Para acessar o vídeo referente ao contrato boleto clique no botão abaixo:
Caso deseje um passo a passo descritivo sobre contrato boleto, siga as orientações abaixo:
O contrato boleto é utilizado para realizar a emissão de boletos registrados no sistema, portanto, esse cadastro deverá ser preenchido conforme as informações passadas pelo banco.
No item Filtros, clique no botão Novo Contrato Boleto.
Ao clicar no botão Novo Contrato Boleto, será necessário preencher as seguintes informações:
1 - Situação: Neste campo é possível selecionar a situação do contrato boleto. Por padrão, o sistema sempre irá selecionar a opção Ativo.
2 - Descrição: Neste campo é necessário preencher uma descrição para o contrato boleto.
3 - Código do Beneficiário – DV: Neste campo é necessário preencher com o código do beneficiário mais o dígito verificador. O código do beneficiário é utilizado para controlar cada beneficiário do banco, cada cliente tem um código para ser identificado dentro do banco.
4 - Nosso número inicial / Nosso número atual: No campo “Nosso número inicial” é necessário informar o número do último boleto emitido. No campo “Nosso número atual” é apresentado o número atual do boleto emitido no sistema.
5 - Local de Pagamento: Neste campo é necessário preencher o local de pagamento do boleto, por exemplo, Pagável em qualquer agência bancária.
6 - Tipo Multa / Valor Multa: No campo “Tipo Multa” é possível selecionar uma das opções (Não registrar multa isento, valor em reais fixo, valor em percentual com duas casas decimais). No campo “Valor Multa” é possível informar a porcentagem de multa a ser aplicada após o vencimento.
7 - Tipo Juros / Valor Juros: No campo “Tipo juros” é possível selecionar uma das opções (valor por dia R$, Taxa mensal %, Isento, Outros). No campo “Valor juros” é possível informar a porcentagem de juros a ser aplicada ao mês após o vencimento.
8 - Tipo Protesto / Prazo Protesto: No campo “Tipo Protesto’’ é possível selecionar uma das opções (Protestar dias corridos, Protestar dias úteis, Não protestar, Protestar fim falimentar dias úteis, Protestar fim falimentar dias corridos, Negativação sem protesto, Cancelamento protesto automático - somente válido para movimento código remessa). No campo “Prazo Protesto” neste campo é possível informar a quantidade de dias após o vencimento, para envio ao protesto.
9 - Tipo Baixa devolução / Prazo baixa: No campo “Tipo baixa devolução” neste campo é possível selecionar uma das opções (Baixar, devolver, Não baixar, não devolver, cancelar prazo para baixa, para devolução. No campo “Prazo baixa”, é possível informar a quantidade de dias após o vencimento para realizar a baixa automática.
10 - Banco: Neste campo é necessário selecionar o banco cadastrado.
11 - Agência: Neste campo é necessário selecionar a agência bancária cadastrada.
12 - Conta: Neste campo é necessário selecionar a conta bancária cadastrada.
13 - Conta código Empresa: Neste campo é possível inserir o Acessório Escritural. O preenchimento deste campo é obrigatório apenas para o banco Bradesco.
14 - Convênio: Neste campo é necessário selecionar o convênio cadastrado dentro da conta bancária. Cada banco possui um padrão de preenchimento, é necessário solicitar essa informação para o banco para preenchimento.
15 - Espécie Documento/ Aceite: Para padronizar a emissão, foi criado um padrão único para esse campo, ou seja, informando um dos códigos disponíveis, ele será convertido para o padrão aceito pelo banco, clique aqui para saber mais informações. O campo “Aceite” indica se o pagador (quem recebeu o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele autorizou, assinou o documento de cobrança que originou o boleto.
16 - Variação Carteira: Neste campo é necessário informar a variação da modalidade de cobrança no banco. O preenchimento deste campo é obrigatório apenas para o Banco do Brasil.
17 - Adicionar: Neste campo é possível inserir uma mensagem fixa para ser adicionada no boleto.
Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar ou Salvar e Voltar caso queira retornar à tela inicial de Gerenciar contrato boleto.
GERENCIAMENTO DO CONTRATO BOLETO
Para realizar o gerenciamento do contrato boleto, acesse Financeiro> Cadastro > Contrato boleto.
No item Filtros, é possível realizar a pesquisa de contratos através de cadastros Ativos, Inativos ou Ambos.
Ainda no item Filtros, é possível realizar a pesquisa através das seguintes opções:
Banco
Descrição
Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os contratos boleto cadastrados. Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.
Ao clicar no botão Limpar Filtros, é possível limpar os filtros preenchidos de forma rápida.
Ao clicar no botão Novo Contrato Boleto, é possível realizar o cadastro de um novo contrato boleto.
Ao realizar uma pesquisa, na coluna Ações, é possível realizar as seguintes opções:
Editar o cadastro do contrato boleto através do ícone
Excluir o cadastro do contrato boleto através do ícone
Na coluna Status, é apresentado o status do cadastro do contrato boleto, sendo possível ativar ou inativar ao clicar em cima do ícone. Existem as seguintes opções:
: Cadastro Ativo
: Cadastro Inativo
Nas colunas a seguir, são apresentadas as seguintes informações do cadastro do contrato boleto:
Descrição
Contrato
Banco
Agência - DV
Conta - DV
Carteira