O DRE Gerencial é uma análise utilizada para entender a distribuição de receitas e despesas da empresa, verificar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, conhecer o resultado obtido naquele período, além de identificar as prováveis causas desse resultado, realizar uma projeção futura de novos resultados e metas a serem atingidas e verificar informações para planejar ações, metas, preços de venda, qual o volume mínimo a ser vendido para cobrir os custos da empresa, etc.
Observação: Nessa análise será apresentado somente as contas que possuem histórico ou centro de custo informado e que estejam quitadas no sistema.
No item Filtros e parâmetros, será possível realizar a pesquisa através das seguintes opções:
Ano Demonstração
Mês Início / Fim
Modelo: Histórico ou Centro de Custo
Centro de Custo
Ainda no item Filtros e parâmetros, será possível definir a margem da Meta de Despesas:
Relação entre Receitas e Despesas
O que é? Este recurso ajuda a verificar de forma simples como a empresa pode aumentar o seu giro de capital com metas de gastos e assim gerar lucro!
Como? Crie um padrão de parametrização de percentual entre receita e despesas, com isso será possível ter uma análise visual de performance mensal da empresa.
Fórmula: Percentual = Despesa / Receita
Regras dos Limites / Cores:
Verde - Quando o percentual atinge até ao valor estabelecido;
Amarelo - Quando o percentual está acima do valor estabelecido no verde e atinge o limite amarelo;
Vermelho - Quando o percentual é maior que os valores estabelecidos no amarelo;
Exemplo: Se o percentual estiver maior que 80% (vermelho), as despesas do mês podem estar muito altas, o que pode comprometer o giro de capital.
Caso não seja modificada nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as contas quitadas no período pesquisado separadas por histórico. Caso seja alterada alguma informação nas opções de filtro, clique em Pesquisar para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao clicar no botão Pesquisar, é habilitado o botão Exportar Planilha, onde será possível exportar as informações de valores de contas contidas no DRE para uma planilha.
Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar todos os filtros preenchidos de forma rápida.
Ao clicar em Pesquisar, o sistema irá apresentar as informações das contas financeiras conforme os filtros selecionados na pesquisa.
Observação: Os exemplos apresentados a seguir em todo o artigo, estão relacionados a pesquisa por histórico, porém a pesquisa poderá ser realizada também por centro de custo.
No item Análise Visual de Resultados, será apresentado na ANÁLISE VISUAL as informações do resultado mensal ao passar o mouse por cima do ícone (rosto).
Observação: Nesta visualização poderá ser apresentado 3 ícones indicando se a sua empresa teve um resultado satisfatório no período pesquisado (lembrando que será levado em consideração os percentuais preenchidos nas opções de filtros > Meta de Despesas):
: Quando o percentual atinge até ao valor estabelecido
: Quando o percentual está acima do valor estabelecido no verde e atinge o limite amarelo
: Quando o percentual é maior que os valores estabelecidos no amarelo
Ainda no item Análise Visual de Resultados, temos mais 3 opções de visualização de valores:
1 - Saldo Inicial: Neste campo será apresentado o saldo inicial ou saldo anterior referente aos meses anteriores
2 - Resultado Operacional: Neste campo será apresentado o resultado do mês, ou seja, as receitas menos as despesas.
3 - Saldo Final: Neste campo será apresentado a soma do resultado mensal mais o saldo inicial / saldo anterior.
Observação: Neste exemplo a seguir os valores de resultado operacional e saldo final só estão sendo apresentados no mês de Julho, pois a pesquisa foi realizada com base neste mês.
Na aba Visão Sintética, será possível visualizar as informações das contas através de uma visão agrupada. Exemplo: No exemplo a seguir, nas despesas administrativas será apresentado o valor total das despesas administrativas naquele período, porém não será especificado em qual despesa exatamente refere-se o valor.
Em Resultado Operacional, é apresentado o valor de receitas menos o valor de despesas do período.
Na aba Visão Analítica, será possível visualizar as informações das contas através de uma visão mais detalhada.
Exemplo: No exemplo a seguir, nas despesas administrativas será apresentado o valor total das despesas administrativas naquele período, e também será detalhado o valor de cada despesa em específico.
Na aba Resultado Geral, será apresentado a porcentagem e os valores de receitas e despesas daquele período e a média de valores de receitas e despesas.
1 - Porcentagem: Neste campo será apresentado a porcentagem referente a cada despesa/receita da empresa no período.
2 - Média: Neste campo será apresentado o valor médio referente a cada despesa/receita da empresa no período.
3 - Total: Neste campo é apresentado o valor total de todas as receitas/despesas da empresa no período.
Observação:
Receitas Operacionais: refere-se a todas as entradas de recursos decorrentes da venda de produtos e serviços da empresa, ou seja, das atividades para que a empresa foi constituída. Exemplo: vendas, prestação de serviços.
