Auditor fiscal

Auditor Fiscal

Para acessar o vídeo explicativo completo sobre o Auditor fiscal clique no botão abaixo:


Caso queira a explicação por escrito do auditor fiscal veja o artigo abaixo.

O auditor fiscal do Totalerp vai analisar as tributações informadas nas notas fiscais emitidas dentro do sistema e sugerir alterações que são classificadas em 3 categorias:

-Benefícios: O auditor encontrou uma oportunidade de informar uma tributação diferente que pode ser benéfica ao cliente, casos onde é informado um NCM com isenção de imposto não aplicada na nota fiscal.


-Advertência: É um alerta ao cliente para analisar o retorno do auditor e entender se sua empresa se encaixa no retorno informado. Um exemplo é quando são informadas alíquotas de ICMS que não se enquadram para o estado do emissor da nota fiscal.


-Erro: É uma mensagem informando que o preenchimento da NF-e não está de acordo com a legislação ou layout da Receita Federal. Pode ocorrer erro de alíquotas interestaduais onde os valores não são compatíveis com as tabelas disponibilizadas pela Receita.


Um ponto importante é que todas as auditorias devem passar por validação de sua contabilidade antes de qualquer alteração no sistema. O sistema tem uma funcionalidade para enviar os resultados de auditoria à sua contabilidade, abaixo vamos mostrar como gerar a auditoria, identificar problemas e enviar à contabilidade.



Após realizar o preenchimento de sua nota e antes de transmitir à receita, você pode usar o botão de Salvar e Auditar para iniciar o processo de auditoria. Abaixo temos a tela de auditoria, você sabe se a auditoria foi finalizada ou não através do status (1) mostrando Auditoria Finalizada, pode acessar as auditorias completas através da aba de auditorias (2) e navega entre Erros, Advertência e Benefícios pelas opções mais abaixo (3).



Dentro da aba de Advertências, por exemplo, é possível abrir os retornos de cada ponto que a auditoria encontrou clicando em cima do título (1). Dentro das auditorias, são apresentadas orientações e fundamentos legais (2), no exemplo abaixo nós ainda temos a lista de produtos (3) onde se aplica a orientação informada na auditoria.



Caso você prefira ter uma visualização individual de cada retorno da auditoria, separado por produtos, esses feedbacks também são apresentados na aba de produtos na coluna de auditorias (1). Ao passar o mouse por cada uma das bolinhas, é possível ver quantas advertências, erros ou benefícios existem para aquele produto em questão. Também temos uma legenda (2) no final da lista de produtos para facilitar a identificação do tipo de retorno em cada produto.



Após editar o produto, temos um painel exclusivo para os resultados da auditoria.



Ao clicar em cima de uma das auditorias acima o sistema apresenta uma nova tela com todas as informações que vimos anteriormente na aba de auditoria, porém exclusivamente para esse produto.


O que fazer com minha auditoria?


Sempre recomendamos que as auditorias sejam revisadas por sua contabilidade, para isso o sistema Totalerp facilita a comunicação com os contadores permitindo enviar um relatório completo para a validação deles. De volta à aba de Resultado de Ocorrências da Auditoria nós temos o botão Enviar relatório de Advertências por e-mail, o sistema abre uma nova modal para você informar o e-mail para quem será enviado. Junto desse e-mail vai o anexo de uma planilha e os resultados encontrados.


Esses retornos de auditorias servem para identificar possíveis melhorias feitas nas configurações de suas notas, cadastros de natureza da operação, produtos e evitar que sua empresa pague impostos indevidos ou envie uma informação incorreta para a receita, porém não isenta a nota de rejeições como dados do destinatário informados incorretamente. Para esses casos de rejeição recomendamos a nossa central de rejeições, que pode ajudar a corrigir a emissão das notas fiscais.



    • Related Articles

    • Como utilizar o auditor fiscal

      Índice do vídeo Clique no tempo em laranja abaixo para ir ao capítulo que deseja 0:00:00 - 7.1 | Introdução ao Auditor Fiscal 0:00:06 - 7.2 | Como funciona o auditor fiscal 0:00:22 - 7.3 | Tipos de retornos após auditoria 0:00:35 - 7.4 | Realizar ...
    • 930 – CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal [nItem: nnn]

      Motivo Ao emitir uma NF-e ou NFC-e e não informar o Código de Benefício Fiscal (tag: cBenef) para o CST que possui benefício fiscal, a SEFAZ irá retornar a rejeição 930 – CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal [nItem: ...
    • 928 – Informado código de benefício fiscal para CST sem benefício fiscal [nItem: nnn]

      Motivo Ao emitir uma NF-e ou NFC-e e informar o Código de Benefício Fiscal (tag: cBenef) para o CST que não possui benefício fiscal, a SEFAZ irá retornar a rejeição 928 – Informado código de benefício fiscal para CST sem benefício fiscal [nItem: ...
    • 301 - Uso Denegado: Irregularidade fiscal do emitente

      Motivo A NF-e denegada acontece quando a SEFAZ identifica alguma irregularidade fiscal por parte do emitente da nota. Alguns exemplos são: I.E. Suspensa; I.E. Cancelada; I.E. Baixada; I.E. Em Processo de Baixa. Você só recebe a notificação do SEFAZ ...
    • 302 - Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatário

      Motivo Quando for emitida uma NF-e, a Sefaz retornará a rejeição "302 - Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatário" se o destinatário estiver com algum tipo de irregularidade cadastral. São situações da inscrição estadual que ocasionam a ...