Rejeição 611: Entenda a Causa e Como Resolver Problemas com o cEAN na NFe

Rejeição - 611 GTIN (cEAN) inválido [nItem:999]


Causa:

Quando for emitida uma NFe e Código de Barras do Produto (tag: cEAN) informado for inválido, haverá rejeição pelo motivo 611 – GTIN (cEAN) inválido.

Exceções e observações
Para essa regra de validação não há exceções.

É importante considerar que o campo cEAN pode ser preenchido com:

Código de 8 números
Código de 12 números
Código de 13 números
Código de 14 números
Vazio (em branco)
Termo literal: "SEM GTIN"
Quando informado números no campo cEAN e houver a rejeição 611, significa que o último número do sequencial não é válido. Esse último número é gerado a partir de um cálculo realizado sobre os números anteriores. Se qualquer número for digitado pelo usuário ou for preenchido incorreto pelo seu sistema ERP, o dígito verificar do cEAN (último número dó Código de Barras) estará inválido.

Exemplo:

Foi emitida uma NFe com o campo cEAN preenchido com o código 12345671. Para esse código, o dígito verificador (último número) que foi informado como 1, deveria ser 0 (zero). Como dito antes, o último número é calculado a partir dos outros números anteriores a ele. Nessas condições, a NFe foi rejeitada pelo motivo 611.

Veja regra de validação da Sefaz:


Como resolver:

Para resolver a rejeição 611, devemos acessar a NF-e rejeitada em NF-e > Gerenciar NF-e > Pesquisar a NF-e Rejeitada > Editar a NF-e.




Na aba Produtos > Clicar em Alterar.



Será aberto a aba de Dados do Produto > No campo EAN/GTIN deve informar um EAN valido ou caso não tenha EAN escrever SEM GTIN.


Após incluir a informação deve clicar em Adicionar item.
Clique em ''Calcular Tributos'' e em seguida ''Adicionar Produto''


Por fim clique em ''Salvar'' e ''Transmitir''