Consultando a análise da Curva ABC

Consultando a análise da Curva ABC

Para consultar a análise da Curva ABC, acesse Indicadores > Curva ABC.


A curva ABC também chamada de Análise de Pareto ou Regra 80/20, é um método de categorização de estoque, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. 


No item Filtros, é possível utilizar os filtros de pesquisa Básico ou Avançado.



No item Filtros Básico, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:


  • Tipo Análise:

    • Quantidade Vendida (referente a quantidade de produtos vendidos)

    • Preço de Custo x Quantidade Vendida (referente ao valor total de custo do produto)

    • Preço de Venda x Quantidade Vendida (referente ao valor total de venda do produto)

  • Período

 


Ainda no item Filtros, será possível definir a Classificação ABC:


  • Relevância de faturamento ou quantidade (%)

    • A curva ABC classifica os itens de acordo com a relevância que eles representam dentro do seu estoque, levando em consideração faturamento ou quantidade.

      • Classe A: Corresponde aos itens com maior importância de faturamento ou quantidade.

      • Classe B: Corresponde aos itens com média importância de faturamento ou quantidade.

      • Classe C: Corresponde aos itens com pouca importância de faturamento ou quantidade.


Observação: Os números citados abaixo podem variar de negócio para negócio, portanto não é uma regra fixa e sim um parâmetro para nortear o seu trabalho.



No item Filtros Avançado, é possível realizar pesquisa através das seguintes opções:

 

  • Vendedor

  • Cliente

  • Grupo

  • Subgrupo

  • Marca

  • Série NF-e

 

 

Caso não seja modificada nenhuma informação nas opções de filtros, ao clicar no botão Pesquisar aparecerá a relação de todos os produtos classificados pela quantidade vendida no período pesquisado. Caso seja alterada alguma informação nas opções de filtro, clique em Pesquisar para que a busca seja feita conforme a opção desejada.

 

 

Ao clicar no botão “Pesquisar”, é habilitado o botão Relatórios.

 

 

Ao passar o mouse por cima do botão Relatórios, é possível realizar as seguintes ações:


  • Exportar Planilha

  • Imprimir PDF



Ao clicar no botão “Limpar Filtros”, é possível limpar todos os filtros preenchidos de forma rápida.



Ao realizar uma pesquisa, no item Totalizadores Curva ABC | Quantidade x Percentual, é apresentado as seguintes informações:


1 - : Neste campo será apresentado a quantidade de produtos contidos na análise conforme o preenchimento dos filtros de pesquisa.


2 - Neste campo serão apresentados:

: Neste ícone será apresentado a quantidade e o percentual de produtos que pertencem a Classe A;

: Neste ícone será apresentado a quantidade e o percentual de produtos que pertencem a Classe B;

: Neste ícone será apresentado a quantidade e o percentual de produtos que pertencem a Classe C.


3 - Classificação Curva ABC: Neste campo será apresentado um gráfico com a quantidade de produtos contidos em cada classe.

Observação: Ao passar o mouse por cima do gráfico, será possível visualizar a quantidade referente a cada classe.



Ao realizar uma pesquisa, no item “Resultado da Pesquisa” é possível selecionar o modo exibição conforme a classificação da Curva ABC.



Abaixo temos um exemplo das 3 classificações (A, B e C):


Observação: Neste exemplo a seguir os produtos estão classificados da seguinte forma:

  • Classe A 80%: São apresentados os produtos que tiveram porcentagem acumulada menor ou igual a 80%

  • Classe B 15%: São apresentados os produtos que tiveram porcentagem acumulada maior que 80% e menor ou igual a 95% (80 + 15)

  • Classe C 5%: São apresentados os produtos que tiveram porcentagem acumulada maior que 95% e menor ou igual a 100% (80 + 15 + 5)



Ainda em Resultado da pesquisa, são apresentadas as seguintes informações dos produtos: 


  • Classe

  • Código

  • Nome

  • Quantidade Vendida

  • Custo Geral (custo informado dentro do cadastro do produto)

  • Custo Total

  • Valor Venda (preço de venda informado dentro do cadastro do produto)

  • Valor Total

  • % (refere-se a porcentagem de venda do produto)

  • % Acumulado (refere-se a porcentagem de venda do produto acrescentando a porcentagem de venda do produto anterior da lista, ou seja, neste campo será somado as porcentagens de venda dos produtos da lista, chegando a 100% no último produto da lista na classificação C)


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