAS BANCÁRIAS


Para realizar o gerenciamento de contas bancárias, acesse Financeiro > Cadastros > Conta.


No item Filtros, é possível realizar a pesquisa através das seguintes opções:


  • Cadastro ativos, inativos ou ambos

  • Tipo

  • Nº Conta

  • Banco

  • Apelido

  • Agência



Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as contas cadastradas. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.



Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.



Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:


  • Editar o cadastro da conta através do ícone

  • Excluir o cadastro da conta através do ícone



Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro da conta, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:


  • : Cadastro Ativo

  • : Cadastro Inativo



Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro da conta:


  • Apelido

  • Banco

  • Número Agência

  • Número Conta

  • Tipo

  • Gerente da Conta

  • Fone do Gerente

  • 0800 (esse telefone pode ser informado no cadastro da agência)

  • E-mail do Gerente





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