Como realizar a importação OFX

Como realizar a importação OFX

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre o módulo financeiro clique no botão abaixo:



Caso deseje saber mais sobre como realizar importação de OFX veja o artigo abaixo.

Para realizar uma importação de arquivo OFX, acesse Financeiro > Importação OFX.


O arquivo OFX é um arquivo em formato digital que armazena dados financeiros, sendo muito semelhante ao extrato bancário impresso. É o tipo de arquivo mais utilizado para exportar o extrato bancário de sistemas de internet banking. No sistema TotalERP, o arquivo OFX é utilizado para realizar a conciliação dos dados financeiros contidos nele com as informações contidas no sistema, a fim de verificar, por exemplo, se está faltando realizar algum lançamento de contas a pagar ou a receber.


Observação: Os arquivos OFX que o sistema TotalERP aceita importar atualmente são dos seguintes bancos:


  • NU PAGAMENTOS SA
  • BANCO DO BRASIL S.A.
  • BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.
  • BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A. - BANCOOB
  • COOP CENTRAL AILOS
  • INTER S/A
  • ITAÚ UNIBANCO S.A.
  • BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A.
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
  • BANCO BRADESCO S.A.


Ao realizar o download do arquivo OFX através do Internet Banking, será necessário  realizar a importação do mesmo no sistema TotalERP. Para isso, acesse Financeiro > Importação OFX e em seguida clique em Selecionar Arquivo.


Observação: Para realizar a importação do arquivo OFX, primeiramente será necessário realizar o cadastro de sua conta bancária. Para verificar como realizar o cadastro de conta bancária, clique aqui





Ao clicar em Selecionar Arquivo, encontre o arquivo OFX em seu computador, selecione-o e em seguida clique em Abrir.



Assim que o carregamento do arquivo for concluído, será necessário clicar em Enviar Arquivo.






Ao clicar em Enviar arquivo, serão apresentadas as informações dos lançamentos financeiros contidos no arquivo OFX.


Observação: Os valores apresentados em verde são referentes aos valores creditados na conta (entradas) e os valores apresentados em vermelho são referentes aos valores debitados da conta (saídas).



Em seguida, será possível realizar a pesquisa de contas lançadas no sistema para realizar a conciliação com os lançamentos do arquivo OFX. Para realizar a pesquisa, na coluna Ações, clique em Busca Geral de Contas.



A busca de contas pode ser realizada através das seguintes opções de filtros:


  • A Pagar / A Receber

  • Tipo Status

  • Número Sequencial / Ano

  • Descrição

  • Título / Documento

  • Pesquisar Cliente

  • Período de: Emissão, lançamento, pagamento, vencimento, prorrogação, cancelamento ou movimentação

  • Valor



Caso não seja preenchida nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todas as contas a pagar/a receber lançadas (a vencer e vencidas). Ao preencher alguma informação nas opções de filtros, clique no botão Pesquisar, para que a busca seja feita conforme a opção desejada.



Ao encontrar a conta desejada, será necessário realizar as seguintes ações:


1 - Selecionar a conta desejada

Observação: Também é possível vincular um lançamento do arquivo OFX com 2 ou mais contas lançadas no sistema, sendo possível assim selecionar mais de uma conta.


2 - Selecionar a forma de pagamento


3 - Clicar em Adicionar Contas



Ao clicar em Adicionar Contas, será apresentado a conta conciliada com o ícone na coluna de Transferência, e ao passar o mouse por cima, será apresentado a informação que aquela conta já possui conciliação.



Após realizar a conciliação, será necessário clicar em Atualizar, para que o sistema atualize as informações da conciliação.

Observação: Caso essa atualização não seja realizada, ao importar o arquivo novamente será necessário realizar a conciliação novamente.



Ao clicar em Atualizar, o sistema irá apresentar a mensagem a seguir:



Em seguida, será possível ocultar a conta conciliada ao clicar no botão Ocultar Conciliadas.

Observação: É recomendado realizar essa atualização ao finalizar todas as conciliações, porém poderá ser realizado uma por vez, conforme o exemplo anterior.



Ainda na coluna Ações, será possível realizar as seguintes opções:


  • Ocultar uma conciliação através do ícone

  • Realizar a busca de transferência para realizar a conciliação através do ícone

  • Realizar o lançamento de uma nova transferência através do ícone

  • Realizar a busca geral de contas para realizar a conciliação através do ícone

  • Realizar o lançamento de um novo pagamento através do ícone

  • Realizar o lançamento de um novo recebimento através do ícone



Ao clicar na opção de Novo Pagamento ou Novo Recebimento, será aberto uma modal com a maioria das informações já preenchidas para o lançamento financeiro, sendo apresentado as informações e sendo necessário o preenchimento dos seguintes campos:


1 - Pesquisar Cliente: Neste campo é possível realizar a pesquisa de pessoas já cadastradas no sistema através do CNPJ/CPF, Nome, Razão Social ou Nome Fantasia.


2 - Descrição: Neste campo é apresentado a descrição da conta conforme o que consta no arquivo OFX, podendo ser alterado conforme necessidade.


3 - Status: Neste campo é apresentado o status da conta com referência na data de vencimento apresentada no arquivo OFX.


4 - Histórico: Neste campo é possível selecionar o histórico da conta. O histórico é utilizado para dar uma definição a conta, como por exemplo, água, luz, aluguel, salários, tarifas bancárias, vendas, etc. 

Observações: Esse campo não é de preenchimento obrigatório, porém é recomendado selecionar para gerar a análise do DRE Gerencial. O histórico deve estar previamente cadastrado, para verificar como realizar o cadastro de históricos, clique aqui.


5 - Forma de Pagamento: Neste campo será necessário selecionar a forma de pagamento da conta, por exemplo, cartão de débito, cartão de crédito, transferência online, etc.


6 - Informações de Datas: Nestes campos são apresentadas as datas conforme o que consta no arquivo OFX, podendo ser alterada a data de emissão e vencimento conforme necessidade.


7 - Informações de Valores: Nestes campos são apresentados os valores conforme o que consta no arquivo OFX, podendo alterar o valor do documento, desconto, deduções, acréscimos e/ou multa conforme necessidade.


8 - Rateio: Clicando em Adicionar Centro de Custos Conta(Rateio) você poderá direcionar os valores dessa conta para diversos centros de custo

9 - Salvar: Após realizar o preenchimento necessário, clique em Salvar para que o lançamento e a conciliação sejam realizados.




Ao clicar em Salvar, será necessário também selecionar a conta e em seguida clicar em Atualizar.



Nas colunas ao lado da coluna Ações, será possível visualizar as seguintes informações das contas:


  • Transferência: Ao passar o mouse por cima destes ícones, será possível visualizar se a conciliação já foi realizada ou não.

  • Tipo

  • Valor: Os valores apresentados em verde são referentes aos valores creditados na conta (entradas) e os valores apresentados em vermelho são referentes aos valores debitados da conta (saídas).

  • Descrição

  • Data

  • Beneficiário / Pagador: Ao passar o mouse por cima deste ícone, será possível visualizar o nome do pagador ou beneficiário vinculado.

  • Número: Ao passar o mouse por cima deste ícone, será apresentado o número sequencial da conta vinculada no financeiro (gerenciar pagamento ou gerenciar recebimentos).

  • Descrição: Ao passar o mouse por cima deste ícone, será apresentado a descrição da conta vinculada no financeiro (gerenciar pagamento ou gerenciar recebimentos).

  • Forma de Pagamento

  • Valor Total


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