Como realizar o cadastro de produtos

Como realizar o cadastro de produtos

Para acessar o vídeo referente ao cadastro de produtos clique no botão abaixo:



Caso deseje um passo a passo descritivo sobre cadastro de produtos, siga as orientações abaixo: 


Para realizar o cadastro de produtos, acesse Estoque > Novo Produto.


O cadastro de produtos é preenchido conforme a necessidade da empresa, podendo inserir informações como preços de custo e de venda, EAN (código de barras), informações gerenciais como cor, tamanho, peso, marca, etc.


Acima, na tela inicial do cadastro do produto, será necessário preencher as seguintes informações:





Observação: Os campos que contém * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.


1 - Descrição: Neste campo é necessário informar uma descrição para o produto.


2 - Código: Neste campo é necessário informar um código para o produto. Lembrando que o código refere-se a um código interno, utilizado pela empresa para facilitar a sua busca.

Este código não poderá ser alterado, repetido e excluído do sistema, apenas inativado.

3 - Unidade: Neste campo é necessário selecionar a unidade comercial do produto, ou seja, como esse produto é comercializado, por exemplo, UN (unidade), KG (quilogramas), CX (caixa), etc. Ao clicar no ícone , é possível realizar o cadastro de uma nova unidade.


4 - NCM: Neste campo é necessário informar o código NCM do produto. NCM refere-se à Nomenclatura Comum do Mercosul. Ao clicar no ícone , é possível verificar a relação de NCMs e realizar a busca de acordo com os filtros.


5 - Preço de Venda: Neste campo é possível informar o preço de venda do produto.



Na aba Preços, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços, é possivel selecionar tipo de calculo de margem sobre a venda, Atualizar preço na entrada e Valor mínimo de venda.



1 - Cálculo de margem sobre vendaNesta opção é possivel selecionar as opções de cálculo, Baixo para cima ou Por fora e Cima para baixo ou Por dentro.

2 - Atualizar Preço: Neste campo é possivel escolher os tipo de atualização de valor conforme é atualizado a entrada de produtos no sistema. As opções disponíveis são: 
  1. 1) Não Atualizar Valores do Produto; Após a entrada de mercadoria, não haverá alteração no valor de custo e preço de venda do produto.
  2. 2) Atualização Padrão de Valores; Após a entrada de mercadoria, haverá alteração no valor de custo e preço de venda do produto, com base no Markup cadastrado no produto.
  3. 3) Atualização com Média Ponderada; Após a entrada de mercadoria, haverá alteração no valor de custo e preço de venda do produto, com base na média ponderada do valor atual de custo produto e e o novo valor de custo da nova nota fiscal de entrada, e a multiplicação do Markup cadastrado.
3 - Valor Mínimo do Preço de Venda: Ao marcar essa opção, será possível editar o valor unitário do produto na Venda e na NF-e, sem que as alterações gerem Acréscimo ou Desconto. O valor unitário do produto na Venda e na NF-e nunca poderá ser menor que o valor informado neste campo, mesmo considerando alterações no valor unitário, acréscimos e descontos.

Ainda na aba Preços, no item Valores de Precificação, é possível inserir os valores de custos do produto, adicionar margem sobre custo, preço de venda, etc.




1 - Custo Entrada: Neste campo é possível adicionar um valor de custo de entrada do seu produto através do ícone .


2 - Embalagem ($): Neste campo é possível adicionar um valor referente a embalagem do produto através do ícone .


3 - Impostos: Neste campo é apresentado o valor total de impostos referente ao produto. Este campo só fica disponível para o preenchimento, caso seja selecionada a opção 2 ou 3 no campo de Atualizar Preço, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços.


4 - Custo Geral: Neste campo é apresentado o valor de custo geral do produto, ou seja, é a somatória do custo de entrada, embalagem e impostos.


5 - Margem sobre Custo (%): Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem para que seja encontrado um preço ideal de venda do produto, pois a partir da margem informada neste campo e o valor de custo geral do produto, o sistema irá calcular o seu preço de venda. A margem informada neste campo, pode variar o preço de venda do produto a depender  da regra de cálculo selecionada, no campo Cálculo de, no item Regras de Cálculo e Atualização dos Preços. Para adicionar uma margem sobre o custo, marque a checkbox (caixa de seleção) e em seguida clique no ícone .


6 - Preço de Venda: Neste campo é possível adicionar o preço de venda do produto ao clicar no ícone .


7 - Margem Venda (%): Neste campo é apresentado a margem de venda do seu produto, ou seja, é a diferença percentual entre preço de venda e preço de custo do produto.


8 - Desconto Máximo (%): Ao selecionar este campo, será possível adicionar uma porcentagem de desconto máximo a ser aplicado ao produto. Para adicionar um desconto máximo, marque a checkbox (caixa de seleção).


9 - Parcelamento: Ao selecionar este campo, ao realizar uma venda deste produto, será possível realizar o parcelamento do mesmo. Caso opte pela opção de permitir parcelamento para o produto, marque a checkbox (caixa de seleção), e em seguida é possível selecionar a quantidade de parcelas máximas que poderão ser aplicadas ao parcelamento deste produto.


No item Posição de estoque, é possível informar o estoque inicial do produto e data que está sendo informado o estoque inicial, em seguida após salvar o produto, o sistema fará o controle e irá informar o estoque disponível no campo Estoque Atual.

Importante: Caso altere o valor do estoque inicial de um produto já cadastrado, todas as movimentações do produto serão perdidas.



Na aba NF-e, no item Dados específicos da NF-e, é possível um item fundamental para o uso do produto no Total Indústria, em Integração Fiscal deve ser informado no campo Tipo Produto como ele se enquadra no quesito de produção:




Após realizar o preenchimento necessário, clique em “Salvar” ou “Salvar e Voltar” caso queira retornar à tela inicial do Gerenciar Produtos.



Importante: Ao salvar o seu produto, o sistema irá apresentar uma mensagem de que o seu produto foi incluído com sucesso, e também irá apresentar uma mensagem informando que o produto deve ser atualizado para aplicar os novos valores, ou seja, para que a alteração realizada no cadastro de um produto ou a inclusão de um novo produto seja replicada para os demais módulos do sistema, será necessário realizar a sincronização dos produtos. Para verificar como realizar a sincronização de produtos, clique aqui.



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