Receitas não-operacionais: refere-se a receitas devido atividades que não sejam a operação da empresa. Exemplo: rendimentos de investimentos, aluguéis.
Na aba Resumo Financeiro, serão apresentados as seguintes informações:
1 - Receita Bruta: Neste campo é apresentado o valor total de recebimentos do mês de referência.
2 - Custos Variáveis: Neste campo é apresentado o valor de todos os custos que só ocorrem em função das vendas e têm variação proporcional às mesmas. Seu cálculo é a soma de todas as despesas com o histórico no modo 'Variável'.
Exemplo: Custo da mercadoria vendida (CMV), impostos, comissões.
3 - Lucro Bruto: Neste campo é apresentado o valor do lucro bruto da empresa, ou seja, o valor que está disponível para cobrir as despesas fixas e formar o lucro da empresa. Seu cálculo é a Receita Bruta menos os Custos Variáveis.
4 - Custos Fixos: Neste campo é apresentado o valor de todos os custos que fazem parte da estrutura da empresa e seu valor não depende da ocorrência de vendas.
Exemplo: Água, luz, salários.
5 - Resultado Operacional: Neste campo é apresentado o resultado de todas as receitas menos todas as despesas do mês, ou seja, refere-se ao lucro real da empresa. Se for positivo, representa Lucro Líquido e se for negativo, representa Prejuízo. Seu cálculo é o Lucro Bruto menos os Custos Fixos.
6 - Margem Bruta: Neste campo é apresentado a porcentagem referente a divisão do Lucro Bruto pela Receita Bruta.
7 - Resultado Operacional: Neste campo é apresentado a porcentagem referente ao lucro ou prejuízo líquido. Seu cálculo é a divisão do Resultado Operacional pela Receita Bruta.
8 - Ponto de Equilíbrio Operacional: Neste campo é apresentado o valor de receita necessária para cobrir todas despesas. O cálculo é realizado através da divisão dos Custos Fixos pela porcentagem de Margem Bruta.
Na aba Dashboard, é apresentado um sucessômetro, dica de gestão e alguns gráficos comparativos.
O Sucessômetro indica se a sua empresa está indo bem conforme o período pesquisado, ou seja, se a empresa teve mais receitas ou despesas no período. Nesta análise existem 5 ícones indicando se a empresa está indo bem ou não, são eles:
: O Saldo Atual é maior que 6X a despesa média do período.
: O Saldo Atual é maior que 3X a despesa média do período.
: O Saldo Atual é menor que 3X a despesa média do período, porém está positivo.
: O Saldo Atual está muito perto da despesa média do período. Igual ou Abaixo 1X.
: O Saldo Atual está abaixo da despesa média do período. Será necessário aumentar as vendas e reduzir despesas que não afetem a operação.
Abaixo do Sucessômetro, será apresentado uma Dica de Gestão para o Saldo da empresa, conforme o resultado do sucessômetro.
Abaixo da dica de gestão para o saldo, será apresentado um Gráfico Comparativo de Receitas e Despesas.
Observação: Ao passar o mouse por cima do mês desejado, será apresentado os valores referentes ao período (Receitas, despesas e saldo inicial/anterior)
Abaixo do gráfico comparativo, serão apresentados alguns valores e relações referentes ao período pesquisado:
Receita Média (RM)
Despesa Média (DM)
RM - DM: Valor de receita média menos o valor de despesa média
Relação RM - DM: O cálculo utilizado para chegar ao resultado é a seguinte fórmula: Receita média menos despesa média dividido pela receita média multiplicado por 100 [(RM - DM) / RM] * 100
Saldo Atual
Relação Saldo Atual x DM: O cálculo utilizado para chegar ao resultado é o valor de saldo atual dividido pelo valor de despesa média (Saldo Atual / DM). Neste campo é apresentado a quantidade de meses que a empresa poderia continuar aberta sem precisar emprestar dinheiro ou entrar no ‘vermelho’.
Exemplo: Na imagem a seguir, sendo apresentado 54.1, se a empresa não vendesse nada e tivesse os mesmos custos, a empresa poderia continuar aberta por 54 meses sem precisar emprestar dinheiro e sem entrar no ‘vermelho’.
Abaixo dos valores e relações de saldo atual, receita média e despesa média, serão apresentados 3 gráficos comparativos:
Receitas: Neste gráfico será apresentado a relação de receitas conforme apresentado na aba Visão Sintética. No exemplo a seguir está sendo apresentado a relação de receitas operacionais e não operacionais.
Despesas: Neste gráfico será apresentado a relação das despesas conforme apresentado na aba Visão Sintética. No exemplo a seguir está sendo apresentado a relação de despesas administrativas e despesas financeiras.
Receitas x Despesas: Neste gráfico será apresentado a relação de despesas e receitas do período.
Ao passar o mouse por cima dos gráficos será possível visualizar a porcentagem atribuída para cada análise.